Notas

O Grupo PET Economia da Universidade Estadual de Maringá realiza, quinta-feira (8), a conferência A Transparência na Gestão Pública, com ênfase na câmara municipal de Maringá. O ministrante será o vereador de Maringá Mário Verri.

Compromissado com os temas de interesse público, o Grupo PET Economia, através de seu projeto “Curta um Curta”, que começou a fazer parte da agenda do programa em 2010, vem procurando através de curtas metragens semear o pensamento crítico na comunidade acadêmica. Os filmes são apresentados e, em seguida, abre-se um debate.

O evento, nesta semana,  será realizado nas dependências do Auditório do Dacese, a partir das 18h20 com término às 19h30.

 

UEM/ASC
APM – 5/7/10

A Universidade Estadual de Maringá aceita, até o dia 8 deste mês, inscrições para os cursos de especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde, na modalidade de Educação a Distância.

Os cursos são desenvolvidos em convênio com o Ministério da Educação, pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). No total são 1.850 vagas, das quais 650 são para curso em Gestão em Saúde, 600 para Gestão Pública e 600 para Gestão Pública Municipal.

Os cursos serão inteiramente gratuitos, com financiamento da UAB.  Não há taxa de inscrição ou de mensalidade e o material didático será entregue aos alunos sem custos aos mesmos. Com carga horária de 480 horas, a duração dos cursos é de 18 meses, com previsão de início para agosto deste ano.

As aulas dos cursos serão ministradas na modalidade de educação a distância, com encontros e provas presenciais nos Polos de Apoio Presencial da UEM, escolhido pelo candidato no ato da inscrição e efetivação da matrícula. Informações detalhadas pelo site www.nead.uem.br. Para se inscrever acesse www.daa.uem.br/pos          

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais está com vagas abertas nas disciplinas do mestrado, do segundo semestre deste ano, para alunos não-regulares do curso. As inscrições devem ser feitas nos dias 8 e 9 deste mês, das 14 às 17 horas, na secretaria do Programa, localizada no bloco H-12, sala 1. Outras informações no edital disponiblizado no site www.pgc.uem.br. Quem preferir pode entrar em contato com a secretaria do mestrado pelo telefone 3011-8905 ou pelo email sec-pgc@uem.br.

O Coro de Câmara e o Coro do Laboratório de Regência da UEM participarão como Coros-Laboratório do Curso de Regência Coral, que faz parte do 30º Festival de Música de Londrina. O evento será realizado na Universidade Estadual de Londrina entre os dias 6 e 11 deste mês. A participação dos coros da UEM se dará  nos dias 8 e 9.

O Curso de Regência Coral visa o aprimoramento de regentes, alunos de regência e coralistas nos aspectos técnicos e interpretativos da regência coral, trazendo sempre novas abordagens musicais e artísticas e a experiência musical do profissional que ministra o curso.

A professora Lucy Schmiti, coordenadora dos Corais da Casa da Música da UEL e que já ministrou palestras e master classes para os acadêmicos do Curso de Música da UEM, fez o convite para que os dois coros da UEM. Durante os dois dias eles irão trabalhar com um dos maiores nomes da Regência Coral no mundo, a maestrina venezuelana Maria Guinand.

Ela é diretora artística da Schola Cantorum da Venezuela e atua como regente coral em vários projetos pela América Latina, Europa, Estados Unidos e Ásia. Renomada como uma autêntica intérprete da música coral Latino Americana dos séculos 20 e 21, tem recebido diversos prêmios internacionais por seu trabalho.

O repertório musical preparado pelos Coros da UEM para esse curso é formado de músicas compostas para coro a cappella, ou seja, sem acompanhamento instrumental. São elas: “Sabiá, coração de uma viola” do compositor brasileiro Aylton Escobar, “Pater Noster” do venezuelano Alberto Grau e “Salmo 115” do argentino Roberto Caamaño.

A preparação dos corais foi realizada pela maestrina Andréia Anhezini, professora do curso de Regência Coral e coordenadora do Projeto de Extensão “Corais do Departamento de Música da UEM”.

A maestrina destaca que essa é a primeira vez que surge um convite para que as equipes dos Departamentos de Música das duas Universidades trabalhem juntas, firmando, assim, “ uma importante parceria que certamente estreita laços profissionais e acadêmicos, frutificando novos caminhos para todos os que dela participam”.

 

 

 

 

 

 

Freud: a alma e o corpo na histeria é o tema do Curso Temático em Metapsicologia que o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM promove, no dia sete deste mês.

A organização do evento está a cargo do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metapsicologia (CNPq/UEM) e o Laboratório de Filosofia e Metodologia da Psicologia.

O curso será ministrado pelo professor da PUC do Paraná, Francisco Bocca, das 14 às 18 horas, no Anfiteatro do CCH, bloco G-34, no câmpus UEM. Inscrições até sexta-feira, dia 2, na secretaria do PPI, localizada no bloco 118, sala 10. Informações pelo telefone (44) 3011-3871.

Pela segunda vez, a UEM desbancou as equipes de futsal masculino nos Jogos Economiadascaipira, evento que reúne as principais universidades do interior, em diferentes modalidades.

Este ano, os jogos foram realizados em Altinópolis, no interior de São Paulo, entre os dias 3 e 6 de junho. O time de futsal campeão é o Atlética XI de Setembro. Para chegar ao degrau mais alto do pódio, venceu a Faculdade de Campinas por 4x3; a Universidade Estadual de Londrina por 2x1 e, na final, a Unicamp, por 4x1, informou o diretor esportivo da Atlética, Moisés Possebon dos Santos.

A UEM ficou em quarto lugar geral na competição. Além do ouro no futsal masculino, trouxe a medalha dourada na natação feminina livre; prata no xadrez e na natação feminina borboleta; e bronze no futsal femino, judô, revezamento feminino medley e revezamento feminino livre.

Moisés dos Santos ainda convidou as atléticas de Maringá para participarem do Jogos Atléticos de Maringá (Jóia), que serão realizados de 14 a 21 de agosto. Informações no site www.joia.com.br.

O Estatuto da Criança e do Adolescente completa 20 anos de existência. Para marcar o aniversário, a Secretaria de Estado da Criança e da Juventude (Secj-PR) realizou, semana passada, em Curitiba, um Seminário sobre o ECA, que reuniu cerca de 1,5 mil pessoas para debater os avanços e conquistas do Estatuto. O NEDIJ, como órgão de defesa da infância e juventude da UEM, foi convidado, pela Secj, para compor o evento.

O objetivo da iniciativa foi chamar a atenção da sociedade para os assuntos voltados à infância e adolescência e dar destaque à lei que serviu como base da criação do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Além disto, o seminário funcionou como um momento de reflexão em torno das conquistas e dos limites que se impuseram na implementação da Doutrina da Proteção Integral.