Notas

  A UEM oferece o curso de especialização em Filosofia 2010, com o foco em Teorias do Conhecimento. Entre os objetivos, está a apresentação de um conjunto de teorias sobre a origem, o alcance, a validade e o sentido do conhecimento humano. Serão abordadas obras de Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino, Descartes Leibniz, Vico, Hume, Kant, Marcuse, Merelau-Ponty e Habermas.

As inscrições devem ser feitas até 27 de novembro, na secretaria do Departamento de Filosofia da UEM, bloco H-35, sala 1. A matrícula dos selecionados será aceita de 7 a 22 de dezembro. O valor da matrícula e das mensalidades é de R$ 150,00. As aulas serão ministradas aos sábados de manhã e à tarde a partir de 6 de março de 2010. Outras informações pelo fone 3261-8925.   

O Programa de Pós-Graduação em Geografia abre novas turmas de mestrado e doutorado. São 26 vagas no mestrado e 16 no doutorado. A área de concentração é em Análise Regional e Ambiental. As inscrições serão aceitas de 1º a 30 de novembro, na secretaria do curso, bloco H-12, sala 14. Os candidatos serão selecionados por meio de prova escrita, entrevista e análise de currículo. Outras informações podem ser obtidas pelo fone 3261-4731, site www.pge.uem.br no item seleção ou e-mail sec-pge@uem.br.

Com a criação da comissão eleitoral por meio de portaria do reitor Décio Sperandio, foi aberto o processo eleitoral para a indicação dos representantes técnico-administrativos vinculados à Reitoria e Órgãos Suplementares, na Comissão Própria de Avaliação na UEM, gestão 2010-2012.

Os interessados deverão se inscrever no Protocolo Geral, de 19 a 23 deste mês, por meio de requerimento dirigido à Comissão Eleitoral.

A Comissão homologará as inscrições no dia 26 e divulgará os locais de votação no dia 28. A eleição ocorrerá no dia 30. A apuração dos votos e a publicação dos resultados serão feitos no dia 3 de novembro. O prazo para recurso terminará no dia 5 de novembro e, no dia 6, o resultado será encaminhado para a Reitoria.

Presidida por Milton José Gonçalves Ferraz, do DEQ, a comissão é composta também pelos servidores Devanir Arcanjo Esteves (DSI), Luis Cláudio da Silva (ASC) e Madison Toshio Kusakawa (DMP).

Para outras informações basta consultar o link da Comissão Eleitoral no rodapé da página eletrônica da UEM.

A quarta edição do Simpósio de Filosofia da UEM debate Conhecimento e Verdade. O evento começa no dia 4 de novembro, com abertura oficial  às 14h30, no auditório do Bloco C-67 , com a conferência O Filebo de Platão à Luz das Doutrinas não Escritas, proferida pelo professor Marcelo Perine (PUC-SP).

O Simpósio segue até o dia 6 de novembro. Os interessados em se inscrever, devem procurar a secretaria do Departamento de Filosofia, Bloco H-35, sala 1, no câmpus sede da Universidade. A taxa de inscrição é de R$ 20,00. Para emitir o boleto de pagamento acesse www.uem.br, link Guia de recolhimento. O código a ser informado é 2236. Para outras informações ligue para 44 3261-8925.

 

O programa Ponto & Contraponto, da UEM FM 106,9, reprisa nesta sexta-feira (9), às 11 horas da manhã, o debate sobre o tema doenças infecto-contagiosas.
O programa é apresentado por Paulino Júnior e participam desse debate o médico infectologista do hospital universitário da UEM, César Helbel; a professora Thais Botelho Junqueira, do Departamento de Enfermagem da UEM; e Udelysses Janete Veltrini Fonzar, gerente de Vigilância Epidemiológica de Maringá.
Ponto & Contraponto é um programa de interesse público, promovendo debates temáticos com especialistas das respectivas.

O Departamento de Filosofia da UEM promove, nos dias 29 e 30 deste mês, o 1º Colóquio de Filosofia Medieval. Durante os dois dias de evento estão programados minicursos sob os temas: A Introdução das Confissões de Santo Agostinho; A evidência em Tomás de Aquino; A prova da existência de Deus em J. Duns Escoto; A crítica de Kant ao argumento ontológico; e Considerações sobre o argumento ontológico em Anselmo.

As atividades serão no Bloco H-35, sala 6, no câmpus sede da UEM. Informações no Departamento de Filosofia, que também fica no Bloco H-35, ou pelo telefone 3261-8925.