Notas

Serão realizados, de 1º a 30 de setembro, os IXI Jogos dos Servidores da UEM - Josuem 2009. Podem participar servidores (funcionários e professores) da UEM, de todos os campus e setores, da ativa ou aposentados e de ambos os sexos.

As modalidades em disputa serão: atletismo, basquete, bocha, bolão, boliche, canastra, dama, dominó, futebol suíço, futsal, malha, natação, peteca, sinuca, tênis de campo, tênis de mesa, truco, vôlei de areia, voleibol e xadrez.

Os servidores que forem classificados no Josuem poderão representar a UEM nos Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná - JOSUEPAR,  que ocorrerá no período de 19 a 22 de novembro, em Maringá. Participam do Josuepar as cinco universidades estaduais paranaenses (UEM, UEL, UNIOESTE, UNICENTRO E UEPG).

As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas até o dia 28 deste mês, na Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), que fica no bloco M-6, sala 20. Outras informações pelo ramal 4314 ou sec-cdr@uem.br.

A mesa temática O Jornalismo político: a novidade dos blogs, que seria realizada nesta sexta-feira, dia 7, na UEM, foi adiada e a nova data ainda não está definida. A mesa integra o evento de extensão Desmanchando Consensos, Fórum Permanente de Debate sobre Sociedade e Política, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da UEM, sob a coordenação geral da professora Celene Tonela. A proposta é criar um espaço de debate plural com temas variados e de interesse público. A definição da nova data será estabelecida na próxima semana, quando a Universidade retoma as aulas. Vale lembrar que o debate sobre o jornalismo político e os blogs  será coordenado pela professora Ana Lúcia Rodrigues, do Departamento de Ciências Sociais, tendo como debatedores os jornalistas Verdelírio Barbosa, Milton Ravagnani, Messias Mendes e Ângelo Rigon. Outras mesas temáticas estarão em debate dentro do fórum permanente: Gestão Pública e Participação Democrática: fóruns, conselhos e movimentos sociais; O Papel da Câmara de Vereadores: representa a quem?; e Habitação de Interesse Social: morando nas periferias das cidades. Outras informações pelo fone 3261-4288.  

A UEM FM 106,9 realiza o programa Ponto & Contraponto desde outubro de 2008. O programa ao vivo vai ao ar na sexta-feira, das 11 às 12 horas; e a versão editada é transmitida domingo, às 8 horas; terça-feira, às 21 horas; e quarta-feira, às 16 horas. Como projeto de extensão da UEM FM, sob coordenação de Antonio Paulino dos Santos Júnior (Paulino Júnior), que também apresenta o programa, e com orientação do professor doutor Luiz Hermenegildo Fabiano, do Departamento de Fundamentos da Educação, Ponto & Contraponto tem a intenção se ser um programa de interesse público, promovendo debates temáticos com especialistas das respectivas áreas. Nesta sexta-feira (7 de agosto) ocorrerá a 27ª edição do programa, na qual será debatido o tema Crianças e Adolescentes: necessidades e cuidados.

O I Simpósio Nacional de Temas Hispânicos: Língua, Literatura e Ensino, promovido pelo Departamento de Letras, na UEM, foi adiado. O evento que estava programado para os dias 6 a 8 de agosto ainda não tem data para ocorrer. A medida foi tomada em razão da suspensão das atividades acadêmicas na Instituição que atendeu sugestão do governador Roberto Requião. Nesta quinta-feira, ele decidiu suspender as aulas em todas as universidades estaduais paranaenses e nas escolas da rede estadual de ensino por conta do crescimento de casos da gripe H1N1 no Paraná, conhecida como gripe suína.

A nova data será publicada em breve no site www.dle.uem.br

Outras informações pelo telefone 3261- 4884.

 

Cinco alunos do quarto ano de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão organizando o evento de Extensão Rural Visita ao Porto de Paranaguá. A viagem está marcada para o dia 28 de agosto. O objetivo é complementar a formação dos participantes, promover o contato direto entre as empresas, aproximando-os do mercado de trabalho e conhecer a importância do complexo de Paranaguá para economia do País.

O II Ciclo de Capacitação de Coordenadores do Programa Segundo Tempo, que seria realizado nesta semana (de 5 a 8), na UEM, foi cancelado. Nova data será agendada futuramente. Oitenta coordenadores do Paraná participariam de atividades teóricas e práticas. A capacitação estava sendo promovida pela UEM e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Outras informações no Departamento de Educação Física da UEM, fone 3261-4315, com a coordenadora da equipe do Paraná, professora Clarice Alves Teixeira.