Notas

Viterbo, na Itália, recebeu, no dia 26, a comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) para uma vista à Universidade de Estudos da Tuscia. Entre eles, o reitor Décio Sperandio, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Com 30 anos de existência, a instituição congrega cerca de 10 mil alunos, com faculdades e cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas.
Um dos destaques dessa universidade é o setor de Ciências Agrárias, com cinco cursos de graduação, seis mestrados e 18 doutorados. Outro diferencial é o setor de Ciências Econômicas, no qual, 97% dos alunos formados conseguem emprego na profissão no primeiro ano após a formatura, perfazendo o melhor índice de toda a Itália, segundo dados oficiais.

O Centro Internacional de Tecnologia de Software (Cits) e o Sebrae estão selecionando profissionais para participarem do curso de Formação de Multiplicadores de Qualidade em Desenvolvimento de Software. O treinamento será realizado nos dias 6, 7 e 8 de julho, em Curitiba. É subsidiado pelo Sebrae, mas os participantes precisarão pagar o deslocamento e a estadia.

Haverá uma reunião informal com o consultor do Sebrae de Maringá, responsável pelo programa, para esclarecer os detalhes, nesta terça-feira, dia 23, das 15 às 16 horas, no Auditório do CTC, que fica no bloco C-67.

O Programa é voltado a consultores de TI. Por meio desta iniciativa, os participantes poderão ser contratados pelo Cits (Ctba) como instrutores/consultores, com remuneração por hora de trabalho.

De 20 de julho a 21 de agosto, a UEM inscreverá interessados em fazer o curso de especialização em História e Humanidades, na modalidade a distância.

O curso será ministrado durante nove meses, de setembro de 2009 a maio de 2010, via plataforma digital por internet. Isso significa dizer que o aluno poderá assistir às aulas, acessar os materiais didiáticos e científicos, fazer as atividades e solicitar apoio dos professores e dos orientadores, por meio de um computador, com acesso à internet, seja em casa, no trabalho ou na escola.

Para estas atividades, o curso utilizará recursos tecnológicos e de apoio do Núcleo de Educação a Distância da UEM (Nead). Serão oferecidas de 50 a 150 vagas.

Os candidatos deverão providenciar os documentos necessários e enviá-los para o Programa de Pós-Graduação em História (PPH). Os inscritos serão selecionados com base na análise do currículo vitae.

Além do PPH, o curso é promovido pelo o Departamento de História da UEM. Outras informações sobre o curso podem ser obtidas pelos telefones (44) 3261-4895 e 3261-4328. Os e-mails para contato são sec-pph@uem.br e angelopriori@uem.br.

 

A Universidade Estadual de Maringá está participando da Semana Nacional e Municipal de Prevenção, promovida pelo Conselho Municipal Antidrogas de Maringá, desde domingo (21) até 1º de julho. O evento marca o Dia Internacional de Combate ao Uso Indevido de Drogas (26 de junho). Entre as atividades, estão a banca de prevenção nas feiras, audiência pública com a aplicação da legislação (26/6, às 14 horas, na Câmara Municipal) e Seminário Segurança Pública e Política sobre Drogas (1º de julho na UEM).

Segundo o Comad, o desconhecimento, a indiferença e a omissão contribuem para o aumento do uso indevido de drogas e suas conseqüências, como a violência doméstica, atraso ou evasão escolar, acidentes no trânsito, doenças físicas e mentais, criminalidade.

Outras informações pleos fones: Comad - 3218-3131; Projeto de Apoio ao Dependente Químico da UEM - 2101-9070; e Projeto de Prevenção e Tratamento do Dependente Químico da UEM  -  3261-4266.

O Departamento de Estatística (DES), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove o curso de especialização em Modelagem Estatística , coordenado pela professora Rosangela Santana.

O curso proporcionará condições de formação e aperfeiçoamento para professores e profissionais, bem como uma perspectiva de atendimento imediato às necessidades de especialistas, além de atualizar a formação para a adoção de novos métodos e técnicas no uso de softwares.

 

A especialização também capacitará os participantes no desenvolvimento e aplicação de técnicas estatísticas em suas respectivas áreas de interesse, atendendo profissionais de diversas áreas do conhecimento científico e tecnológico.

As inscrições ainda podem ser feitas, gratuitamente, até o dia 10 de julho, na secretaria do DES, que fica no bloco F-67. Os documentos necessários são fotocópia do diploma ou certificado de conclusão do curso superior, fotocópia do histórico escolar do curso de graduação, curriculum vitae atualizado, fotocópia do CPF e da carteira de identidade, duas fotos 3 x 4 recentes, além do preenchimento da ficha de inscrição.

A divulgação dos resultados da seleção será entre os próximos dias 13 e 17 e as matriculas entre 20 e 30 do próximo mês. O curso começará no dia 31 de julho e as aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 19 às 23 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. O investimento é de 18 parcelas de R$ 230,00, sem taxa de inscrição. Outras informações pelos telefones (44) 3261-4338 ou 3261-4739.

Departamento de Geografia e o Programa de Pós-graduação em Geografia da UEM promovem a palestra “Generalidatdes y Aspectos Mineros de la Provincia de Catamarca-Republica Argentina Principais Yacimientos en Explotación”, ministrada pela professora Susana Fuentes, da Faculdade de Tecnologia e Ciências Aplicadas, da Universidade Nacional de Catamarca, Argentina. Será realizada no dia 23 de junho de 2009, as 19h30, bloco H-12, sala 14. (auditório do PGE).

A palestra faz parte de um convênio realizado entre a Secretária de Estado da Educação do Governo do Paraná (SEED) com o IES (Instituição de Ensino Superior) e o Grupo das Universidades do Norte Grande Argentino.

Outras informações no site: http://www.pge.uem.br/