Notas

Os grupos PET-Informática e PET-Educação Física estão organizando um minicurso que será realizado nesta sexta e sábado (9 e 10), no Anfiteatro Ney Marques, no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá.

A programação inclui a apresentação do funcionamento do computador, a instalação do Windows e outros sistemas operacionais utilizados no mercado.

As inscrições podem ser feitas até amanhã, dia 8, através do site www.din.uem.br/~pet/capacitacao/. Será cobrado um valor de R$ 5,00 para a emissão de certificados, a ser pago na sala dos grupos PET-Informática (Bloco C-56, sala 1) ou PET-Educação Física (M-05, sala 1B). Informações pelos fones (44) 3011-4065  e (44) 3011-4488.

 

Primeiros Socorros é o tema do curso que será realizado no dia 22 de maio, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, no bloco H-35. A iniciativa é do setor de Garantia de Qualidade do Laboratório de Produção de Medicamentos da UEM (Lepemc).

O aluno deverá pagar a inscrição via boleto, através da homepage www.uem.br. Na página, o candidato deve clicar em Guia de Recolhimento e preencher o formulário com o código 2390. Em seguida, precisa levar o comprovante de pagamento à secretaria da UPM-LEPEMC, que fica no bloco P-2. Informações pelo ramal 4119.

Estão abertas as inscrições para a 5º edição do Flisol — Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre, realizado no dia 24 de abril simultaneamente em toda a América Latina. A cidade de Maringá entra neste circuito pela sexta vez. Este ano, o evento será no auditório Ney Marques, na UEM.

A instalação é feita de forma gratuita por pessoas tecnicamente preparadas para tal procedimento. Aplicativos livres também são instalados nos computadores, independendo do sistema operacional, sendo observadas a compatibilidade do aplicativo com o sistema em questão.   

 O FLISOL visa estreitar o contato de usuários de computador com o mundo do Software Livre e serve para que as pessoas conheçam outros usuários, troquem dúvidas/sugestões, ou seja, promove um intercâmbio bastante sadio entre os participantes do evento.  

Estão programadas diversas palestras, oficinas e apresentações de trabalhos acadêmicos ao longo do dia. Na abertura, o egresso em Ciência da Computação pela UEM e membro da comunidade Ubuntu (www.ubuntu-br.org), André Noel, fala sobre o que é Software Livre.

As incrições devem ser feitas pelo site http://jacaranda.din.uem.br/flisol  

 

 

  Diferentes profissionais apresentarão seus pontos de vista sobre o projeto de lei que visa a regulamentar a profissão de medicina, durante a mesa redonda “Ato Médico”, que será realizada nesta quarta-feira (7), às 19h30m no anfiteatro Ney Marques, câmpus da Universidade Estadual de Maringá. Entre os enfoques a serem abordados estão as mudanças que o projeto de lei terá na atuação dos demais profissionais da saúde, na vida do usuário e no sistema de saúde pública. Participarão da mesa a professora Ângela Caniato, do curso de mestrado em Psicologia da UEM; a professora Maria José Scochi, do Departamento de Enfermagem da UEM; o advogado e presidente do Partido Verde em Maringá, Alberto Abraão Vagner da Rocha; e o professor Roberto Esteves, do Departamento de Medicina da UEM. A realização do evento é dos centros acadêmicos de enfermagem, psicologia e farmácia da Universidade Estadual de Maringá. Outras informações pelo telefone 9966-5482, com Hector.  

O Departamento de Música da UEM, em parceria com a Diretoria de Cultura, promove o projeto de extensão Música no Bloco, com apresentações às quintas-feiras, ao meio dia, no Bloco 8, sala 8.

Além de oferecer uma opção cultural de qualidade, a proposta do projeto ainda beneficia os acadêmicos da graduação em Música que podem colocar em prática o que aprendem em sala de aula. O horário alternativo atende acadêmicos e servidores e pessoas da comunidade externa que contam com uma programação diferente na hora do almoço. 

A próxima apresentação será no dia 15 com Leonel Vieira ao violino, acompanhado da Rafaela Fernandes e Israel Reis, no canto e piano, respectivamente. Informações no pelo telefone (44) 3261-4092.