Notas

A primeira Jornada da Liga Acadêmica de Bioética ocorre nesta sexta-feira e no sábado, dias 26 e 27, na sede do Conselho Regional de Medicina à Rua das Azaléias, nº 209, em Maringá.

Na sexta-feira, às 19h30, o professor  José Miguel Viscarra Obregón profere a palestra Introdução à Bioética. Obregón é docente do Departamento Medicina da UEM e orientador da Liga Acadêmica de Bioética.

A Arte de Cuidar numa Percepção Bioética é o tema da palestra que será proferida no sábado às 10 horas. O palestrante será José Eduardo Siqueira, doutor em Bioética pela Universidade do Chile, coordenador do Núcleo de Bioética da UEL e pesquisador da cátedra de Bioética da Unesco.Siqueira também foi presidente da Sociedade Brasileira de Bioética.

A organização do evento é da Liga Acadêmica de Bioética da UEM. O grupo estará nesta quinta e sexta-feira na saída do Restaurante Universitário efetivando inscrições nos seguintes horários: das 11h30 às 12h30 e das 18h30 às 19h30. As inscrições ainda podem ser feitas no local do evento, na sexta-feira. Será cobrada uma taxa no valor de R$ 7,00. Informações pelo fone 9805-2775, com Andrei.

 

A Pró-reitoria de Ensino (PEN) abre inscrição para bolsa de monitoria do Projeto Indicadores: Mapeamento de Provedores de Informação (PROINDI), destinada ao atendimento dos alunos indígenas matriculados em cursos de graduação da UEM.  Estão sendo ofertadas duas bolsas para as disciplinas de Estatística e Noções Gerais em Saúde.

As inscrições devem ser efetuadas no Protocolo Acadêmicos do Diretoria de Assuntos Acadêmicos no período de 22 a 26 de março. Cada bolsa terá duração de 08 meses, com a carga horária de 12 horas semanais. O valor da bolsa é de R$ 180 reais.

O resultado final será divulgado no dia 05 de abril, na secretaria da Diretoria de Ensino de Graduação (DEG). O edital completo está disponível na página da PEN

Outras informações pelo telefone 3011-4240.

O curso de especialização em Ensino-Aprendizagem de Ciências e Biologia, oferecido pela Universidade Estadual de Maringá, prorrogou o prazo de inscrição até 28 de abril. Destinado a licenciados em Ciências, Ciências Biológicas e áreas afins, tem como objetivo proporcionar o aperfeiçoamento de métodos, técnicas e estratégias de ensino-aprendizagem voltados para a área de Ciências e Biologia, contribuindo para a formação continuada de professores em todos os níveis.

Na estrutura curricular, constam as matérias: A Pesquisa no Ensino de Ciências e Biologia; Teorias de Ensino-Aprendizagem e as Tendências Pedagógicas no Ensino das Ciências; História e Epistemiologia das Ciências; Fundamentos e Práticas para a Educação Ambiental; Perspectiva da Avaliação Formativa no Ensino de Ciências e Biologia; Tecnologias de Informação e Comunicação e o Ensino de Ciências e Biologia; A Prática Colaborativa Mediada pelo Computador no Ensino de Ciência e Biologia; Interações Discursivas e a Significação dos Conteúdos Científicos de Ciências e Biologia; Documentos Oficiais e Currículo de Ciências e Biologia; Estratégias Didáticas para o Ensino de Ciências e Biologia; Sexualidade e a Questão da Educação Sexual Escolar; Oficina de Ensino-Aprendizagem em Genética; Oficina de Ensino-Aprendizagem em Física/Astronomia Aplicada a Ciências e Biologia; Oficina de Ensino-Aprendizagem em Botânica; Oficina de Ensino-Aprendizagem em Zoologia; Oficina de Ensino-Aprendizagem em Biologia Celular; Oficina de Ensino-Aprendizagem em Anatomia e Fisiologia; e Oficina de Ensino-Aprendizagem em Química Aplicada a Ciências e Biologia.

Informações adicionais na secretaria do Departamento de Biologia, bloco H-78, fone (44) 3011 4312, site www.dbi.uem.br ou site sec-dbi@uem.br.

No dia 27 deste mês, ocorre a 2ª Conferência de Economia Solidária da Macrorregião de Maringá, no horário das 8 às 17 horas no salão da Paróquia Santo Antônio, à Rua Coripheu de Azevedo Marques. A entrada é gratuita. Além do debate, com eixos temáticos em torno da criação de políticas públicas para a economia solidária, haverá uma feira com exposição de artigos de artesanato, reciclagem, produtos da agricultura familiar, plantas medicinais entre outros. As inscrições devem ser feitas pelo site www.aras.org.br. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail comunic.confecosolmga@gmail.com.

A Escola de Música da UEM abre inscrição para o Curso de Iniciação no Instrumento  Violino e Violão. As aulas são direcionadas a qualquer interessado nessas práticas.

A entrevista será no dia 22 de março, das 14h às 18h e, somente após a entrevista que a matrícula poderá ser efetivada. O valor da matrícula é RS 56,08.

Mais informações na secretaria da Escola de Música: 3011 4383

 

A Coordenadora do Núcleo Incubadora Unitrabalho da Universidade Estadual de Maringá abriu vagas para estagiários/bolsistas de vários projetos de extensão.

Ao todo são 40 vagas, oferecidas aos acadêmicos de graduação de diferentes áreas. Os aprovados irão atuar em projetos visando a manutenção das atividades das Incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários do Programa Multidiclipinar de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e os Movimentos Sociais. O contrato é para este ano, com disponibilidade de 12 horas semanais.

As inscrições podem ser feitas até segunda-feira, dia 22, e deverão ser realizadas na Secretaria do Núcleo/Incubadora Unitrabalho, no Bloco A-01, salas 6 e 8, das 9:00 as 11:00 horas e das 14:00 as 17:00 horas. O candidato deverá apresentar fotocópias do RG, do CPF e do horário de aula, além do currículo documentado.

Os inscritos passarão por uma reunião coletiva e entrevista com membros do Núcleo/Incubadora, no mesmo local de inscrição. A reunião será no dia 22 das 13h30 às 17 horas e as entrevistas individuais serão no dia 22 das 19 às 21 horas e no dia 23, das 13h30 às 17h30. Informações pelo fone 44 3011-3785.