Notas

O curso de Direito da Universidade Estadual de Maringá promove a palestra A Crise Ambiental à Luz do Direito, amanhã (3). O tema será abordado pelo professor Antonio Lorenzoni Neto, do Departamento de Direito Privado e Processual da UEM, a partir das 19h30, no anfiteatro do Nupélia, bloco H-90. Durante o evento, também será o lançamento da Ação Educação Ambiental 2009/2010, que faz parte do Projeto de Extensão Os Direitos de Cidadania e Meio Ambiente. As atividades fazem parte da comemoração da Semana Mundial do Meio Ambiente. A presença valerá para os acadêmicos dos 2º e 3º anos de Direito noturno.

O Laboratório de Apoio Pedagógico (LAP), vinculado ao Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM, promove, no próximo mês, o evento de extensão Subsídios Teórico-Metodológicos para a Ação Docente VI: teoria e prática no ensino e na aprendizagem da leitura e da escrita. Voltado para alunos e professores que atuam na educação, o evento recebe as inscrições até 8 de junho, no LAP, bloco G-34, sala 4, de manhã, tarde e noite.

Na pauta, discussões sobre A Teoria e a Prática no Ensino e na Aprendizagem da Leitura e da Escrita: histórico, concepções e metodologias; A Leitura e a Escrita na Educação Básica: desafios e possibilidades; A Leitura e a Escrita nas Diferentes Áreas do Conhecimento: dificuldades e possibilidades; A Leitura e a Escrita na Educação Especial; e Compartilhando Materiais, Jogos e Práticas de Alfabetização, Leitura e Letramento. As atividades serão realizadas nos dias 10, 16, 17, 23 e 24 de junho, das 19 às 23 horas, nos anfiteatros Ney Marques e do Nupélia, e na sala do LAP, bloco I-12.

Outras informações pelo fone 3261-4897 (ramal 30) ou site www.dtp.uem.br/lap/eventos.

A Comissão Permanente de Formatura da UEM inicia as reuniões Pró-Formatura 2009 na próxima semana, na Sala dos Colegiados Superiores, na Reitoria, a partir das 17h30. Na segunda-feira (8), será para os cursos vinculados ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH); no dia 9, para os dos centros de Ciências Sociais Aplicadas (CSA) e Ciências da Saúde (CCS); no dia 10, para os cursos ligados aos centros de Ciências Agrárias (CCA), Ciências Biológicas (CCB), Ciências Exatas (CCE) e de Tecnologia (CTC).

O Cerimonial solicita aos cursos que não entregaram as Fichas de Informações o façam até esta quinta-feira (4), caso contrário, não poderão participar da votação dos oradores de cada formatura. Outras informações pelo fone 3261-3885.

O Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá promove o IV Encontro dos Corais no dia 10, a partir das 20 horas, no Cine Teatro Plaza. Vão se apresentar o Coro Feminino do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, o Coral da Escola de Música, os Coros do Laboratório de Regência, o Coro de Câmara, o Coral Infanto-Juvenil e o Coro do Curso de Graduação em Música, sob direção musical de Andréia Anhezini e Paulo Lopes. Também está prevista a participação da Orquestra de Câmara do DMU. A entrada para o evento, que homenageia Heitor Villa-Lobos, é franca.

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) aceita inscrições para a turma de 2009, a partir do dia 15 até 3 de julho. O doutorado, com área de concentração em Análise Regional e Ambiental, tem duas linhas de pesquisa: Análise Ambiental e Organização do Espaço Habitado. Serão aceitos 18 alunos.

A homologação das inscrições e projetos será no dia 7 de julho. A prova escrita será em 20 de julho. Quem for aprovado na primeira fase, vai passar por uma entrevista que será marcada entre o dia 3 e 7 de agosto. As notas das provas e análise do currículo serão divulgadas no dia 19, junto com o resultado final.

Outras informações na secretaria do PGE, bloco H-12, sala 18. O telefone é o (44) 3261-4731; o site www.pge.uem.br e o e-mail sec-pge@uem.br.

Na próxima sexta-feira (4), no Rio de Janeiro, o professor da UEM Sidnei J. Munhoz participa do lançamento do livro Impérios na História (Editora Elsevier/Campus). A obra foi organizada por ele, em conjunto com Francisco Carlos Teixeira da Silva e Ricardo Cabral. O livro ainda conta com a participação de dois outros professores do Departamento de História da UEM: João Fábio Bertonha e José Henrique Rollo Gonçalves.