Notas

O Cinuem exibe hoje Alemanha, Ano Zero, dirigido pelo cineasta italiano Roberto Rossellini, em 1947, em preto e branco. O filme, considerado um marco para o cinema italiano, neo-realista, será exibido às 18h30, no Anfiteatro Ney Marques, na UEM. A sinopse relata que, em Berlim, após o final da 2ª Guerra Mundial, Edmund (Edmund Moeschke), um garoto de uma família muito pobre, trabalha para sustentar o pai doente, sua pequena irmã e o irmão, que não tem documentos. Um dia, ao conversar com um antigo mestre (Erich Gühne), fala do seu pai enfermo e entende ter recebido um conselho para matar seu pai, um peso morto. Ele começa a pensar na idéia.

Estão abertas, gratuitamente, até 16 de outubro, as inscrições para o processo seletivo de Tutoria (Presencial) para os cursos de graduação em Ciências Biológicas, História e Letras, na modalidade de Educação a Distância, da Universidade Estadual de Maringá, desenvolvido em convênio com o Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

 

Serão selecionados vinte e nove tutores presenciais para atuarem nos cursos citados e, ao compor a equipe da UAB-UEM. Os tutores serão bolsistas no programa Universidade Aberta do Brasil, com bolsas pagas pelo FNDE. O recebimento da bolsa não representa ao tutor nenhum vínculo empregatício com a UEM e a carga horária semanal que deverá ser dedicada ao curso é de 20 horas.

 

Informações: http://www.nead.uem.br/uab/ ou pelos telefones 3261-4096 e 3261-4098.


 

A UEM, por meio dos departamentos de Teoria e Prática da Educação (DTP) e Fundamentos da Educação (DFE), promove de 6 a 10 de outubro de 2009 o IV Encontro de Pesquisa em Educação, a XVI Semana de Pedagogia da UEM e a II Jornada de Gestão Escolar. O tema será “A formação do professor e intervenções pedagógicas humanizadoras”

 

O evento contará com mesas-redondas, palestras, oficinas, mini-cursos, além de apresentações de comunicações orais. O objetivo é promover a atualização do conhecimento técnico-científico, trocas de experiências e propiciar maior integração dos professores vinculados ao Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) com a UEM.

 

As inscrições, com apresentação de trabalho, vão até o próximo dia 5 e ouvintes podem se inscrever até o dia 26 de outubro. Acadêmicos da graduação e pós-graduação da UEM e professores da UEM e do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), pagam 40 reais. Acadêmicos de outras instituições e outros interessados pagam 50 reais.

 

Mais informações, normas para apresentação de trabalho e inscrições podem ser feitas no site do evento: http://www.semanadepedagogia2009.com.br/2009/maringa/home

O Museu da Bacia do Paraná da Universidade Estadual de Maringá programou duas exposições para outubro. A primeira, intitulada A História de Maringá Contada por seus Traçados e pelas Marcas de sua População, pode ser vista de 1º de outubro a 30 de novembro. A segunda é Brincando no Museu e pode ser apreciada de 5 a 13 de outubro.

Na primeira delas, o visitante poderá apreciar maquetes geográficas e de marcos culturais da cidade, painéis fotográficos e objetos de trabalhos. Os deficientes visuais poderão tocar o acervo exposto. Na outra mostra, os visitantes terão contato com brinquedos montados por alunos de Educação Física, sob coordenação do professor Giuliano Pimentel.

O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas. Escolas e grupos de turistas podem agendar horário, inclusive noturno, pelo fone 3261-4294. 

  Os integrantes do Programa de Educação Tutorial de Agronomia, o PET Agronomia, estão organizando a segunda edição do Cuca – Cultura e Cidadania na Agronomia. As atividades estão programadas para o dia 7 de outubro, a partir das 8 horas, na praça comunitária do câmpus sede da UEM, perto dos quiosques. Durante todo o dia haverá apresentações musicais, teatrais e exposição de painéis. E, à noite, a partir da 19 horas, no anfiteatro da Associação dos Docentes (Aduem) haverá novas apresentações culturais. Sempre com entrada franca. O objetivo, segundo os petianos, é valorizar uma formação mais ampla do acadêmico e, através da cultura, focar o ser humano como agente formador de cidadania.  

O 1º Simpósio Nacional de Recursos Tecnológicos Aplicados à Cartografia e a 28ª Semana da Geografia da UEM foram realizados de 21 a 25 deste mês. Durante a solenidade de abertura, a chefe-adjunta do Departamento de Geografia, Deise Regina Elias Queiroz, comentou a importância dos eventos e disse que esperava que a discussão sobre a cartografia pudesse mudar o olhar dos alunos sobre essa área. A coordenadora do curso, Yolanda Shizue Aoki, ressaltou a grande participação dos alunos nos eventos (216 inscritos e 36 trabalhos apresentados).

Já o coordenador dos eventos, Fernando de Paula Santil, desejou boas-vindas a todos e sucesso nas atividades. Destacou que a importância dos eventos está pautada na questão do uso de recursos tecnológicos aplicados ao ensino e à formação profissional do geógrafo.

A palestra de abertura foi proferida pela professora Ruth Emilia Nogueira,da Universidade Federal de Santa Catarina. Ela falou sobre Representação, Comunicação e Visualização Cartográfica. Ainda foram debatidos temas como Exercício Profissional do Geógrafo Egresso da UEM em Geotecnologias e Recursos Tecnológicos Aplicados à Cartografia. Os eventos foram promovidos pelo Departamento de Geografia, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia.