Notas

O Museu da Bacia do Paraná, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM, faz um convite para que visitantes desfrutem a natureza por meio de 20 fotos da artista Maria Aparecida Sert, que poderão ser vistas desta quarta-feira (2) até dia 14. Denominada Reflexos, a exposição mostra maravilhas que, na maioria das vezes, não percebemos. A correria do dia a dia e a pressa dificultam a contemplação das belezas naturais”, enfatiza a técnica responsável do museu, Laura Chaves Peluso.

A fotografia sempre fez parte da vida da artista, que é professora do Departamento de Biologia da UEM. Sert lembra que seu fascínio por essa arte nasceu na infância e a tem acompanhado ao longo do tempo. Ela acredita que a fotografia nos permite escrever com luz, de modo que, através da imagem, podemos interpretar pensamentos, sentimentos e ações e tudo isso depende muito mais do olhar do fotógrafo e de quem vê a imagem. Seus trabalhos já foram vistos em várias exposições e uma de suas obras, Olhos nos Olhos, foi a vencedora do concurso Texturas da Natureza, em 2006.

Serviço: Museu da Bacia do Paraná, Avenida Colombo, 5.790, Bloco Q-02, das 8 às 11 e das 13 às 17horas, de segunda a sexta-feira. Agendamento das visitas para escolas e/ou grupos de turistas pelo fone (44) 3261-4294.

O II Encontro de Educação Superior Indígena no Paraná será realizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), entre os dias 15 e 16 de setembro. Participam do evento as instituições de ensino superior públicas do Estado. A coordenação é da Comissão Universidade para os Índios (Cuia).

O objetivo do encontro é oportunizar espaço para a divulgação e a apropriação de conhecimentos no campo da cultura, educação e ensino superior indígena, promovendo a troca de experiências entre os docentes, pesquisadores, estudantes indígenas e não-indígenas de graduação, pós-graduação e demais interessados. Além disso, o evento pretende ser um espaço de avaliação, discussão e proposições acerca do ingresso e permanência dos indígenas no ensino superior do estado.

A iniciativa é dirigida a estudantes indígenas e não-indígenas de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores dos cursos de Licenciaturas, pós-graduação, membros da Cuia e demais interessados.

A inscrição deve ser feita no site www.eesip.com.br. Os interessados em apresentar trabalhos devem enviar o material por e-mail, até dia 10 de setembro. O endereço é o iieesip.trabalho@gmail.com. Não será cobrada taxa de inscrição.

Outras informações podem ser obtidas no site do evento ou pelos telefones (44) 3261-8981 ou 4670.

Na última sexta-feira (28), acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) participaram do projeto de Extensão Rura,l cujo tema foi Visita ao Porto de Paranaguá. A viagem permitiu que eles conhecessem a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa); a Paraná Operações Portuárias S.A. (Pasa), a Mosaic Fertilizantes e a Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar).

O Projeto teve como objetivo destacar a importância do complexo de Paranaguá para economia do país, proporcionar aos participantes uma visão do processo logístico aplicado no setor do Agronegócio, promover o contato direto entre as empresas, aproximando-os do mercado de trabalho.

O evento contou com a organização de Luís Fernando Crepaldi, Karla Blanco, Giovanna Mariucci, Luiz Antonio Murbach Jr e Luana Mega, acadêmicos do 4º ano de Agronomia, orientados pelo professor de Extensão Rural Ednaldo Michellon.

A Universidade Estadual de Maringá, por meio dos departamentos de Fundamentos da Educação e Teoria e Prática da Educação, promove, no Campus Regional de Cianorte, o III Encontro de Pesquisa em Educação, o III Encontro de Gestão Educacional e XI Semana de Pedagogia de Cianorte SABERES E SABORES DA EDUCAÇÃO. As atividades ocorrerão entre os dias 25 de setembro a 3 de outubro.

 A proposta é aprofundar o diálogo das questões educacionais por meio de socialização dos resultados de pesquisas, estudos e atividades teórico-práticas, enfocando os Saberes e os Sabores da Educação.

Os eventos serão realizado no Salão de Eventos do Município de Cianorte, no Campus Regional de Cianorte. As inscrições têm taxa de R$ 35,00 para todas as modalidades, com ou sem apresentação de trabalho. Quem for enviar artigo, deve fazê-lo até o dia 15 de setembro.

Informações no site www.semanadepedagogia2009.com.br/cianorte ou pelo telefone (44) 3619-4000, com Antônio ou Luísa.

O Instituto de Estudos Japoneses abriu inscrições para o curso de culinária Sabores da Cozinha Japonesa. Os participantes terão aulas práticas e aprenderão a fazer pratos como Tempurá, Yakisoba, Sushi, Yakimeshi, entre outros.

As inscrições devem ser feitas no próprio Instituto, bloco 25, no campus-sede da UEM, entre 1º e 14 de setembro, sempre no período da tarde, das 13h30 às 18h30. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, na cozinha do Colégio de Aplicação Pedagógica, iniciando no dia 15 de setembro até 1º de outubro, no horário das 19h10 às 22h30.

Será cobrada uma taxa única de R$ 100. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4268.

Na próxima quinta-feira dia (3), o pianista e professor Hideraldo Luiz Grosso, da Escola de Música da UEM, participa, ao piano, no Convite à Música, ao lado de Robert Hübner, que se apresenta na viola.

A dupla vai interpretar composições de Beethoven, Schumann e Dvorak. A apresentação será realizada no Auditório Luzamor, às 21 horas.

A promoção é da Prefeitura Municipal de Maringá, com apoio do Projeto Unicâmara, da UEM e do curso técnico de música da Universidade.

Outras informações pelo fone (44) 3261-4383.