Notas

  Diferentes profissionais apresentarão seus pontos de vista sobre o projeto de lei que visa a regulamentar a profissão de medicina, durante a mesa redonda “Ato Médico”, que será realizada nesta quarta-feira (7), às 19h30m no anfiteatro Ney Marques, câmpus da Universidade Estadual de Maringá. Entre os enfoques a serem abordados estão as mudanças que o projeto de lei terá na atuação dos demais profissionais da saúde, na vida do usuário e no sistema de saúde pública. Participarão da mesa a professora Ângela Caniato, do curso de mestrado em Psicologia da UEM; a professora Maria José Scochi, do Departamento de Enfermagem da UEM; o advogado e presidente do Partido Verde em Maringá, Alberto Abraão Vagner da Rocha; e o professor Roberto Esteves, do Departamento de Medicina da UEM. A realização do evento é dos centros acadêmicos de enfermagem, psicologia e farmácia da Universidade Estadual de Maringá. Outras informações pelo telefone 9966-5482, com Hector.  

Primeiros Socorros é o tema do curso que será realizado no dia 22 de maio, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, no bloco H-35. A iniciativa é do setor de Garantia de Qualidade do Laboratório de Produção de Medicamentos da UEM (Lepemc).

O aluno deverá pagar a inscrição via boleto, através da homepage www.uem.br. Na página, o candidato deve clicar em Guia de Recolhimento e preencher o formulário com o código 2390. Em seguida, precisa levar o comprovante de pagamento à secretaria da UPM-LEPEMC, que fica no bloco P-2. Informações pelo ramal 4119.

No cenário contemporâneo, a ciência revela-se como técnica, como religião, como força produtiva no mercado globalizado: desvela-se como tecnociência. A universidade repercute essas transformações. Para discutir essas questões, o Departamento de Psicologia da UEM oferece, nas quintas-feiras do mês de abril, o curso de extensão Universidade Tecnociência e Ética. Os interessados devem se inscrever de segunda a quarta-feira da semana que vem, 5 a 7 de abril.

O objetivo é apresentar fundamentos filosóficos, religiosos e sociológicos da tecnociência contemporânea, destacando a urgência de uma ética capaz de conciliar a ética do conhecimento com a ética da responsabilidade.

A proposta é dirigida a estudantes de graduação, pós-graduação e docentes. Entre os temas a serem discutidos estão a Filosofia da Tecnociência Prometéica e Fáustica, no dia 8 de abril; Neognosticismo Fáustico e o Fim do Corpo, no dia 15; Tecnociência e Sociedade: ethos ecadêmico e empresarial da ciência, no dia 22; e Tecnociência e Ética: conhecimento e responsabilidade, no dia 29. 

O ministrante será o professor José Antônio Damásio Abib (UFSCar). As aulas serão na sala de Vídeo do Departamento de Psicologia (DPI), localizado no bloco 118, das 14 às 17 horas.

 na secretaria do Departamento de Psicologia, que fica no bloco 118, sala 4. O telefone de contato é o (44) 3011-4291 e o e-mail para informações o sec-dpi@uem.br.

A Universidade Estadual de Maringá contrata médicos temporários para o Hospital Universitário. São 23 vagas em doze áreas de atuação. Os interessados podem se inscrever de 5 a 14 de abril no site www.uem.br/concurso. A taxa é de R$ 30,00. A seleção será feita por meio da avaliação de títulos. Esse processo seletivo está regulamentado pelo Edital 104/2010-PRH, disponível no site acima. Outras informações pelos fones 3011-4352 e 3011-4233.

O Departamento de Música da UEM, em parceria com a Diretoria de Cultura, promove o projeto de extensão Música no Bloco, com apresentações às quintas-feiras, ao meio dia, no Bloco 8, sala 8.

Além de oferecer uma opção cultural de qualidade, a proposta do projeto ainda beneficia os acadêmicos da graduação em Música que podem colocar em prática o que aprendem em sala de aula. O horário alternativo atende acadêmicos e servidores e pessoas da comunidade externa que contam com uma programação diferente na hora do almoço. 

A próxima apresentação será no dia 15 com Leonel Vieira ao violino, acompanhado da Rafaela Fernandes e Israel Reis, no canto e piano, respectivamente. Informações no pelo telefone (44) 3261-4092.

Será aberta na próxima segunda-feira (5), a Mostra de Esculturas Arte e Neuroplasticidade, no Museu da Bacia do Paraná. A exposição vai apresentar uma coletânea de obras que foram produzidas pelo ateliê Arte e Neuroplasticidade, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Para esta mostra foram selecionadas dezesseis obras, duas de cada expositor. Os nomes dos artistas são: Bruno Volski, Clélia B., Edvan D. Souza, Mamédio Rainha, Marcos Kubota, Maria de Jesus e Wilson Sanches, e do coordenador do projeto o Valmir Batista da Silva. 

O ateliê Arte e Neuroplasticidade, localizado no bloco 6, desenvolve atividades de modelagem e escultura em argila há 12 anos, com o intuito de promover a inclusão social através da arte. Os benefícios da utilização da modelagem e escultura em argila já foram comprovados cientificamente, a partir de uma pesquisa realizada por Valmir Batista da Silva com uma pessoa com deficiência motora. Mais informações sobre as ações realizadas pelo ateliê estão disponíveis no site http://www.brisolucoes.com.br/neuroplasticidade/.

A exposição dos alunos do grupo fica montada entre os dias 5 e 16 de abril, no Museu da Bacia do Paraná, localizado na Avenida Colombo, 5790, bloco Q-2 (próximo do prédio da reitoria). Os interessados podem agendar visitas para escolas e/ou grupos de turistas. O horário de visitação é das 8 às 11 e 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. No horário noturno é possível fazer agendamento em contato prévio. O telefone é o (44) 3011-4294.