Notas

O Departamento de Estatística (DES), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove o curso de especialização em Modelagem Estatística , coordenado pela professora Rosangela Santana.

O curso proporcionará condições de formação e aperfeiçoamento para professores e profissionais, bem como uma perspectiva de atendimento imediato às necessidades de especialistas, além de atualizar a formação para a adoção de novos métodos e técnicas no uso de softwares.

 

A especialização também capacitará os participantes no desenvolvimento e aplicação de técnicas estatísticas em suas respectivas áreas de interesse, atendendo profissionais de diversas áreas do conhecimento científico e tecnológico.

As inscrições ainda podem ser feitas, gratuitamente, até o dia 10 de julho, na secretaria do DES, que fica no bloco F-67. Os documentos necessários são fotocópia do diploma ou certificado de conclusão do curso superior, fotocópia do histórico escolar do curso de graduação, curriculum vitae atualizado, fotocópia do CPF e da carteira de identidade, duas fotos 3 x 4 recentes, além do preenchimento da ficha de inscrição.

A divulgação dos resultados da seleção será entre os próximos dias 13 e 17 e as matriculas entre 20 e 30 do próximo mês. O curso começará no dia 31 de julho e as aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 19 às 23 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. O investimento é de 18 parcelas de R$ 230,00, sem taxa de inscrição. Outras informações pelos telefones (44) 3261-4338 ou 3261-4739.

Departamento de Geografia e o Programa de Pós-graduação em Geografia da UEM promovem a palestra “Generalidatdes y Aspectos Mineros de la Provincia de Catamarca-Republica Argentina Principais Yacimientos en Explotación”, ministrada pela professora Susana Fuentes, da Faculdade de Tecnologia e Ciências Aplicadas, da Universidade Nacional de Catamarca, Argentina. Será realizada no dia 23 de junho de 2009, as 19h30, bloco H-12, sala 14. (auditório do PGE).

A palestra faz parte de um convênio realizado entre a Secretária de Estado da Educação do Governo do Paraná (SEED) com o IES (Instituição de Ensino Superior) e o Grupo das Universidades do Norte Grande Argentino.

Outras informações no site: http://www.pge.uem.br/ 

O Centro Internacional de Tecnologia de Software (Cits) e o Sebrae estão selecionando profissionais para participarem do curso de Formação de Multiplicadores de Qualidade em Desenvolvimento de Software. O treinamento será realizado nos dias 6, 7 e 8 de julho, em Curitiba. É subsidiado pelo Sebrae, mas os participantes precisarão pagar o deslocamento e a estadia.

Haverá uma reunião informal com o consultor do Sebrae de Maringá, responsável pelo programa, para esclarecer os detalhes, nesta terça-feira, dia 23, das 15 às 16 horas, no Auditório do CTC, que fica no bloco C-67.

O Programa é voltado a consultores de TI. Por meio desta iniciativa, os participantes poderão ser contratados pelo Cits (Ctba) como instrutores/consultores, com remuneração por hora de trabalho.

A Universidade Estadual de Maringá está participando da Semana Nacional e Municipal de Prevenção, promovida pelo Conselho Municipal Antidrogas de Maringá, desde domingo (21) até 1º de julho. O evento marca o Dia Internacional de Combate ao Uso Indevido de Drogas (26 de junho). Entre as atividades, estão a banca de prevenção nas feiras, audiência pública com a aplicação da legislação (26/6, às 14 horas, na Câmara Municipal) e Seminário Segurança Pública e Política sobre Drogas (1º de julho na UEM).

Segundo o Comad, o desconhecimento, a indiferença e a omissão contribuem para o aumento do uso indevido de drogas e suas conseqüências, como a violência doméstica, atraso ou evasão escolar, acidentes no trânsito, doenças físicas e mentais, criminalidade.

Outras informações pleos fones: Comad - 3218-3131; Projeto de Apoio ao Dependente Químico da UEM - 2101-9070; e Projeto de Prevenção e Tratamento do Dependente Químico da UEM  -  3261-4266.

Cerca de 500 alunos de 15 escolas estaduais de Maringá e região participam do X Grande Festival Interpólos do Centro de Excelência Regional de Handebol, neste domingo (21), das 8h30 às 17 horas, no Ginásio Valdir Pinheiro. Na programação, competições de minihandebol, atividades de integração dos grupos e lanche.

O Centro de Excelência faz parte de um projeto de extensão do Departamento de Educação Física da UEM, em convênio com a Associação Maringaense de Handebol e parceria com a Unimed, a Secretaria de Esportes de Maringá e escolas públicas estaduais. Coordenado pelo professor Lourivaldo Teixeira, tem como objetivos a socialização da prática esportiva e a promoção e a estimulação do aprendizado de handebol. Para desenvolver as atividades, o Centro conta com 20 monitores, alunos da UEM, Cesumar e Uningá.