Notas

Como parte das ações municipais de combate à doença, a UEM vai determinar que a Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) envie, nos próximos dias, e-mails a todos os estudantes da instituição, orientando-os a tomar medidas preventivas no combate à dengue, como a de não deixar, em casa, antes de viajar em férias, recipientes que possam acumular água.

Além disso, segundo o diretor de Serviços e Manutenção, Ozório Kunio Matsuda, a UEM manterá, nas próximas semanas, a equipe que percorre todo o câmpus universitário para fazer a coleta de copos descartáveis e de recipientes que possam acumular água, favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Representando a universidade na Comissão Municipal de Mobilização e Combate à Dengue, Matsuda participou, nesta sexta-feira (12), da solenidade que marcou, em Maringá, o lançamento do Dia Estadual de Mobilização e Combate à Dengue. A cerimônia reuniu, entre outras autoridades, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Martin; e o secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos Nardi.

O programa Ponto & Contraponto, da Rádio UEM FM (106,9 MHz), debate, nesta sexta-feira (12), ao vivo, às 11 horas, o tema Maringá: meio ambiente e resíduos sólidos.

Participam deste debate Zaquel Elpídio dos Santos, advogado e presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB-Maringá; Jorge Villallobos, professor e coordenador do Observatório Ambiental da UEM; e Célia Regina Granhen Tavares, professora e pesquisadora da área de Engenharia Química da UEM.

Os ouvintes podem participar do programa pelo telefone 3261-4393 ou e-mail uemfm-jornalismo@uem.br.  Ponto & Contraponto é um espaço criado visando o debate de idéias, de forma a gerar reflexão crítica e cidadania.

A Universidade Estadual de Maringá oferece o curso de especialização em Ensino-Aprendizagem de Ciências e Biologia a partir de 21 de março de 2009. As inscrições podem ser feitas de 1º de fevereiro a 7 de março, na secretaria do Departamento de Biologia, bloco H-78. Com área de concentração em Ensino de Ciências e Biologia, o curso pretende proporcionar o aperfeiçoamento de métodos, técnicas e estratégias de ensino-aprendizagem voltados para a área de Ciências e Biologia.

Com carga horária de 366 horas/aula, as aulas serão ministradas às sextas-feiras à noite e sábados de manhã e à tarde. Na estrutura curricular, disciplinas como A Pesquisa no Ensino de Ciências e Biologia; Fundamentos e Práticas para a Educação Ambiental; Tecnologias de Informação e Comunicação e o Ensino de Ciências e Biologia; oficinas de ensino-aprendizagem em Genética, Física/Astronomia Aplicada a Ciências e Biologia, Botânica, Biologia Celular, Anatomia e Fisiologia e em Química Aplicada a Ciências e Biologia, e outras.

A especialização é destinada a licenciados em Ciências, Ciências Biológicas e áreas afins. São oferecidas, no mínimo, 20 vagas e, no máximo, 35 vagas. Os candidatos serão selecionados por meio da análise de currículo. A matrícula dos aprovados será de 16 a 20 de março. O custo é de 18 parcelas de R$ 165,00. Outras informações pelo fone 3261-4312.

O fornecimento de nitrogênio líquido, pelo Laboratório de Criogenia, do Departamento de Física, da UEM, será interrompido de 19 deste mês a 9 de janeiro.

A paralisação ocorrerá em virtude das férias coletivas da universidade e dos abonos dos servidores. O fornecimento voltará ao normal a partir do dia 12 de janeiro. Outras informações poderão ser obtidas no Laboratório de Criogenia (bloco G-67, sala 6), com Marcos Moleiro (telefone 3261-4330, ramal 210) ou com Márcio Babata (telefone 3261-4430, ramal 204).

 

O Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) foi agraciado com o 1º lugar na categoria Relatórios de Programas Implantados ou em Implantação, no Concurso de Trabalhos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

A cerimônia de premiação será realizada no dia 11 deste mês, no Cietep, em Curitiba. O Serviço foi idealizado e implantado pela pedagoga Cinthya Menezes, chefe de gabinete da secretária estadual de Educação, Yvelise Arco-Verde.
O prêmio tem um destaque especial, pois o trabalho foi considerado pela Fiep adequado aos Objetivos do Milênio traçados pela ONU (Organização das Nações Unidas).  O Sareh atende alunos da Educação Básica impossibilitados de freqüentar a escola por estarem internados em hospitais, permitindo a continuidade dos estudos.

“O pedagogo é responsável pela coordenação, acompanhamento e avaliação do trabalho desenvolvido, sendo o elemento articulador entre o aluno, o professor, a família, o hospital, a escola e os núcleos regionais de Educação”, explica Cinthya. Até a metade do próximo ano, um projeto político pedagógico próprio para esse serviço deverá estar definido.

O Sareh funciona também no hospital universitário da UEM, em parceria com o HU, atendendo a diversos pacientes internados. Juntamente com a Seed, os núcleos regionais de Educação acompanham, mediam, orientam e fiscalizam as ações pedagógicas do Sareh.

O serviço já está implantado em oito instituições localizadas em três regiões do Paraná – Curitiba, Londrina e Maringá – e avança para ampliar sua cobertura. Atende alunos do ensino fundamental e médio, tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino.

 

A Uniscience do Brasil ministra um treinamento em Termociclador para PCR em Tempo Real Rotor-Gene 6000, 5-Plex HRM Corbett, nesta terça-feira (9), na UEM. O treinamento será dado por Daniel Perez Vieira, assessoria científica Technical Support da Uniscience do Brasil, a partir das 14 horas no anfiteatro do Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa da UEM (Comcap), bloco A-9. A promoção é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Diretoria de Pesquisa e Central de Biologia Molecular, Estrutural e Funcional.