Notas

O Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da UEM recebeu, no dia 7 de agosto, 56 Switchs Gerenciáveis da marca CISCO. Os novos equipamentos foram adquiridos por meio dos recursos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), no valor de aproximadamente R$429 mil. Esses equipamentos fazem parte de um projeto de modernização e ampliação da rede da UEM. 

Os Switchs vão substituir os antigos Hubs, que já não atendem às novas tecnologias que estão sendo implantadas no câmpus, bem como a ampliação dos pontos da rede. Antônio da Silva Martins Junior, chefe da Divisão de Suporte, explica que os Switchs e os Hubs são dispositivos que têm a função de interligar os computadores de uma rede local. A diferença entre os dispositivos está na capacidade que cada um tem de gerenciar o tráfego da rede: enquanto um Hub simplesmente transporta os dados entre um computador e outro, os Switchs, que estão sendo instalados, conseguem controlar o tráfego, priorizando o conteúdo. Assim, é possivel utilizar a rede para outros fins, como a transmissão de voz (telefônia IP) e video.

 Com a instalação desses novos Switchs, será concluída a terceira etapa da migração da antiga Rede ATM da UEM para a Rede GigabitEthernet, o que corresponde a aproximadamente 80% do total da rede de computadores da UEM. A velocidade da rede passa de 10Mbps para 100Mbps, para a conexão dos computadores, e de 150Mbps  para 1Gbps, na interligação entre os blocos do câmpus.

 

O Departamento de Agronomia da UEM decidiu cancelar o 5º Curso Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural,  que teria início na próxima segunda-feira, dia 10. O curso seria realizado por meio de uma parceria com a Universidade de Alicante, na Espanha. A medida foi tomada em razão do prolongamento da suspensão das atividades acadêmicas na Universidade, atendendo recomendação do governo do Estado por causa do crescimento de casos da gripe H1N1 no Paraná. Outras informações sobre o cancelamento podem ser obtidas por meio do site www.dag.uem.br.

A área de Língua e Literatura Francesas, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove, entre os dias 11 e 13 de novembro, a XI Jornada de Estudos Franceses e a I Jornada Internacional de Estudos Franceses. Essa é uma oportunidade para que alunos, professores, pesquisadores e demais interessados troquem experiências sobre o francês como língua estrangeira.

O Programa UEM nos Bairros, que seria realizado no dia 16 em Paranavaí, foi cancelado. Nova data vai ser agendada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM. A medida foi tomada em razão do prolongamento da suspensão das atividades acadêmicas na Universidade, atendendo recomendação do governo do Estado por causa do crescimento de casos da gripe H1N1 no Paraná. As atividades acadêmicas na UEM retornam no dia 17.

Começa, no dia 25 deste mês, no Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), câmpus da UEM, a exposição Eu Brinco Também. Serão expostas 16 aquarelas originais do pintor Marcos Molinari, que ilustram o livro Eu Brinco Também, do Projeto Brincadeiras, do Departamento de Educação Física (DEF) e do Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA). A exposição terminará no dia 4 de setembro. A coordenadora da exposição é a professora Verônica Muller. Outras informações pelo ramal 4384.

Na última semana, foi realizado o Fórum Parfor das Licenciaturas em Música da Região Sul, uma realização da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com a Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e Universidade Estadual de Londrina (UEL). O evento foi gestado durante o XII Encontro Regional da ABEM-SUL e V Fórum Catarinense de Educação Musical em maio deste ano em Itajaí-SC, devido à necessidade da área em institucionalizar as ações pedagógico-musicais e atender às determinações do Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009, que trata da implantação de uma Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Parfor).