Notas

O Projeto de Pesquisa sobre as Políticas Públicas de Educação, Esporte e Lazer nas 21 Comunidades Indígenas do Paraná vai receber recursos oriundos de três ministérios: Esporte, Educação, Ciência e Tecnologia. Serão R$ 117 mil, dos quais boa parte será destinada a subsidiar o trabalho de bolsistas de graduação e pós-graduação.

Com esses recursos, o projeto do Departamento de Educação Física (DEF) pretende analisar a realidade das aldeias, considerando a relação das políticas públicas em sua totalidade e, também, as manifestações culturais dos povos Guarani, Kaigang, Xonkleng e Xetá, especialmente suas práticas corporais originais. A pesquisa será coordenada pelo professor Giuliano Pimentel, do DEF, com a participação de pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Corpo, Cultura e Ludicidade, também do DEF, e do Laboratório de Arqueologia e Etnologia Etno-História (TULHA).

A equipe abriu o projeto à participação de acadêmicos envolvidos na questão indígena, dos diferentes cursos e independente da origem étnica. Os alunos de graduação e pós-graduação interessados em atuar no trabalho devem enviar mensagem para ggapimentel@uem.br, solicitando a inscrição num curso de extensão que será organizado com objetivo de capacitar e selecionar bolsistas e voluntários.

Outras informações também podem ser obtidas na secretaria do DEF, pelo telefone (44) 3261-4315.

 

O vocalista da banda Vanguart, Hélio Flanders, fala com exclusividade, no programa Zombilly no Rádio, sobre o show que a banda fará na próxima semana em Maringá. Comandado por Andye Iore, o programa será veiculado na UEM FM, 106,9, neste sábado (6), a partir das 18 horas, e também pode ser ouvido pela internet em www.uem.br.

Flanders atendeu o jornalista Iore em meio às gravações em São Paulo de músicas do terceiro disco que será lançado em 2010. O músico falou como será o show em Maringá, das diferenças da primeira apresentação na cidade em 2007, de como a banda saiu do meio independente para assinar com uma grande gravadora, o motivo de ter lançado o segundo disco no começo deste ano ao vivo e não de estúdio, entre outros assuntos.

Flanders também escolheu e comentou músicas que serão tocadas no programa. Entre elas Vanguart, Velvet Underground, Tom Waits, Buffalo Springfield. O Vanguart toca em Maringá na próxima quinta-feira, às 19 horas, no Teatro Calil Haddad, no festival Junho Rock. O programa radiofônico vai sortear um ingresso para o show.

Os programas anteriores e fotos e informações sobre os bastidores do programa estão em www.zombilly.blogspot.com.

Prorrogadas, até amanhã (10), as inscrições para o evento de extensão Subsídios Teórico-Metodológicos para a Ação Docente VI: teoria e prática no ensino e na aprendizagem da leitura e da escrita. As atividades serão realizadas, também a partir de amanhã, dia 10, e nos dias 16, 17, 23 e 24 deste mês, das 19 às 23 horas, nos anfiteatros Ney Marques e do Nupélia, e na sala do Laboratório de Apoio Pedagógico (LAP), no bloco I-12.

A iniciativa é do LAP, vinculado ao Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM. O evento é voltado para alunos e professores que atuam na educação. Na pauta, discussões sobre A Teoria e a Prática no Ensino e na Aprendizagem da Leitura e da Escrita: histórico, concepções e metodologias; A Leitura e a Escrita na Educação Básica: desafios e possibilidades; A Leitura e a Escrita nas Diferentes Áreas do Conhecimento: dificuldades e possibilidades; A Leitura e a Escrita na Educação Especial; e Compartilhando Materiais, Jogos e Práticas de Alfabetização, Leitura e Letramento.

As inscrição devem ser feitas, no LAP, bloco G-34, sala 4, de manhã, tarde e noite. Outras informações pelo fone 3261-4897 (ramal 30) ou site www.dtp.uem.br/lap/eventos.

O Núcleo de Processamento de Dados – Supervisão de Cursos e Apoio ao Usuário (laboratórios e setor de manutenção) sairá do bloco 104 e se mudará para o bloco 110 na próxima semana. Em decorrência desse fato, o atendimento às comunidades interna e externa voltará ao normal somente no dia 15.

A Associação SER (Sociedade Eticamente Responsável) realiza o I Encontro SER Voluntário na terça-feira (9), a partir das 14 horas, no Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá. Os participantes conhecerão a entidade e os treze projetos desenvolvidos. Marcelo Galdioli, relações públicas da SER, falará sobre voluntariado e cidadania, como ser um voluntário transformador e sobre os projetos da ONG.

Na ocasião, serão divulgadas as vagas disponíveis em cada projeto. Todos eles são desenvolvidos por voluntários. O evento é aberto a toda comunidade. Outras informações pelo fone 3031-5868 ou 3261-4940.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM realiza, no dia 10, uma reunião com os interessados em participarem da apresentação e discussão sobre o Edital 006/2009 – Minc/Proext (Programa de Extensão Universitária para a Área Cultural). A reunião será no auditório da Fadec, bloco 36, a partir das 9h30. Informações sobre o edital pelo site http://proext. cultura.gov. br/edital2009.