Notas

A Universidade Estadual de Maringá convidou o professor Ezequiel Theodoro da Silva, da Universidade de Campinas (Unicamp), para ministrar a palestra Leitura Crítica na Vida e no Trabalho do Professor. A palestra será no dia 7 de agosto, mas as inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira, dia 23, encerrando-se em 1º de agosto ou no limite das vagas, em um total de 200 vagas.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE), Bloco G-34, sala 1, somente no período da tarde das 13h30 às 17h30. Não serão aceitas reservas de vagas por telefone ou e-mail. Há uma taxa de inscrição, no valor de R$ 15,00.

Um dos sócio-fundadores da Associação de Leitura do Brasil, Theodoro da Silva vem empreendendo esforços na defesa do direito de acesso à leitura. É também autor de vários livros, como A Leitura nos Oceanos da Internet, Magistério e Mediocridade, Os (Des) Caminhos da Escola: traumatismos educacionais, entre outros. Haverá, inclusive, uma roda de autógrafos com ele, logo após a palestra no dia 7. A programação terá início às 19 horas, no anfiteatro do Nupélia, Bloco G-90. O evento é uma iniciativa do PLE e do Grupo de Pesquisa Interação e Escrita no Ensino e Aprendizagem. Outras informações pelo telefone 44 3261-4830.

 

A Diretoria de Pesquisa/Central de Agropecuária e de Agronegócio da UEM promove a palestra Apresentação e Aplicações de Uso dos Equipamentos: iQ5 Real Time PCR e Cheef Mapper - Pulsed Field Gel-Electrophoresis, no dia 1º de julho, às 14 horas, no Anfiteatro do Complexo de Apoio à Pesquisa (Comcap), bloco A-9.  

O Festival de Piano de Maringá, promovido pelo Departamento de Música da UEM, será realizado em julho, no campus universitário, bloco 8. Na programação, curso sobre Pedagogia Pianística em níveis intermediário e avançado, master classes e recitais. O curso será ministrado pelo professor Eduardo Garcia (UFBA). Os master classes estão a cargo dos professores Garcia, Fialkow, Priscila Gambary (UEM) e Yuri Pingo (UEM).

A solenidade de abertura será no dia 24, às 9 horas. Estão previstos três recitais. O do primeiro dia será com o professor Ney Fialkow (UFRGS) no Teatro Luzamor, no dia 24, às 21 horas. No dia 25, às 20 horas, na UEM, o recital será com Rubia Victoria e Diego Munhoz, alunos de Bacharelado em Piano da Unicamp. Encerrando o evento, no dia 28, às 20 horas, haverá recital dos alunos.

As inscrições podem ser feitas de 23 deste mês a 18 de julho. O boleto bancário pode ser acessado no site www.dmu.uem.br. Outras informações pelo fone 3261-4092.

O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) informa que a Universidade de Castilla- La Mancha, na Espanha, oferece curso de pós-graduação em Direito. As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de novembro. Outras informações no site www.uclm.es/postgrado.derecho.  

O Programa Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros (NEIAB), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza neste sábado, 21 de junho, o seminário Africanos e Crioulos no Ensino de História do Paraná. A apresentação fica a cargo da professora Ana Lúcia da Silva. O evento começa às 9 horas na sala 14, do Bloco H-12.

A UEM promove o III Encontro dos Corais do Departamento de Música (DMU), no dia 25 de junho. Participam do evento, o Coro do Centro de Ciências Humanas (CCH), o Coral da Escola de Música, o Coro do Curso de graduação em Música, o Coro do Laboratório de Regência Coral e o Coro de Câmara.

A coordenação geral do evento e a direção musical ficam a cargo da professora do DMU, Andréia Anhezini. A realização é do CCH, do DMU e da Pró-Reitoria de Cultura (PEC). O III Encontro tem o apoio da Escola de Música e Secretaria de Cultura de Maringá.

As apresentações serão realizadas no Cine Teatro Plaza, que fica na Travessa Guilherme de Almeida (em frente à praça Raposo Tavares), às 20h30, com entrada franca. Outras informações pelo telefone 3261-4092.