Notas

Uma visita à Copercana é o tema do Dia de Campo que será realizado, no dia 27, no município de Nova Aurora. A promoção é da disciplina de Extensão Rural, ministrada pelo professor Edinaldo Michelon, do Departamento de Agronomia da UEM.

A proposta do grupo quebrar paradigmas frente ao modelo convencional do sistema agroindustrial. Na visita, os interessados encontrarão uma cooperativa que funciona no sistema orgânico, porém de nível industrial. A Copercana tem como principal e, por enquanto, único produto a cachaça orgânica. Dentro desse contexto, espera-se que os visitantes tenham uma visão de que o sistema de produção orgânico não funciona apenas em nível familiar auto-sustentável, mas também representa uma forma de agricultura que tem muito a prosperar e trazer benefícios socioeconômicos para o País.

A saída do Dia de Campo será em Maringá. Está marcada para 7 horas, do dia 27, com retorno previsto para às 19h30. O evento oferece almoço. Contatos devem ser feitos com Fábio F. de Lima - 9979-8281; Lucas Ranalli - 9957-1294; Ricardo Bueno - 8811-5049 – e Paulo Pereira - 9949-0219.

A Revista Acta Scientiarum Agroronomy acaba de ser indexada na principal base de dados da América Latina e Caribe, a Scientific Electronic Library Online-SciELO. Isso significa uma maior visibilidade aos artigos, mas principalmente aumentará o fator de impacto dos artigos publicados neste periódico.

A indexação da Revista Acta Scientiarum Agronomy é mais um dos frutos de um projeto que inclui outras cinco revistas Acta Scientiarum e que foi iniciado há 1 ano e 6 meses com a vinda de representantes do SciELO e ISI WEB OF SCIENCE. Convidados pela Eduem, proferiram palestras sobre plataformas científicas.

A UEM tem como objetivo indexar as revistas Actas Scientiarum nas principais plataformas de dados do mundo. E graças a dedicação e esmero da Eduem, sua diretoria, editores e funcionários esse objetivo vem sendo atingido gradativamente. Hoje, as revistas Acta Scientiarum se encontram indexadas em plataformas de relevância mundial, tais como: ISI Web of Knowledge (Web of Science), SciELO, Agris, Scopus, entre outras.

Outras informações no site www.uem.br/acta ou pelo telefone 3261-4253.

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, nos próximos dias 19 e 20 desse mês o Departamento de Ciências Sociais (DCS) e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (NEIAB) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizarão duas mesas redondas, que versarão sobre a religiosidade e o ensino de história e cultura afro-brasileira.

 

A primeira mesa redonda será amanhã (19), às 19h, no auditório do bloco C-67, e a segunda no dia 20, também às 19h, no auditório do bloco H-35. As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas no local.

 

O público alvo do evento é a comunidade acadêmica, militantes do movimento negro, professores do Ensino Fundamental e a sociedade de modo geral. O objetivo do evento é informar sobre a religiosidade afro-brasileira, para diminuir o preconceito e os estereótipos negativos relacionados a ela, além de trazer subsídios aos profissionais da educação, para que possam cumprir a Lei 10.639, que exige o ensino da cultura afro-brasileira no Ensino Fundamental.

 

Além das mesas redondas, ainda haverá, na Biblioteca Central da UEM, entre os dias 20 e 28 desse mês, uma exposição sobre Intelectuais Negros no Brasil.

Recordação eterna das ações memoráveis. Essa é a frase que Camila Milanese Franco cita para definir a exposição Templo, que fica no Museu da Bacia do Paraná (MBP), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), até dia 30 deste mês.

As seis obras resumem o que Camila entende por Templo, lugar de oração, confirmação, exaltação, comemoração, realização e reflexão.

O Museu da Bacia do Paraná está aberto das 8h às 11h e 14 às 17horas, de segunda a sexta-feira. No horário noturno é possível com agendamento prévio. O telefone de contato é o (44) 3261-4294.

Departamento de Enfermagem recebeu semana passada a representante da Comissão Assessora do Ministério da Saúde, Maria Auxiliadora Córdova Cristófaro, que veio verificar o andamento do Programa Pró-Saúde de Enfermagem realizado pela UEM.

O trabalho começou na segunda-feira (16), quando ocorreu a apresentação formal das atividades do Programa na UEM e as expectativas do Ministério em relação à iniciativa.

O convênio da UEM com o Pró-Saúde foi assinado em dezembro de 2008 e será implementado até 2011. O objetivo é aprimorar o processo de formação do enfermeiro para o desempenho das atividades de “promoção, proteção, prevenção, manutenção e a recuperação da saúde”. Além disso, visa à estabelecer mecanismos de cooperação entre os gestores do SUS e os cursos de graduação em saúde, visando à melhoria da qualidade da atenção prestada ao cidadão.

Segundo Maria Auxiliadora, a visita à UEM a fez acreditar que o Pró-Saúde Enfermagem concretizou, de maneira definitiva a sua inserção no atendimento de qualidade na rede de serviço de saúde que envolve a UEM. “Já conhecia de perto o Pró-Saúde de Medicina e Odontologia. Num primeiro momento, os pessoal da Enfermagem estava só por perto. Agora, podemos dizer que eles vêm oxigenando a dinâmica do programa desenvolvido pela Universidade”, conclui.

A XXII Semana de Integração de Farmácia, organizada pelo Centro Acadêmico de Farmácia Euclides Scalco (Cafes), começa na próxima terça-feira (24). O tema é Farmácia: Ciência Comprometida com a Saúde.

O evento foi organizado com o objetivo de apresentar temas abrangendo as diversas áreas de atuação farmacêutica. As atividades serão realizadas na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a cerimônia de abertura inicia às 19 horas, no Auditório Nupélia (bloco G-90), abordando assuntos como Legislação Farmacêutica e Assistência Farmacêutica.

A taxa de inscrição, até o dia 20, é de R$ 40. Este valor garante a participação em palestras, mesas-redondas, dinâmica de atenção à saúde e oficina, a um minicurso de escolha, o envio de resumos e a apresentação em painéis, além da participação na gincana, ao final do evento. Esta última será realizada no sábado, dia 28. É uma parceria com a Associação Atlética de Farmácia (AABB) e tem como foco promover uma confraternização entre alunos, professores e funcionários.

Para consultar a programação completa acesse www.cafes-uem.blogspot.com. As inscrições podem ser feitas na sala do Cafes, no bloco 6, sala 19. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4493.