Notas

A 1ª Jornada Interartes Outras Palavras foi transferida para 14 e 21 de novembro. Outras Palavras é um projeto de extensão do Departamento de Letras da UEM. As atividades serão desenvolvidas de manhã, tarde e noite, no Anfiteatro Ney Marques e na Oficina de Teatro da UEM. Na programação, estão previstos minicursos, palestras, exibição de filmes, apresentação teatral, mesas-redondas. Além disso, haverá Sarau e exposições de esculturas de Gisele César e de pinturas de Mario donLeal. Entre os temas debatidos, estarão Shakespeare Contemporâneo: as transformações de Romeu e Julieta; Teatro Tete-a-Tete; A Atualidade do Teatro de Bertolt Brechet; A Tradução Cinematográfica de O Guarani; O Humor de Arthur Azevedo.

O Grupo TUM apresenta a peça teatral Medidas contra a Violência, uma adaptação de Eduardo Montagnari dos textos de Bertold Brecht e Marx. As inscrições poderão ser feitas em breve pelo site http://outraspalavras.arteblog.com.br. Os inscritos receberão certificado e o livro do evento Outras Palavras – literatura sem fronteiras.

O evento Arteagora 2009, que seria realizado de 28 deste mês a 5 de setembro, na UEM, será desmembrado e remarcado. O novo calendário será informado posteriormente. O cronograma foi afetado pelas alterações do calendário acadêmico em razão da gripe A. O evento é promovido pela UEM/Apis Artes Visuais e Prefeitura de Maringá. Outras informações pelo fone 3261-3879.

A Universidade Estadual de Maringá realiza, de 22 a 25 de setembro, a XXIV Semana do Economista, com o tema A Economia Brasileira e a Crise Internacional.  A abertura do evento será no Anfiteatro Ney Marques, no dia 22, às 19h30. Carlos Antonio Brandão (IE/Unicamp) profere a palestra Impasses no Processo de Desenvolvimento no Brasil. Nos demais dias, estão previstos palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e um painel sobre conjuntura econômica.

As inscrições para apresentação de trabalhos podem ser feitas até a próxima segunda-feira (31). Inscrições para participação no evento sem apresentação de trabalho podem ser feitas até o início do evento, que é promovido pelo Departamento de Economia. Outras informações na secretaria do DCO, Bloco D-34, sala 118, fone 3261-4905 ou e-mail sec-dco@uem.br.

As inscrições para a 19ª edição dos Jogos dos Servidores da UEM estão abertas até 28 deste mês na Coordenadoria de Desportos e Recreação, bloco M-6, sala 20. Podem participar professores e funcionários da UEM de ambos os sexos, incluindo os aposentados. Os jogos serão realizados de 1º a 30 de setembro. Estão previstas as modalidades de atletismo, basquete, bocha, bolão, boliche, canastra, dama, dominó, futebol suíço, futsal, malha, natação, peteca, sinuca, tênis de mesa, truco, vôlei de areia, voleibol e xadrez.

O Josuem servirá como seletiva para o Josuepar 2009 (Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná), que será realizado em Maringá de 19 a 22 de novembro, com atletas da UEM, UEL, UEPG, Unioeste e Unicentro. Outras informações na CDR, fone 3261-4314 ou e-mail sec-cdr@uem.br.

O Departamento de Música e a Escola de Música da UEM abrem inscrições do teste seletivo para Coral da Escola de Música. As inscrições devem ser feitas no período de 24 de agosto a 17 de setembro na secretaria da Escola.   Para esta seleção foram abertas vagas para todos os naipes de vozes. Os interessados devem gostar de cantar, ter vontade de aprender música e de diversos estilos e idiomas. A única condição é ter idade mínima de 16 anos. Não é necessário ter experiência musical ou em canto coral.  

O Coro vem atuando desde 2005, e é coordenado pela professora Andréia Anhezini. Conta com a participação professora Vidilin Carvalho. Os ensaios ocorrem as terças e quintas das 18h30 às 20h30.

A Escola de Música da UEM se localiza no bloco 117.

Outras informações pelo telefone 3261-4383.

 

O Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Maringá realiza o I Simpósio Maringaense Sobre o Ensino de Filosofia, nos dias 31 de agosto, 1º e 2 de setembro. Para a palestra de abertura, no dia 31, foi convidado o professor Silvio Gallo, da Universidade de Campinas, que vai falar sobre Filosofia e o Exercício do Pensamento Conceitual na Educação Básica, com início ás 13h30 no auditório da Fadec.  

No dia 1º de setembro será realizada a mesa redonda com o tema Prática do Ensino de Filosofia.  Reflexão sobre a Filosofia e seu Ensino é o tema da mesa redonda do dia 02, realizada no auditório do Bloco H-35.

As inscrições devem ser realizadas na secretaria do Departamento de Filosofia, bloco h-35, sala 01. A secretaria fica aberta das 9h às 11h e das 13h30 às 16h30.

Outras informações no telefone 3261-8925