Notas

Recordação eterna das ações memoráveis. Essa é a frase que Camila Milanese Franco cita para definir a exposição Templo, que fica no Museu da Bacia do Paraná (MBP), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), até dia 30 deste mês.

As seis obras resumem o que Camila entende por Templo, lugar de oração, confirmação, exaltação, comemoração, realização e reflexão.

O Museu da Bacia do Paraná está aberto das 8h às 11h e 14 às 17horas, de segunda a sexta-feira. No horário noturno é possível com agendamento prévio. O telefone de contato é o (44) 3261-4294.

Departamento de Enfermagem recebeu semana passada a representante da Comissão Assessora do Ministério da Saúde, Maria Auxiliadora Córdova Cristófaro, que veio verificar o andamento do Programa Pró-Saúde de Enfermagem realizado pela UEM.

O trabalho começou na segunda-feira (16), quando ocorreu a apresentação formal das atividades do Programa na UEM e as expectativas do Ministério em relação à iniciativa.

O convênio da UEM com o Pró-Saúde foi assinado em dezembro de 2008 e será implementado até 2011. O objetivo é aprimorar o processo de formação do enfermeiro para o desempenho das atividades de “promoção, proteção, prevenção, manutenção e a recuperação da saúde”. Além disso, visa à estabelecer mecanismos de cooperação entre os gestores do SUS e os cursos de graduação em saúde, visando à melhoria da qualidade da atenção prestada ao cidadão.

Segundo Maria Auxiliadora, a visita à UEM a fez acreditar que o Pró-Saúde Enfermagem concretizou, de maneira definitiva a sua inserção no atendimento de qualidade na rede de serviço de saúde que envolve a UEM. “Já conhecia de perto o Pró-Saúde de Medicina e Odontologia. Num primeiro momento, os pessoal da Enfermagem estava só por perto. Agora, podemos dizer que eles vêm oxigenando a dinâmica do programa desenvolvido pela Universidade”, conclui.

A XXII Semana de Integração de Farmácia, organizada pelo Centro Acadêmico de Farmácia Euclides Scalco (Cafes), começa na próxima terça-feira (24). O tema é Farmácia: Ciência Comprometida com a Saúde.

O evento foi organizado com o objetivo de apresentar temas abrangendo as diversas áreas de atuação farmacêutica. As atividades serão realizadas na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a cerimônia de abertura inicia às 19 horas, no Auditório Nupélia (bloco G-90), abordando assuntos como Legislação Farmacêutica e Assistência Farmacêutica.

A taxa de inscrição, até o dia 20, é de R$ 40. Este valor garante a participação em palestras, mesas-redondas, dinâmica de atenção à saúde e oficina, a um minicurso de escolha, o envio de resumos e a apresentação em painéis, além da participação na gincana, ao final do evento. Esta última será realizada no sábado, dia 28. É uma parceria com a Associação Atlética de Farmácia (AABB) e tem como foco promover uma confraternização entre alunos, professores e funcionários.

Para consultar a programação completa acesse www.cafes-uem.blogspot.com. As inscrições podem ser feitas na sala do Cafes, no bloco 6, sala 19. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4493. 

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, nos próximos dias 19 e 20 desse mês o Departamento de Ciências Sociais (DCS) e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (NEIAB) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizarão duas mesas redondas, que versarão sobre a religiosidade e o ensino de história e cultura afro-brasileira.

 

A primeira mesa redonda será amanhã (19), às 19h, no auditório do bloco C-67, e a segunda no dia 20, também às 19h, no auditório do bloco H-35. As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas no local.

 

O público alvo do evento é a comunidade acadêmica, militantes do movimento negro, professores do Ensino Fundamental e a sociedade de modo geral. O objetivo do evento é informar sobre a religiosidade afro-brasileira, para diminuir o preconceito e os estereótipos negativos relacionados a ela, além de trazer subsídios aos profissionais da educação, para que possam cumprir a Lei 10.639, que exige o ensino da cultura afro-brasileira no Ensino Fundamental.

 

Além das mesas redondas, ainda haverá, na Biblioteca Central da UEM, entre os dias 20 e 28 desse mês, uma exposição sobre Intelectuais Negros no Brasil.

No dia 27 deste mês, o Departamento de Ciências Sociais da UEM promove a mesa-redonda Política Social e Trabalhista no Brasil nos séculos XX e XXI. Será às 20 horas no auditório do Nupélia, Bloco G-90, no câmpus universitário. Foram convidados dois palestrantes: Diorge Alceno Konrad, da Universidade Federal de Santa Maria, e Eduardo Garuti Noronha, da Universidade Federal de São Carlos. Os debatedores são os professores Antonio Ozaí e Cleverson Rodrigues, ambos da UEM. Informações na secretaria do Departamento, fone 3011-4888.