Notas

A Farmácia Ensino da UEM estará fechada de 13 a 27 deste mês, em férias coletivas. Retorna às atividades no dia 28.  

O Diretório Central dos Estudantes realiza, nesta quinta-feira (9), a partir das 22h30, a Roda de Samba dos Amigos do DCE. O evento ocorrerá na sede da Afuem e é a última atividade do Diretório voltada para os estudantes antes do recesso acadêmico.
De acordo com o DCE, o evento é de cunho estritamente cultural e será aberto para a comunidade interna da UEM. A entrada é gratuita. Na portaria, será exigida a apresentação do RA. As atrações da noite serão as bandas "Disritmia Samba Club" e "Por Acaso", a última composta por alunos da UEM. Outras informações na secretaria do DCE, no telefone 3261-4205.

O prazo para devolução dos formulários para o Plano de Capacitação Técnico-Universitária para 2010 termina no dia 3 de agosto. Os setores que ainda não encaminharam os documentos devem fazê-lo no novo formulário. Os que já enviaram os pedidos para a PPG/CPT não precisam fazer a substituição. Outras informações pelo site www.ppg.uem.br, menu capacitação.    

A Universidade Estadual de Maringá, por meio do Departamento de Agronomia, e a Universidade de Alicante, Espanha, oferecem o Curso Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural, de 10 a 26 de agosto. Dividido em três módulos, será ministrado no anfiteatro Ney Marques, no período noturno. Serão repassados conhecimentos de diferentes áreas e escolas de pensamento sobre o cooperativismo e o desenvolvimento rural, contrastando experiências brasileiras, espanholas e do Mercosul.

Na programação, estão os seguintes assuntos: Cooperativismo Agrário Comunitário Europeu e Espanhol; O Bem-Estar no Meio Rural Espanhol; Cooperativa Integrada no Contexto do Cooperativismo Paranaense; Pensamento Cooperativo e sua Organização Social; Cooperativismo Agrícola e Agroindustrialização; Diagnóstico de Potencialidades Produtivas Locais: experiência de pré-incubagem do Núcleo de Economia Solidária da UEM; Os Movimentos Cooperativos no Processo de Integração Regional Mercosul; e Desenvolvimento Rural: o enfoque do meio de vida sustentável. Os professores são da UEM, da Universidade de Alicante, da Câmara de Cooperativismo do Mercosul - Uruguai/Argentina, da Cooperativa Integrada, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná/Ocepar e da UFPR.

Em sua quinta edição, o curso tem apoio da Integrada Cooperativa Agroindustrial, do Escritório de Cooperação Internacional, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Departamento de Geografia e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. As inscrições estão abertas até preencherem as 200 vagas. A taxa é de R$ 20,00. Outras informações pelo fone 3261-8921, site www.dag.uem.br/cooperativismo ou e-mail ohsilva@gmail.com ou ohsilva@uem.br.  

 

Termina, no próximo dia 4 de agosto, o prazo de inscrição de trabalhos para o XI Encontro Maringaense de Biologia (Emabi) e a XXIV Semana da Biologia, que serão realizados de 21 a 25 de setembro.

Os trabalhos devem abordar temas nas áreas de Biologia Celular e Genética, Bioquímica, Botânica, Ecologia, Fisiologia Humana e Animal, Morfologia Humana e Animal, Saúde, Zoologia e áreas afins.

Os resumos deverão ser redigidos em português, no Microsoft Word (fonte Times News Roman, tamanho 12, espaçamento simples) contendo os itens: Título do resumo, Nomes dos autores (sem abreviações), Introdução, Objetivo, Material e Métodos, Resultados, Conclusões, em no máximo 300 palavras. Ainda é necessário citar fontes financiadoras, Instituições dos autores e e-mail para correspondências.

Outras informações na secretaria do DBI, Bloco H-78, fone 3261-4312.

Fim das  inscrições para Especialização em Modelagem Estatística, que vão até sexta-feira, dia 10 de julho. E tem como o objetivo formar e aperfeiçoar os professores e profissionais para os novos métodos e técnica de software, capacitando-os para o desenvolvimento e aplicações de técnicas estatísticas em suas respectivas áreas de interesse, equilibrando a teoria e a pratica, bem como para atender as necessidades formar especialistas na área.  

As inscrições devem ser realizadas na secretaria do DES, que fica no bloco F-67. Os documentos necessários são fotocópia do diploma ou certificado de conclusão do curso superior, fotocópia do histórico escolar do curso de graduação, curriculum vitae atualizado, fotocópia do CPF e da carteira de identidade, duas fotos 3 x 4 recentes, além do preenchimento da ficha de inscrição.

A divulgação dos resultados da seleção será entre os próximos dias 13 e 17 e as matriculas entre 20 e 30 do próximo mês. O curso começará no dia 31 de julho e as aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 19 às 23 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. O investimento é de 18 parcelas de R$ 230,00, sem taxa de inscrição. Outras informações pelos telefones (44) 3261-4338 ou 3261-4739.