Notas

Os alunos do Instituto de Línguas e do Instituto de Estudos Japoneses da UEM, matriculados no segundo semestre de 2009 e com direito a descontos nas mensalidades dos cursos, podem solicitá-los até 7 de agosto. Os requerimentos devem ser entregues no Protocolo Geral. Quem já foi contemplado no primeiro semestre deste ano não precisa apresentar novo requerimento para o segundo semestre.

Poderão solicitar  55% de desconto nas mensalidades: servidor da UEM matriculado em curso de pós-graduação; acadêmico de curso de pós-graduação Stricto sensu matriculado como aluno regular na UEM; acadêmico de curso de graduação oferecido pela UEM, participante do PET, de Programas de Iniciação Científica e de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão; e monitores bolsistas e voluntários. Poderão solicitar 38% de desconto nas mensalidades: acadêmico de curso de graduação matriculado na  UEM; servidor integrante do quadro de pessoal da UEM, não  matriculado em cursos de pós-graduação, servidor aposentado e adolescente estagiário; filho de servidor da UEM e filho de servidor aposentado. O aluno que reprovar perderá o direito ao desconto das mensalidades.

O prazo para pedir isenção das mensalidades também termina no dia 7 de agosto. Os requerimentos devem ser entregues no Protocolo Geral, com os dados preenchidos (nome, lotação, curso matriculado no ILG ou IEJ, semestre em que está cursando e outros), com cópia do comprovante de matrícula, anuência/indicação do responsável pela Unidade em que está lotado e declaração de freqüência e aproveitamento do último estágio cursado. A isenção é concedida para um servidor de cada unidade administrativa (REI, ASP, ASC, PJU, HUM, PAD, PEC, PEN, PPG, PRH, PCU, CCA, CCB, CCE, CCH, CCS, CSA E CTC). Ao contrário do pedido de desconto, o de isenção deve ser feito todo semestre.

Com duas mesas-redondas e um debate será realizado, na sexta-feira (3), no anfiteatro do Nupélia, câmpus da UEM, um seminário sobre Segurança Pública e Política sobre Drogas: múltiplos olhares.

O evento será aberto às 8h40, com a presença de diversas autoridades, incluindo o reitor em exercício Mário de Azevedo, além de representantes do comando do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura Municipal, da Polícia Civil, da Receita Federal, do Conselho Municipal Anti-Drogas e do Observatório das Metrópoles/UEM.

Às 9h50, ocorrerá a mesa-redonda Segurança Pública e Políticas sobre Drogas: o olhar do Direito, seguida de debate. Às 13h30, será realizada a mesa-redonda Segurança Pública e Políticas sobre Drogas: o olhar da saúde. Às 15h20, ocorrerá a mesa-redonda Segurança Pública e Políticas sobre Drogas: o olhar social, seguida de debate. E, às, 17h10, haverá a apresentação da proposta de conferência livre para a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública: eixos temáticos.

O seminário é promovido pela Associação Maringaense de Apoio ao Amor Exigente (telefone 3262-2596), Centro de Controle de Intoxicações/CCI da UEM (telefone 2101-9127) e Unidade de Psicologia Aplicada/UPA da UEM (telefone 2101-9071).

 

O Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Farmácia, da Universidade Estadual de Maringá, aprovou o calendário de seleção dos candidatos para a turma de 2010 do curso de mestrado.

De acordo com o calendário aprovado, o período de inscrições será de 14 a 25 de setembro. No dia 30 de setembro será publicada a lista com as inscrições homologadas. A prova escrita e o resultado da mesma serão nos dias 5 e 19 de outubro, respectivamente. Os candidatos que se classificarem nessa prova deverão entregar o currículo no dia 20 de outubro, devendo passar ainda pela fase de entrevistas marcadas para os dias 21, 22 e 23 de outubro. O resultado final da seleção será publicado no dia 9 de novembro.

O Programa, em nível de mestrado, foi criado e recomendado pela Capes em dezembro de 2002, então com a denominação de Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas. O objetivo é capacitar mestres e pesquisadores em ciências aplicadas à farmácia, habilitando-os à prática da investigação científica para atender a demanda de instituições de ensino em saúde e promover ambiente  de discussão e entendimento sobre doenças e agravos que acometem o ser humano no sentido de desenvolver no aluno o pensamento crítico, tornando-o apto ao aprimoramento e à adequação de novas tendências em saúde.

O curso está sob a coordenação da professora Terezinha Inez Estivalet Svidzinski. Informações detalhadas no site  www.pbf.uem.br/ ou telefone 44 3261-4805.

As inscrições para o curso de extensão Conhecendo o computador e editando textos vão até 6 de julho. E devem ser realizadas na secretaria do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mud), das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. A taxa de inscrição é de R$ 15,00.

O curso será ministrado no laboratório de inclusão digital do Mudi, câmpus da UEM, sob a coordenação da professora Tânia Regina dos Santos Soares, é destinado à comunidade em geral.

As aulas ocorrerão nos dias 7 e 8 de julho, das 8 às 12 horas. Serão abordados os temas Iniciação ao uso de micromputadores e o uso do editor de textos word.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3261-4694.

A Universidade Estadual de Maringá, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, aceita inscrições de projetos para seleção de Bolsas de Iniciação Científica com vigência no período de 1º de agosto deste ano a 31 de julho de 2010. Os interessados têm prazo até o dia 6 de julho. A seleção está regulamentada pelo edital número 3/2009 da Divisão de Pesquisa da Universidade, que está disponível para consulta no site www.sgp.uem.br. O endereço serve para efetivar a inscrição. Os projetos apresentados devem ser novos e será aceito apenas um projeto por docente, de acordo com formulários específicos. O projeto de iniciação científica poderá prever, além do orientador e candidato a bolsista, um co-orientador. Detalhes pelo site ou fones (44) 3261-4102 e 3261-4569.  

As inscrições para a turma de 2009 do Doutorado em Geografia vão até sexta-feira (3). E devem ser feitas na secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia, no bloco H-12, sala 18.  Com área de concentração em Análise Regional e Ambiental, o Doutorado tem duas linhas de pesquisa: Análise Ambiental e Organização do Espaço Habitado. Serão aceitos 18 alunos.A prova escrita será em 20 de julho. Quem for aprovado na primeira fase, vai passar por uma entrevista que será marcada entre o dia 3 e 7 de agosto. As notas das provas e análise do currículo serão divulgadas no dia 19, junto com o resultado final.

Outras informações na secretaria do PGE, bloco H-12, sala 18. O telefone é o (44) 3261-4731; o site www.pge.uem.br e o e-mail sec-pge@uem.br