Notas

O Departamento de Ciências Fisiológicas (DFS) oferece uma nova turma do curso de Especialização em Fisiologia Humana: Funcionamento do Organismo Humano no Contexto Interdisciplinar. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 12, pessoalmente ou por correio. O início das aulas, que serão ministradas aos sábados, está previsto para 6 de março.

 

Mais informações no site http://www.dfs.uem.br/

Começa, no dia 18 deste mês, o prazo de inscrição para o curso de especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Web, oferecido pelo Departamento de Informática da UEM. Os interessados poderão confirmar, no dia 17 de fevereiro, se os seus nomes constarão da lista de inscrições aceitas. A matrícula será efetuada no dia 18 de fevereiro e no dia 1º de março os matriculados assinarão o termo de realização do curso. As aulas terão início no dia 20 de março.

O curso é destinado aos profissionais formados em Informática, Ciência da Computação, Tecnologia em Processamento de Dados, Análise de Sistemas, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção (Software), Sistemas de Informação ou área afim. Também é dirigido aos profissionais formados em outra área com ênfase em informática ou graduados em curso superior com experiência em programação.

Outras informações pelo site www.espweb.uem.br; e-mail espweb@uem.br; ou pelos telefones (44) 3011-4324/4219/4058.

Termina, no dia 3 de março, o prazo de inscrição para o curso de especialização em Teoria Histórico Cultural, oferecido pelo Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. O curso faz uma abordagem das obras de importantes autores, entre eles os psicólogos rusos Vigotski, Luria e Leontiev. Os interessados deverão se inscrever no bloco 118, sala 10, câmpus universitário, munidos dos documentos exigidos. A relação pode ser vista no site www.ppi.uem.br. O critério de seleção será a análise do curriculum vitae. Outras informações poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico acima ou e-mail rgcmoraes@uem.br, ou ainda pelo telefone (44) 3261-4416.

A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), convida os pesquisadores das Instituições de Ensino Superior do Paraná a apresentarem propostas no âmbito do Programa de Bolsas de Pós-Doutorado.

Podem submeter-se à chamada os candidatos que possuas título de doutor há mais de 5 anos e que tenhas vínculo efetivo e permanente com Instituição de Ensino Superior Pública ou Privada sem fins lucrativos sediadas no Paraná, além de comporem o quadro docente permanente de programa de Pós-Graduação stricto sensu acadêmico da Instituição de vínculo.

A proposta deve sugerir estágio em uma Instituição distante, no mínimo, 150 km daquela que o candidato tenha vínculo. Esta deverá ter grupo consolidado de pesquisadores de alta qualificação e desempenho científico e/ou tecnológico na área de atuação do candidato; precisa dispor de instalações adequadas e disponibilizá-las para a execução do projeto; e certificar-se de que o supervisor institucional do estágio de pós-doutorado possua reconhecida competência e nível científico superior ao do candidato.

Outras informações no site da Fundação Araucária. O endereço do edital é o http://www.fundacaoaraucaria.org.br/chamadas/chamadas2009/CP18-2009.pdf.

 

A Aiesec está com vagas abertas para intercâmbio na área da Tecnologia da Informação (TI). Alunos e recém formados dos cursos de Informática, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet (Web Design), Redes de Computadores, Ciência da Computação e Engenharia de Produção e Software estão dentro do perfil procurado pela entidade. Além disso, é pré-requisito ter o inglês avançado, em alguns casos alemão básico, estar matriculado em um curso superior ou, no máximo, dois anos de desvinculo com a faculdade, ter até 30 anos e no mínimo 60% do curso concluído.

Segundo Aline Cristina Oliveira, diretora de Intercâmbio Universitário, existem vagas para muitos países, mas os que mais concentram oportunidades são a Índia, Alemanha, Polônia, China e Holanda. Ainda de acordo com ela, a maioria dos intercâmbios tem duração de um ano e devem ser realizados já no ano de 2010.

Os interessados devem se inscrever no site da Aiesec, pagar uma taxa de R$20,00 e aguardar ser convocado para uma entrevista de seleção. Após todas as entrevistas, os nomes dos selecionados também serão divulgados no site. Aline explica que não existe um número de vagas. “Todos que preencherem os requisitos serão selecionados”, afirma. As inscrições se encerram no dia 22 de janeiro.

A Aiesec é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros para que impactem positivamente a sociedade.

 

Serviço:

Inscrições: até 22 de janeiro de 2010.

Site: www.aiesec.org.br, selecionar país e cidade.

Valor: R$20,00.

Telefone de contato: 3261-3688.

Informações para entrevistas: presidente da Aiesec em Maringá, Vinícius Tsugue, cel. 9141-1204.