Notas

O Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (Mudi) promoverá o curso de extensão Laboratório de Produção de Mudas de Orquídeas por Sementes, neste mês. A professora Maria Auxiliadora Milaneze Gutierre, do Departamento de Biologia da UEM, abordará os temas vinculados à produção de mudas nos dias 17 e 24, de manhã e à tarde, no Mudi, Bloco O-33.

O objetivo é ensinar aos alunos como montar um laboratório comercial de orquídeas, repassar métodos eficazes para a produção de mudas da planta e direcionar projetos para a recuperação de espécies ameaçadas. A família das orquídeas possui mais de 20 mil espécies. O curo é aberto a todos os interessados, mesmo sem conhecimentos na área. As inscrições devem ser feitas até o dia 14, no Mudi. A taxa, de R$ 150,00, inclui o material que será utilizado.
 

Nesta quinta (8), o Cinuem exibe o filme Quanto mais quente melhor, dirigido pelo austríaco Billy Wilder, em 1959. Além de oferecer uma diversão inteligente, esta comédia de duas horas de duração revela algumas das principais características da filmografia de Wilder, as piadas transgressoras e os finais debochados. Jack Lemmon e Tony Curtis estão impagáveis como músicos travestis, mas é em Marilyn Monroe que recaem todos os olhares. Os comentários ficam por conta do jornalista Thiago Ramari. O Cinuem será realizado no auditório Ney Marques, às 18h30. Outras informações no www.uem.br/cinuem

Sérgio Lessa, professor da Universidade Federal de Alagoas, falará sobre Trabalho, Educação & Emancipação Humana, nesta quinta-feira (8), a partir das 19h30, no Auditório do Nupélia, na UEM. Lessa é mestre em Filosofia e doutor em Ciências Humanas. É autor de diversos livros, entre eles, Sociabilidade em Individuação, Mundo dos Homens, Para Compreender a Ontologia Lukács, Trabalho e Proletariados do Capitalismo Contemporâneo. Nos últimos 20 anos, tem publicado artigos e livros sobre a Ontologia de Georg Lukács. A promoção é do Colégio de Aplicação Pedagógica e do Espaço Marx. A entrada é franca. 

  A UEM contratará professor temporário para os campus de Maringá, Cianorte e Umuarama, em dez diferentes áreas. As vagas são para: Cartografia e Geoprocessamento, Ensino de Geografia (Maringá e Cianorte), Psicologia Clínica, Prática de Ensino, Farmacognosia, Administração Geral, Contabilidade Geral, Estruturas, Hidráulica e Hidrologia (Umuarama) e Fenômenos de Transporte. As inscrições podem ser feitas de 8 a 14 deste mês, das 7h40 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas, no Protocolo Geral, Bloco A-1, próximo à rotatória do Parque Ecológico. Outras informações na Divisão de Recrutamento e Seleção, Bloco 104, sala 28, fones 3261-4352 e 3261-4233 ou site www.uem.br/concurso

O Programa de Pós-Graduação em Direito da UEM, realiza curso de extensão com o título, Temas Fundamentais do Direito Contemporâneo. O evento de 60 horas, será realizado de junho a outubro, nas sextas-feiras das 19h30 às 23h e/ou sábados das 8 às 12 h, no Anfiteatro do Programa de Pós-Graduação em Direito.

A ficha de inscrição e as informações estão disponíveis no site www.ppd.uem.br a partir de 5 até 31 deste mês.  O critério de seleção é o currículo documentado.

O boleto pago, a ficha de inscrição preenchida e o currículo devem ser enviados à secretaria do Mestrado em Direito da UEM, bloco D-34, sala 12, por sedex ou pessoalmente. Outras informações pelos telefones (44) 3263-6170 ou 3261-4977.

O X Encontro Maringaense de Biologia (Emabi) e a XXIII Semana da Biologia da UEM priorizam, neste ano, temas relacionados às Faces do Desenvolvimento Sustentável. Os eventos, que serão realizados de 14 a 19 de setembro, estão aceitando a inscrição de interessados em ministrar minicursos e oficinas, até o dia 23 deste mês. Outras informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no site www.dbi.uem.br

O curso de especialização em Filosofia da UEM enfocará o conhecimento humano, a partir de 8 de agosto às sextas-feiras à noite e sábados de manhã até 3 de outubro de 2009. Serão abordados desde Platão até Habermas, passando por Aristóteles, Tomás de Aquino, Agostinho, Descartes, Pascal, Vico, Leibniz, Kant, Hume e Heidegger.

Os objetivos são proporcionar uma visão crítica aprofundada do sentido e do alcance do conhecimento humano, numa perspectiva eminentemente filosófica, a partir da história da filosofia; analisar e estudar algumas das obras mais importantes da história da filosofia; abordar o conhecimento como um problema filosófico subjacente e, ao mesmo tempo, inerente a todas as ciências; e conduzir o aluno a uma reflexão filosófica autônoma e própria do problema do conhecimento, em um contexto atual das ciências.

As inscrições podem ser feitas de 15 deste mês a 30 de junho, no Departamento de Filosofia. Não há taxa de inscrição e de matrícula. O investimento no curso é de 18 parcelas de R$ 100,00.

O curso é destinado a bacharéis e licenciados de todas as áreas que tenham interesse em desenvolver sua capacidade crítica e argumentativa sobre temas relacionados com o conhecimento humano. A seleção dos candidatos será feita por meio de análise de currículo e prova escrita. Outras informações no Departamento de Filosofia, Bloco G-34, fone (44) 3261-4288.