Notas

O Programa de Pós-Graduação em Física da UEM está com inscrições abertas para o mestrado e doutorado até 30 de junho. A área de concentração é em Física da Matéria Condensada. As linhas de pesquisa são em Fenômenos Fototérmicos, Fluidos Complexos, Preparação e Caracterização de Materiais Especiais e Física Estatística e Transição de Fase. O Programa conta com o conceito 5 da Capes. Outras informações na secretaria do PFI, bloco G-68, sala 7, fone 3263-4623, site www.pfi.uem.br ou e-mail sec-mfi@uem.br.

O Museu da Bacia do Paraná da Universidade Estadual de Maringá realiza a exposição A História de Maringá Contada por seus Traçados e pelas Marcas de sua População, dentro do Projeto Veja com as Mãos, de 1º a 30 de junho. A intenção é permitir aos cegos ou pessoas com grande deficiência visual a visualização do acervo do Museu pelas mãos. Os visitantes poderão tocar os artefatos, como painéis fotográficos, instrumentos de trabalho rural e urbano, doméstico, indígenas, de lazer, e ler as explicações em braile. Além disso, haverá 15 maquetes confeccionadas por alunos de Arquitetura e de Geografia da UEM, que retratam o espaço geográfico, relevo de Maringá, área de colonização da Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná, parte do Plano Piloto de Maringá e alguns marcos culturais da cidade.

O Projeto Veja com as Mãos desenvolve desde outubro de 2008 um novo olhar na inclusão e acessibilidade. É feito em parceria com Associação de Mestres, Amigos ao Deficiente Visual, com recursos financeiros do Proext – Extensão Universitária e Cultura. A exposição é promovida pela UEM e pela Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei, conta com patrocínio da Petrobrás e apoio do Fundo Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura, do Ministério da Educação, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Diretoria de Cultura, Museu da Bacia do Paraná, da UFTM e da Amaadevi.

Serviço: Museu da Bacia do Paraná, bloco Q-02, ao lado da Reitoria. Horário: segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Agendamento de visitas pelo telefone (44) 3261-4294.

A peça teatral O Auto da Barca do Fisco será apresentada em Santa Catarina no início de junho. No dia 2, a apresentação será no teatro da Univali, a convite da Delegacia da Receita Federal em Itajaí, com o objetivo de sensibilizar os servidores da Receita Federal e professores da rede municipal de ensino para a necessidade de desenvolver ações na área de educação fiscal. No dia 3, a convite da Delegacia da Receita Federal em Florianópolis, o espetáculo será visto no teatro da Universidade Federal de Santa Catarina. Já no dia 4, no auditório da Justiça Federal de Santa Catarina, a peça será dirigida aos servidores do órgão, com o objetivo de introduzir conceitos da educação fiscal e sensibilizá-los para desenvolver ações dentro do tema. Nesse dia, servidores de todas as unidades da Justiça Federal em Santa Catarina poderão assistir à peça por teleconferência.

O texto é do professor Marcílio Hübner de Miranda Neto, da Universidade Estadual de Maringá, baseado nas obras de Gil Vicente e Ariano Suassuna. Segundo Miranda Neto, o espetáculo faz uma crítica à corrupção de alguns líderes na sociedade contemporânea, em especial, no que se refere ao desvio ou à má utilização do dinheiro público. A peça pretende conscientizar as pessoas para a cidadania e faz parte de um trabalho maior de Educação Fiscal, desenvolvido pela Associação SER (Sociedade Eticamente Responsável) para sensibilizar a sociedade para a função socioeconômica do tributo. Nesta função, o aspecto econômico refere-se à otimização da receita pública, e o aspecto social diz respeito à aplicação dos recursos em benefício da população.

Por meio das falas dos personagens são apresentados princípios e conceitos da Educação Fiscal, bem como os dilemas éticos vividos pelo cidadão e pelo governo no tocante a arrecadação dos tributos e sua adequada aplicação. A peça foi estruturada para gerar parâmetro de comparação entre os personagens que exercem seu papel social e profissional com responsabilidade e ética e aqueles que buscam apenas vantagens pessoais e agem de forma desonesta. Os personagens foram inspirados em exemplos do cotidiano noticiados na mídia.

A próxima edição do programa UEM nos Bairros será no Conjunto Requião, neste domingo (31). As atividades serão desenvolvidas das 14 às 18 horas, na Praça Miguel de Oliveira, em frente ao Posto de Saúde do Bairro. Estão previstas apresentações artísticas e culturais de grupos da UEM, entre eles, o Fogança e o TAP Sapateado, e de grupos do bairro. As crianças poderão se divertir também com muitas brincadeiras e recreação. Além disso, a população poderá ter acesso a várias informações na área da saúde. O programa é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM.

O programa Ponto & Contraponto, da Rádio UEM FM, debaterá, nesta sexta-feira (29), a partir das 11 horas, o tema Por que ler os clássicos 2.

A discussão envolverá os professores doutores José Beluci Caporalini, do Departamento de Filosofia; Luiz Roberto Evangelista, do Departamento de Física; e Luiz Hermenegildo Fabiano, do Departamento de Fundação da Educação, todos da UEM.

O Ponto & Contraponto acontece todas as sextas-feiras, ao vivo, na freqüência 106,9 MHz. O objetivo do programa é fomentar o debate de idéias para gerar reflexão crítica e cidadania.

A Aiesec é a maior organização global gerida totalmente por universitários e busca jovens dispostos a realizarem intercâmbio profissional em um dos 105 países em que está presente. O trabalho pode ser realizado na área de formação acadêmica do candidato ou em projetos de desenvolvimento social.

Os interessados devem se inscrever até esta quinta-feira (28), pelo site www.aiesec.org.br/maringa. Para concorrer a uma vaga é necessário ser universitário ou recém-formado, ter até 30 anos de idade e disponibilidade para realizar o intercâmbio nos próximos três dias. Outras informações no escritório da entidade, na UEM, bloco D-67, sala 104, ou fone 3261-3688.