Notas

A sétima edição do Encontro Tecnológico de Engenharia Civil e Arquitetura (Enteca), da Universidade Estadual de Maringá, será realizada de 10 a 12 de novembro e vai debater o desenvolvimento sustentável das cidades; a automação residencial; estruturas em situação de incêndio; a impermeabilização como qualidade de vida; e as obras de Álvaro Puntoni.

As inscrições para ouvintes foram temporariamente suspensas. Vagas remanescentes serão disponibilizadas no dia 3, a partir das 8 horas, pelo site http://www.dec.uem.br/enteca/. As inscrições serão automaticamente encerradas ao atingir o limite de vagas.

O evento será realizado no anfiteatro do bloco C-67. A solenidade de abertura está marcada para 10 de novembro, às 19 horas. Outras informações no Departamento de Engenharia Civil, Bloco C-67, fone 3261-4322 ou e-mail enteca@uem.br.

O Programa de Apoio a Professores Brasileiros da Fundação Carolina, da Espanha, selecionou dois professores da UEM para desenvolver pesquisas durante três meses em universidades espanholas. A professora Eliane Maio, do Departamento de Teoria e Prática da Educação, ficará na Universidade de Alcalá, em Guadalajara. Desenvolverá o projeto Estudo sobre Educação Sexual e de Gênero nos Documentos Oficiais, Programas e na Realidade Espanhola e Desenho de um Programa de Formação para Professores/as do Brasil. O professor Carlos Sica, do Departamento de Informática, ficará na Universidade de Almeria, no Sul da Espanha. O seu projeto é o Abrangência e Influência da UEM no Modo de vida das Pessoas de Maringá, e em Outras Cidades, Estados e Países. Eliane Maio parte para Espanha no dia 25 de novembro e Carlos Sica, em 30 de novembro.

Segundo Maio, os Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborados em 1997, pelo Ministério de Educação e Cultura, apregoam que a sexualidade deve ser um conteúdo trabalhado na escola. “Porém, o que se observa é que essa efetivação ainda não acontece na maioria das escolas brasileiras, públicas ou privadas. Esses documentos foram elaborados a partir dos registros da realidade espanhola”.

A pesquisa de Sica busca estudar o fluxo dos acadêmicos que passam pela UEM, de onde vêm e para onde vão esses alunos. O professor explica que o trabalho permitirá descobrir qual o papel da universidade na vida das pessoas, determinando o universo que a instituição promove no fluxo transitório humano. O projeto tem parceria da Assessoria de Planejamento da UEM e vislumbra a possibilidade de propor novos planos a partir das descobertas que serão realizadas.

O Departamento de Engenharia Química da UEM aceita inscrição para o curso de especialização em Gestão Ambiental até o dia 9 de novembro. O objetivo geral do curso é a formação de recursos humanos capacitados a adaptar as empresas ao gerenciamento ambiental e às normas da série ISO 14000.

Os candidatos serão selecionados pela análise de currículo. As aulas terão início em 13 de novembro e serão ministradas sempre às sextas-feiras, das 19h30 às 23h30 e  sábados das 7h30 às 13h30.

A mensalidade do curso foi estipulada em 20 parcelas de R$ 290,00. Também será cobrada a taxa de inscrição no valor de R$ 50,00. Para outras informações acesse www.deq.uem.br ou ligue para (44) 3261-4778.

 

O Programa Cinuem exibe, nesta quinta-feira (29), o filme iraniano Filhos do Paraíso, dirigido em 1997, por Majid Majidi (mesmo diretor de A cor do paraíso). O filme conta a história de Ali, um garoto de nove anos que perde o único par de sapatos da irmã, Zahra. Filhos de uma família pobre, Ali propõe a  Zahra dividir o mesmo par de tênis para irem a escola. Então o garoto vislumbra uma saída, que é vencer um concurso de corrida cujo prêmio para o terceiro lugar é justamente um par de tênis. Após a exibição, as professoras Sheila Maria Rosin e Tânia dos Santos Alvarez da Silva, ambas do Departamento de Teoria e Prática da Educação, abrem a sessão de debates. Com entrada franca, a exibição será nos Anfiteatro Ney Marques, a partir das 18h30.  

Estão abertas, até o dia 21 de novembro, as inscrições para a segunda edição da Corrida Rústica de Iguatemi Elenilson Silva - Pare de Fumar Correndo. A prova será no dia 22 de novembro, com a largada na Praça da Igreja Matriz no distrito de Iguatemi às 8h30.

O evento faz parte do Projeto Tabagismo, realizado pela UEM em parceria com a Secretaria de Saúde de Maringá, Usaçucar e Lions Universitário Integração. Durante a corrida será realizada a Feira de Saúde/Tabagismo, das 8h30 às 12 horas.

Haverá premiação para todos que concluírem a prova e prêmio em dinheiro para os três primeiros colocados. A prova é dividida em sete categorias: Mirim (9 a 11 anos); Infantil (12 a 14 anos); Juvenil (15 a 17 anos); Adulto (18 a 29 anos); Máster (30 a 39 anos), Veterano A (40 a 49 anos) e Veterano B (acima de 50 anos). Cada categoria percorrerá diferentes distâncias.

As inscrições podem ser feitas pelos sites www.tabagismo.uem.br ou www.maringa.pr.gov.br . A competição conta com apoio da Rádio Maringá FM, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Paraná, Batalhão de Polícia Rodiviária, Associação de Atletismo de Maringá, SER, Sistema Fecomércio e SESC Paraná.

 

Termina, no dia 6 de novembro (sexta-feira), o período das inscrições para o I Concurso de Desenho, Escultura e Colagem Sobre Tabagismo de Maringá. O evento tem por objetivo incentivar a criação de desenhos, esculturas e imagens sobre o tabagismo e seus malefícios à saúde, assim como alertar sobre o impacto do tabaco na economia e no meio ambiente.

Direcionado à conscientização dos alunos da rede municipal sobre os danos causados pelo cigarro, o concurso busca promover maior integração dos professores nesse processo educativo. Os trabalhos selecionados estarão expostos na Feira de Saúde da “II Corrida Rústica de Iguatemi – Elenilson Silva – Pare de Fumar Correndo”, no dia 22 de novembro.  

 Os trabalhos podem ser entregues para a coordenação de Ciências (professora Angélica), ou na Diretoria de Cultura da UEM (Tânia Machado), lembrando que podem participar alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais de Maringá. Os participantes podem concorrer individualmente com apenas um trabalho, sendo que as imagens devem ser elaboradas em uma folha A4, contendo nome e série do aluno, nome da escola, do professor(a) e telefone para contato. Já as esculturas devem apresentar dimensões de no máximo 20 cm de base e 30 cm de altura, e conter os mesmos dados dos demais trabalhos.

Serão classificados três trabalhos por categoria, que terão divulgação na Exposição da Feira da Saúde no dia 22 de novembro, e em exposições nos murais das escolas. Os resultados podem ser conferidos no site www.tabagismo.uem.br no dia 13 de novembro. A premiação para os trabalhos ganhadores será no dia 22 de novembro, a partir das 9h30, na praça da Igreja Matriz de Iguatemi. Mais informações pelo telefone 3261-4963.