Notas

O Departamento de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá promoverá dois eventos. O primeiro é o Workshop Internacional de Economia Aplicada, que começa na quarta-feira (29) e vai até o dia 14 de novembro. A programação está dividida por temas.

Nos 29 a 31 de outubro o assunto é “Econometria Aplicada”, ministrado pelo professor Joilson Dias, da UEM. No dia 4 de novembro, será debatido “Microeconometria”, com o professor Paulo de Freitas Guimarães, da Universidade da Carolina do Sul (EUA). E, no dia 13, o tema é “Introdução a Modelos CGE”, com o professor Ricardo Luís Lopes, da UEM.

O segundo evento é o Fórum de Debates sobre Teoria Econômica Contemporânea, que acontece nos dias 27 e 28 de novembro. A programação terá palestras e mesas-redondas, no período da manhã e da tarde.

Inscrições e informações na Secretaria de Pós Graduação em Ciências Econômicas, telefone: 3261-4987.

Começa na segunda-feira (27) o Aquaciência 2008 – 4º Workshop do Grupo de Trabalho em Camarões de Água Doce (GTCAD) e o 1º Seminário de Editoração e Publicação da Revista Científica da Aquabio.

A abertura oficial é na segunda-feira, às 19h30min, no Centro de Eventos Araucária e contará com a presença do Ministro da Secretaria de Agricultura e Pesca, Altemir Gregolim.

O Aquaciência tem como promotores a Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Departamento de Zootecnia, a Sociedade Brasileira de Aqüicultura e Biologia Aquática (Aquabio) e a Indústria de Transformadores Amazonas (Itam).

O evento vai até a quinta-feira (30), mais informações no telefone (44) 3031-2057.

A Aiesec, organização gerida por jovens universitários, realiza processo seletivo específico de recrutamento de acadêmicos, interessados em atuar nas organizações do terceiro setor em um dos países em que a entidade está presente. A inscrição é para intercâmbio profissional de curta duração que poderá ser realizado durante o recesso acadêmico em países como Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Polônia, Ucrânia, entre outros.

As inscrições devem ser feitas até o dia 29 deste mês pelo site www.aiesec.org.­­br/maringa. Informações adicionais pelo fone (44) 3261-3688 ou no escritório da organização, instalado no Bloco D-67, sala 104, no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá.

 

Nesta terça-feira (28), às 20 horas, no Anfiteatro Ney Marques, será lançado o CD do 1º Acorde – Festival Universitário de Música Popular Brasileira de Maringá.

O festival foi realizado no mês de julho. Trinta canções foram apresentadas, mas apenas 15 foram escolhidas para fazer parte do CD, gravado ao vivo. As músicas “Vai”, “Rara Beleza” e “Desarvorar” foram as três melhores canções.

Os músicos e cantores participantes do Acorde foram professores, técnico-administrativos e, principalmente, alunos da UEM, incluindo estudantes do Campus Regional de Cianorte, e alunos da PUC (Pontifícia Universidade Católica) em Maringá, Faculdades Maringá e Centro Universitário de Maringá (Cesumar).

No lançamento de terça, será apresentado o DVD do festival e será feita a entrega dos CDs aos participantes.

Já estão abertas as inscrições para o Workshop Internacional em Tecnologia e Infraestrutura para Pesquisa, promovido pelo Programa de Pós-Graguação em Administração (PPA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), juntamente com o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). O evento será nos dias 27 e 28 (segunda e terça-feira) desse mês.

 

O objetivo do Workshop é disseminar as técnicas e ferramental tecnológico para colaboração e produção em pesquisa, bem como conhecer a estrutura e as propostas do Research on Research (RoR) Group, para interação com os grupos de pesquisa do CSS e CSA da UEM. Além disso, o evento traz a expectativa de discussão das possibilidades de desenvolvimento de projetos conjuntos, objetivando oportunidades de financiamento e publicação internacional.

 

Serão oferecidas 40 vagas, com seleção por ordem de inscrição, observadas as prioridades para pesquisadores e pós-graduandos nas áreas de Saúde e Ciências Sociais Aplicadas. As inscrições podem ser feitas, sem cobrança de taxas, na secretaria do PPA. Outras informações pelo telefone 3261-4976 ou no site www.ppa.uem.br.

 

A Universidade Estadual de Maringá realiza, em Foz do Iguaçu, de 27 a 31 deste mês, a VII Conferência Internacional sobre Mecânica Estatística Não-Extensiva: fundamentos e aplicações (Next 2008). O evento será no Hotel Best Western Falls Galli, com a presença de renomados conferencistas como Leo Kadanoff (Universidade de Chicago/EUA), que recebeu o segundo maior prêmio da área de Física, Constantino Tsallism (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas), que é Doutor Honoris Causa da UEM, e Antonio Coniglio (Universidade de Nápoli/Itália). Eles falarão respectivamente sobre Sistemas Complexos; Mecânica Estatística Não-Extensiva; e Dinâmica Lenta em Vidros e Gels. A solenidade de abertura será na segunda-feira, às 19h30. As demais atividades começam na terça-feira, às 8h15.

Durante a conferência, serão trabalhos temas dentro das áreas de Sistemas Complexos, Sistemas Não-Ergódicos, Redes, Difusão Anômala, Sistemas Biológicos e Evolucionários, Metaestabilidade e Sistemas Hamiltonianos com Interação de Longo Alcance; Limar do Caos, Sistemas Quânticos Emaranhados, Turbulência, Matéria Granular, Processamento de Imagens e Sinais, Aplicações Médicas, Astrofísica e Geofísica. Além das conferências, está prevista apresentação de trabalhos em forma oral e em pôster.

Outras informações sobre o evento, sob coordenação do professor Rênio dos Santos Mendes, no site www.dfi.uem.br/next2008.

 

A UEM promove, de 5 a 7 de novembro, a 41ª Reunião Regional da Associação Brasileira de Estatística (ABE), a VI Jornada de Estatística de Maringá e a V Semana de Estatística. Os eventos estão sendo realizados pelo Centro de Ciências Exatas e pelo Departamento de Estatística da UEM, no Hotel Deville de Maringá.

 

A programação conta com conferências, minicursos, comunicações e sessões de pôsteres, abordando questões relacionadas à amostragem, inferência bayesiana e análise multivariada.

 

As inscrições podem ser feitas através do site www.des.uem.br, sem resumo de trabalho, até o dia 5 de novembro e, com resumo de trabalho, até o dia 30 desse mês. Acadêmicos pagam R$ 15 e outros interessados R$ 50.