Notas

Pelo segundo ano consecutivo, Edson Ikeda traz seus trabalhos para apreciação das pessoas no Museu da Bacia do Paraná, localizado no câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Este ano, o conjunto de obras ganhou o nome de Arte & Gente. A exposição será aberta nesta quinta-feira (17).

Ikeda é engenheiro químico, mestre em Química e professor do Departamento de Engenharia Civil da UEM. Auto-didata, desenha e pinta desde os 11 anos. Atualmente, faz aulas de pintura no ateliê Empório das Artes, onde vem aperfeiçoando técnicas de pintura a óleo, acrílicas e, mais recentemente desenvolvendo-se nas técnicas, de pintura em porcelana. Em 2008, Ikeda dividiu o espaço do MBP com Fernanda Simões, na busca pela Contemplação, e apresentou telas, pintura em porcelana e algumas esculturas. Agora, se propõe apresentar em seu trabalho as relações da arte com as pessoas.

“Pela arte podemos decorar o mundo, espelhá-lo, explicá-lo e descrevê-lo. A arte permite ainda contar histórias, fatos. Retratar pessoas ou seu cotidiano depende da sensibilidade de nossa percepção. Diferentes ações e gestos, às vezes tão banais, tão corriqueiros, podem se tornar imortais em uma tela. Como vemos o mundo depende da nossa experiência e do nosso conhecimento, dos nossos conceitos e preconceitos, permitindo-nos um olhar objetivo; livre dos rótulos: gente nova, gente velha, gente pobre, gente rica, gente santa, gente má, gente boa... podemos voltar nossos olhares simplesmente para a gente humana, gente e expressão. Arte e Gente reúne um pouco deste olhar, olhar no universo humano”, explica o artista.  

A exposição reúne pinturas a óleo e esculturas. Fica no MBP de 17 a 30 deste mês. Os interessados podem agendar visitas para escolas e grupos de turistas. O horário de visitação é das 8h às 11h e 13h às 17horas, de segunda a sexta-feira. É possível visitar a mostra no horário noturno com agendamento prévio. O telefone de contato é o (44) 3261-4294.

A Lei do SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior tornou obrigatória a realização de avaliação contínua pelas instituições de ensino superior (IES) de todo o País. No âmbito da UEM, a CPA-UEM (www.cpa.uem.br) é a responsável pela coordenação desse processo e está subordinada diretamente ao Conselho Universitário, com apoio logístico e operacional da Assessoria de Planejamento (ASP) e o Gabinete da Reitoria.

Os formulários eletrônicos estão disponíveis nos endereços www.npd.uem.br/ain/avaliacao?docentes=S (para os docentes.),  www.npd.uem.br/ain/avaliacao?tecnicos=S (para os técnico-administrativos).

Incentivem também os alunos a participar da avaliação. Eles devem acessar o endereço http://www.npd.uem.br/ain/.

A cada três anos a comunidade será convidada a realizar esta avaliação. A última ocorreu no segundo semestre de 2006, fez parte do 1ª Relatório de Avaliação Institucional aprovado pelo COU/UEM e as autoridades universitárias estão levando em consideração as sugestões e críticas apresentadas. É um longo processo de aprendizado, que devemos praticar e nos sensibilizar para a sua importância. Este ano, com os instrumentos de avaliação reformulados, nossa meta é que mais servidores - docentes e técnicos - participem e colaborem no preenchimento e divulgação.

É muito importante sua participação no processo, pois é um momento ímpar para registrar sua análise e avaliar o atual panorama da UEM, confirmando as nossas virtudes e exigindo as melhorias necessárias. Os instrumentos ficarão disponíveis até 16 de outubro, Depois disso, o acesso será encerrado para iniciar a elaboração dos relatórios.

O Laboratório de Apoio Pedagógico do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM prorrogou o prazo de inscrição para o Evento de Extensão Cinema, História e Educação. A inscrição deve ser realizada via internet no até a próxima quarta-feira (16). A taxa de inscrição é R$ 20,00.

O evento vai ocorrer de setembro a novembro. O objetivo é contribuir para a formação continuada dos professores da rede pública, e enriquecer a formação pedagógica de acadêmicos dos cursos de licenciaturas, de alunos do Mestrado em Educação e de profissionais da educação, por meio da experiência do cinema e da análise teórico-metodológica de filmes.

Outras informações pelo telefone (44) 3261-4887.

Silvia Cravero, professora de agrometeorologia, da Universidade Nacional de Salta, noroeste da Argentina, está na UEM. Ela veio a Maringá por meio de um projeto de Intercâmbio de docentes, viabilizado pela Rede Zicosur em contato com o Escritório de Cooperação Internacinal (ECI).

Silvia Cravero fica até dia 27 deste mês na Universidade, realizando palestras e visitas técnicas. “A idéia é estabelecer contato com os pesquisadores, com vistas a trabalhos conjuntos, no futuro”, explica a professora.

Durante a visita à Rádio Universitária, a professora argentina estava acompanhada pelo professor José Ozinaldo, da Agronomia, e pelas alunas do Grupo de Agroecologia da UEM, ligado ao do curso de Agronomia, Aline Gasparotto, Lívia Pian (foto). Faz parte da equipe que viabiliza o intercâmbio a professora Leonor Marcon, do Departamento de Geografia.

A UEM promove, a partir da próxima quarta-feira (16), a VIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e a I Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, com o tema central O Conhecimento do Homem e da Natureza nos Clássicos. Estão previstos minicursos, conferências, palestras e comunicações e pôster, tendo como eixos temáticos a arte e a literatura na Antiguidade e na Idade Média; a economia e a política na Antiguidade e na Idade Média; a educação na Antiguidade e na Idade Média; a filologia e a lingüística na Antiguidade e na Idade Média; a filosofia na Antiguidade e na Idade Média; a história na Antiguidade e na Idade Média; a imagem, o ensino e a Idade Média; os olhares contemporâneos sobre a Antiguidade e a Idade Média; e os saberes e a religião na Antiguidade e na Idade Média.

O programa UEM nos Bairros retorna as suas atividades neste domingo (20), no Conjunto Borba Gato. A programação do mês de agosto havia sido cancelada devido à suspensão das atividades acadêmicas na Universidade, atendendo recomendação do governo do Estado por causa do crescimento de casos da gripe H1N1 no Paraná.  

As atividades serão desenvolvidas das 14 às 18 horas, no Centro Esportivo Borba Gato, rua Azaléia S/n..Estão previstas apresentações artísticas e culturais de grupos da UEM, entre eles, o Fogança e o TAP Sapateado, e de grupos do bairro. As crianças poderão se divertir também com muitas brincadeiras e recreação. Além disso, a população poderá ter acesso a várias informações na área da saúde. O programa é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM.  

 O ônibus com os alunos e professores da UEM vai sair as 13h30, da frente da nova ala do BCE.  

 Outras informações no telefone 3261-3790.

 

O Instituto de Estudos Japoneses abriu inscrições para o curso de culinária Sabores da Cozinha Japonesa. Os participantes terão aulas práticas e aprenderão a fazer pratos como Tempurá, Yakisoba, Sushi, Yakimeshi, entre outros.

As inscrições devem ser feitas no próprio Instituto, bloco 25, no campus-sede da UEM, até segunda-feira (14), no período da tarde, das 13h30 às 18h30. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, na cozinha do Colégio de Aplicação Pedagógica, iniciando na terça, dia15, e vai até 1º de outubro, no horário das 19h10 às 22h30.

Será cobrada uma taxa única de R$ 100. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4268.