Notas

Nesta quinta feira, dia 12, o Cinuem exibirá Tudo sobre Minha Mãe, filme dirigido em 1999, por Pedro Almodóvar. As comentaristas serão Patrícia Lessa (DFE) e Joyce Shimura (mestranda em Educação para Ciência). As atividades começam às 18h30, no Anfiteatro Ney Marques, na UEM. Segundo Fátima Neves, coordenadora do Cinuem, a obra faz juz à temática das experiências transgressoras de gênero presentes em muitos dos trabalhos de Almodóvar. Corpo, identidade e sexualidade são explorados indo além das fronteiras do binarismo de gênero. Amparo, a personagem travesti, transita entre o espaço da prostituição de rua para o espaço dos palcos explorando o desejo de mostrar seu corpo construído via tecnologias. Na trama discursiva múltiplas facetas aparecem: a transexual, a religiosa, a mãe: personagem central. O importante é a percepção que todas elas são móveis, não fixam identidades cristalizadas nos domínios do senso comum”.

Começa, nesta quinta-feira, dia 12, e segue até 30 de setembro, a vigésima edição dos Jogos dos Servidores da UEM (Josuem 2010). Estarão em disputa as seguintes modalidades: atletismo, basquete, bocha, bolão, boliche, canastra, dama, dominó, futebol suíço, futsal, malha, natação, peteca, sinuca, tênis de campo, tênis de mesa, truco, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

Os jogos serão disputados por servidores da UEM - professores e pessoal técnico - da ativa e aposentados. Nas categorias masculino e feminino

O Josuem servirá como seletiva para o Josuepar 2010 (Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná), que será realizado em Ponta Grossa de 21 a 24 de outubro.

Informações na Coordenadoria de Desportos e Recreação, no Bloco M6, sala 20, câmpus universitário. Ou ainda pelo fone 3011-4314, ou na página: www.def.uem.br.

A Universidade Estadual de Maringá recebe o evento de extensão Circuito Celepar de Software Livre, etapa Maringá. As atividades serão realizadas nos dias 13 e 14 deste mês. A solenidade de abertura será no dia 13, às 19 horas, no anfiteatro Ney Marques. Logo a seguir, será proferida a palestra Software Livre no Governo do Estado do Paraná. No dia14, as atividades começam às 9 horas, com oficinas e palestras no bloco C-56.

O Circuito tem como objetivo promover a troca de experiências sobre o uso e desenvolvimento de programas de código aberto. O público alvo é formado por estudantes, profissionais de tecnologia da informação, setores de governo, funcionários e usuários em geral. A programação e as inscrições estão disponíveis no site www.circuito.pr.gov.br. As inscrições são gratuitas.

Nesta sexta-feira, dia 6, o programa Ponto e Contraponto, transmitido pela Rádio UEM-FM, abrirá espaço para um debate temático entre os candidatos ao Processo Eleitoral que escolherá o novo dirigente da Universidade Estadual de Maringá.

Assuntos de interesse dos docentes, alunos e funcionários serão debatidos pelos candidatos: Mauro Luciano Baesso, da Chapa 1 – UEM é +, e Júlio Santiago Prates Filho, da Chapa 2 – Siga em frente UEM

Com uma hora de duração, o programa será transmitido ao vivo, a partir das 11 horas, pela 106,9 MHz. Quem perder pode acompanhar a reprise no dia 11, quarta-feira, às 16 horas.

A eleição na UEM será no dia 18 deste mês.

Os organizadores do 4º Simepro - Simpósio Maringaense de Engenharia de Produção - abriram o prazo para submissão de trabalhos que serão apresentados durante o evento, que será realizado na Universidade Estadual de Maringá no período de 28 de setembro a 1º de outubro.

Os trabalhos poderão ser inscritos até o dia 31 deste mês. Serão aceitos resumos expandidos, cujos temas pertençam às áreas da Engenharia de Produção, devendo ser resultante de trabalhos de destaque em disciplinas, trabalhos de conclusão e projetos de iniciação científica, de ensino, pesquisa e extensão. Os resumos devem seguir o formato recomendado e serem postados no site do evento http://www.dep.uem.br/simepro/login.php.

O Simepro é um evento multi-temático, que tem por objetivo promover o intercâmbio entre profissionais e acadêmicos do curso de Engenharia de Produção. Nesta quarta edição o tema central é A Consolidação da Engenharia de Produção em Maringá e Região. O tema evoca um momento especial: o aniversário de 10 anos do curso de Engenharia de Produção da UEM, que coincide com os 40 anos de criação da Universidade.

 

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) programou uma nova turma para o curso de Primeiros Socorros. Com aulas teóricas e práticas, o curso será realizado no dia 25 de setembro das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.

Os palestrantes serão médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). Na programação estão temas como Abordagem Inicial às Vitimas de Trauma, Obstrução de Vias Aéreas e Parada Cardiorespiratória, entre outros.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela homepage www.uem.br. Na página, o candidato deve clicar em Guia de Recolhimento e preencher o formulário com o código 2490. A taxa é de R$ 50,00. É necessário levar o comprovante de pagamento, até o dia 15 de setembro, à secretaria do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Medicamentos e Cosméticos (Lepemc), no Bloco P-2, no câmpus sede da UEM.

O curso é uma promoção da Unidade de Produção de Medicamentos/Lepemc. Outras informações pelo fone 44 3011-4301.

O evento de extensão Subsídios Teórico-Metodológicos VII: os jogos no processo de ensino e de aprendizagem teve seu cronograma alterado. As atividades serão desenvolvidas nos dias 12, 17, 20, 24 e 27 deste mês, das 19h30 às 23 horas, na UEM, no anfiteatro do bloco I-12, sala 15. Serão enfocados os temas Jogos Educacionais em Atividades Pedagógicas; A Utilização dos Jogos em Processo de Ensino e de Aprendizagem; Livro Didático Temas Transversais e Tecnologias: jogando com lógica cartesiana; A Utilização de Jogos no Processo de Alfabetização e Letramento; Utilizando o Google Imagens, Youtube e Power Point na Elaboração de Aulas Multimídia; e Uso de Brinquedos no Ensino de Geografia.

Com objetivo de analisar a possibilidade do jogo como recurso didático ou estratégia de ensino nas diferentes áreas do conhecimento na educação básica, o evento é voltado para acadêmicos e professores de licenciatura e profissionais que atuam na educação básica. A promoção é do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Laboratório de Apoio Pedagógico da UEM. Os interessados devem se inscrever até o início do evento a uma taxa de R$ 20,00. Outras informações no Laboratório de Apoio Pedagógico, bloco I-12, sala 1, fone 3011-4887 ou site www.dtp.uem.br.