Notas

A peça teatral o Auto da Barca do Fisco se apresenta na Unipar, em Irati, nos dias 28 e 29. As apresentações fazem parte do projeto de redação sobre cidadania fiscal. A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, deve comparecer ao evento.

O Programa de Pós–Graduação em Enfermagem (PSE) da UEM (Universidade Estadual de Maringá) aceita inscrições para o curso de mestrado. O curso destina-se à formação de pessoal qualificado para o magistério superior e atividades de pesquisa, tendo como área de concentração Enfermagem e o processo de cuidado. São duas linhas de pesquisa: O Cuidado à Saúde nos Diferentes Ciclos da Vida; e Gestão do Cuidado em Saúde.

Os interessados têm até o dia 7 de outubro para se inscrever e as inscrições deverão ser feitas exclusivamente via e-mail, com encaminhamento da ficha de inscrição, devidamente preenchida, para o seguinte endereço eletrônico: sec-pse@uem.br.

O Programa oferece 27 vagas e, além da prova escrita e de proficiência, os candidatos serão selecionados pela análise de currículo, entrevista e análise do projeto de pesquisa. Outras informações na secretaria do PSE, Bloco 1, sala 23, no câmpus sede da UEM, pelo fone (44) 3261-4494 ou site www.pse.uem.br.

 

O programa Ponto & Contraponto, da UEM FM 106,9, reprisa nesta sexta-feira (25), às 11 horas da manhã, o debate sobre o tema Por que ler os clássicos 2. O programa é apresentado por Paulino Júnior e participam desse debate os professores doutores da UEM Luiz Hermenegildo Fabiano, do Departamento de Fundamentos da Educação, José Beluci Caporalini, do Departamento de Filosofia e Luiz Roberto Evangelista, do Departamento de Física. Ponto & Contraponto é um programa de interesse público, promovendo debates temáticos com especialistas das respectivas áreas.

Movimento Focolares e a Universidade Estadual de Maringá promovem fórum sobre Fraternidade: o princípio esquecido, no dia 10 de outubro, no auditório Ney Marques. O objetivo do evento é demonstrar que a fraternidade traz uma nova forma de construir a sociabilidade em diversas áreas, como a cidadania, saúde e direito, e apresenta novas perspectivas para os desafios da atualidade.  

O professor Manoel Quaresma Xavier, do Departamento de Ciências Contábeis e Coordenador do projeto Cidadania com Responsabilidade Social é um dos palestrantes deste fórum. Além da professoras Maria Aparecida de Souza, da USP e Édina Maria Silva de Paula, da UEL. As atividades iniciam-se às 14h30. A taxa de inscrição é de 5 reais.

Outras informações pelos telefones (44) 9952-06.47 / (43) 9909-5451.


Começa, hoje às 14 horas (23), o Seminário de Teoria Política, promovido pela UEM. Ele debaterá a democracia e o republicanismo até amanhã, no auditório do CCH, bloco H-35. O objetivo do evento é criar um espaço de discussão de temas relativos à filosofia e à teoria política, com ênfase no republicanismo, a democracia e suas interseções.

Estão previstas quatro mesas-redondas. A primeira enfocará Republicanismo Popular e Democracia Contestatória; a segunda, Republicanismo e Democracia: debates contemporâneos; a terceira, Democracia e Participação: os dilemas da inclusão política; e a última, Origens e Contemporaneidade do Republicanismo.

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Departamento de Ciências Sociais e Departamento de Filosofia da UEM e realizado pelo Grupo de Pesquisa Republicanismo e Democracia. Outras informações pelos fones (44) 3261-4288 e 3261-8925, site www.dcs.uem.br ou e-mail republicanismo@uem.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo .

O professor José Augusto Cabral de Barros doou à Biblioteca Central da UEM o livro Os Fármacos na Atualidade: antigos e novos desafios, organizado por ele e publicado pela Anvisa, em 2008. Barros participou do III Congresso Internacional de Saúde, promovido pela UEM, de 16 a 18 deste mês. Ele proferiu a palestra Os Fármacos na Atualidade e ministrou o curso A Promoção do Uso Racional de Medicamentos. Durante sua estada em Maringá, levou a obra à BCE em companhia do professor da Instituição Osvaldo Albuquerque Cavalcanti e foi recepcionado pelo bibliotecário Ademir Henrique dos Santos, chefe da Divisão de Formação e Desenvolvimento da Coleção.