Notas

O Cerimonial da UEM está realizando o levantamento de eventos com abrangência estadual, nacional e internacional da Universidade para fazerem parte da edição de 2010 do Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Paraná, que será editado pela Secretaria do Turismo do Paraná. Os setores e departamentos da Instituição devem preencher um questionário específico à disposição no CER. A Setu receberá as informações até 19 de setembro. Outras informações pelo fone 3261-3885.

O Curso de Capacitação para os Trabalhadores em Comunidades Terapêuticas e Afins, promovido pelo Departamento de Psicologia da UEM, foi transferido para o período de 2 de setembro a 16 de dezembro. A medida foi tomada em razão da suspensão das atividades acadêmicas na UEM para diminuir o crescimento da transmissão da gripe A. O período letivo na Instituição será retomado nesta segunda-feira (24).

 As inscrições terminam nesta segunda-feira (24). Os interessados deverão enviar os dados (nome completo, instituição, função e telefone) para o e-mail sec-upa@uem.br Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo , com o título “Pré-inscrição Curso”. Depois, é só aguardar o e-mail dos organizadores com informações para a emissão do “Boleto Curso”.

O curso terá encontros quinzenais, sempre às quartas-feiras, das 18 às 22 horas, na sala de vídeo do bloco 118, câmpus universitário.

O programa prevê a abordagem dos temas Políticas Públicas sobre Drogas (nacional, estadual e municipal); As Comunidades Terapêuticas e o Trabalho Realizado; Drogas: conceitos, efeitos e conseqüências (álcool, crack e outras drogas); Dependência Química, a Abstinência e Tratamentos; e Participação da Família no Tratamento e a Co-Dependência.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 2101-9070 (Silvana) e 3227-6799 (Andressa).

O Programa Ponto & Contraponto, da UEM FM 106,9, reprisa o debate sobre corrupção nesta sexta-feira (21), a partir das 11 horas. O tema foi explorado pelos professores da UEM José Antonio Martins, do Departamento de Filosofia, Luís Alberto Araújo, do Departamento de Direito Público, e Antonio Ozaí da Silva, do Departamento de Ciências Sociais. O programa, apresentado por Paulino Júnior, promove debates temáticas com especialistas nas respectivas áreas.

Depois de um período de suspensão das aulas para evitar o aumento na transmissão da gripe A, a UEM retorna às atividades acadêmicas a partir de segunda-feira (24). O Departamento de Música informa que as aulas do Curso Preparatório Pré-Vestibular, na área de música, da turma de teoria e percepção musical e da turma de piano, começam na próxima semana, assim como do curso de extensão Técnica Vocal para Iniciantes. Porém o curso de extensão Musicografia Braille e o evento Diálogos e Ações Conjuntas estão suspensos. Novas datas devem ser definidas. Outras informações pelo fone (44) 3261-4092 ou e-mail sec-dmu@uem.br.

As inscrições para o curso de especialização em História e Humanidades, oferecido na modalidade a distância pelo Programa de Pós-Graduação e pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá, foram prorrogadas para 31 deste mês. Os inscritos serão selecionados com base na análise do currículo.

O curso será ministrado de setembro deste ano a maio de 2010, via plataforma digital. O aluno poderá assistir às aulas, acessar os materiais didáticos e científicos, fazer as atividades e solicitar apoio dos professores e dos orientadores, tudo pela internet. Para realização do curso os coordenadores contam com os recursos e apoio do Núcleo de Educação a Distância da UEM (Nead). Outras informações pelos telefones (44) 3261-4895 e 3261-4328 ou site www.pph.uem.br.

A UEM entregou, no início deste mês, o Plano de Radioproteção da Clínica Odontológica Universitária. A entrega marca o cumprimento de um compromisso firmado entre as instituições em dezembro de 2007. O Plano é composto de 25 projetos, elaborados pelo professor do Departamento de Física da UEM, Nilson Benedito Lopes, com o apoio do engenheiro de Segurança do Trabalho Hélio Boszczovski. A idéia do Plano é minimizar os efeitos da exposição a que estão sujeitos os profissionais ligados às atividades radiológicas na Clínica da UEL. O documento atende a uma determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.