Notas

A UEM oferece, por meio da Diretoria de Cultura, os cursos de Dança de Salão Iniciante II e Dança de Salão Básico II, de 10 de agosto a 9 de dezembro, às segundas e quartas-feiras. O primeiro das 19 às 19h50 e o outro, das 18 às 18h50. Os interessados devem ter idade mínima de 17 anos e ter um par. As inscrições devem ser feitas na DCU, bloco A-34, sala 4, com a apresentação do RG e do CPF, de 3 a 7 de agosto. A matrícula é de R$ 35,00 e as mensalidades são três parcelas de R$ 35,00. Outras informações pelo fone 3261-3880.

O acadêmico do último ano do curso de graduação em Geografia, Marcelo Reis Nakashima, realiza exposição de fotografia no Museu da Bacia do Paraná, da Universidade Estadual de Maringá. A exposição vai do dia 03, segunda-feira ao dia 14 de agosto de 2009. O acervo reúne as duas grandes paixões do estudante, Fotografia e Geografia. Consiste em uma seleção de imagens que foram produzidas ao longo do curso de graduação em Geografia, em diversas viagens e trabalhos realizados em campo. Cada imagem exposta, explica Nakashima, traz um pouco da história dos lugares visitados, através das relações do meio físico com os aspectos sociais, econômicos e culturais dos homens que apropriam e transformam os espaços.  

 Marcelo Reis começou a fotografar em 1995, sob a influência de dois fotógrafos norte-americanos, Peter e Valerie Ambos  fotógrafos amadores e apaixonados pela arte. Sob a influencia dos amigos, Nakashima começou a produzir diversas imagens. A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Escolas e grupos de turistas podem agendar previamente visitas, inclusive para o horário noturno ou finais de semana, pelo telefone (44)3261-4294.

 

Dois professores foram nomeados pro-tempore como chefes de departamentos recém-criados na UEM.  A Portaria 726, do Gabinete da Reitoria (GRE), nomeia o professor Manoel Francisco Carreira, lotado no Departamento de Informática (DIN), como chefe do Departamento de Engenharia de Produção (DEP). E a Portaria 727-GRE, nomeia o professor Mário Rogério Scoaris, lotado no Centro de Tecnologia, como chefe do Departamento de Tecnologia (DTC). As portarias foram publicadas no dia 24 de julho e a posse dos novos chefes realizada no dia 28.

Amanhã (30), a partir das 19h, a Associação de Docentes da UEM (ADUEM) receberá a segunda fase da Conferência Livre de Segurança Pública. O Projeto de Apoio ao Dependente Químico (PADEQ), Programa de Prevenção e Tratamento do Dependente Químico (PROVENT) e Observatório das Metrópoles da UEM participam da coordenação da conferência.

 

O evento faz parte da programação da 1º Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), promovida pelo Ministério da Justiça, que, de acordo com o site oficial do evento (www.conseg.gov.br), objetiva superar os entraves que colocam o tema entre as três maiores preocupações dos brasileiros.

 

Em Maringá, a segunda fase da conferência debaterá os eixos temáticos propostos, com ênfase nos eixos 1 (gestão democrática: controle social, integração e federalismo) e 5 (prevenção social do crime e das violências e construção da paz). Serão formuladas propostas, para envio à etapa nacional. As inscrições poderão ser feitas no dia e local do evento, às 18h30. Mesmo quem não participou da primeira fase, poderá participar da segunda.

 

 

Serviço:

 

Segunda fase da Conferência Livre de Segurança Pública

30 de agosto, a partir das 18h30.

ADUEM - R. Prof. Itamar Soares, 305.

O Núcleo de Educação a Distância da UEM recebeu, por meio do Acordo de Parceria n.º 001/2009 firmado entre a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a doação de 157 livros, que compõem a Biblioteca Básica daquela Fundação. O objetivo é o fortalecimento da cidadania do Brasil, por intermédio da divulgação cultural da diplomacia no âmbito nacional. As obras ficarão no Nead para utilização dos professores vinculados aos cursos ofertados na modalidade de educação a distância.

A Comissão Própria de Avaliação da Universidade Estadual de Maringá (CPA/UEM) enfatiza a importância de os alunos de graduação da Instituição participarem da avaliação dos cursos. A não execução desse ciclo avaliativo pode prejudicar a revalidação do reconhecimento dos cursos. Os discentes respondem questões ligadas à auto-avaliação, à avaliação dos professores, das disciplinas cursadas no ano anterior, da estrutura da UEM e também ao estágio/TCC. Em novembro, os formandos poderão realizar a avaliação deste ano.

A avaliação é regulamentada pelo Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), estabelecido pela Lei Nº 10.861 de 14 de abril de 2004, e que se caracteriza como um sistema completo, abrangente e consistente. O Sinaes é constituído de 3 fases interdependentes e complementares: avaliação institucional – interna e externa; avaliação externa de curso; e Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Os alunos matriculados a partir do segundo ano do curso de graduação presencial podem responder o questionário no site www.npe.uem.br/ain, utilizando o número de RA e a mesma senha de acesso às notas pela DAA. Outras informações na CPA, fone 3261-4309 ou site www.cpa.uem.br.