UEM 40 anos: comemoração junto à sociedade

Maringá tinha apenas 23 anos de fundação quando o governador, Paulo Pimentel, assinou, no dia 28 de janeiro de 1970, o Decreto Lei criando a Universidade Estadual de Maringá. Em 11 de maio de 1976, quando Maringá acabava de completar 29 anos, outro decreto era publicado, agora pelo Governo Federal. Era o decreto de reconhecimento da Instituição
Passados quatro décadas, a UEM reconta sua história e comemora as conquistas acumuladas ao longo desses anos.
O Programa Neiab (Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros) e o Grupo de Estudos Religafro realizarão o I Axé Maringá e Região - Cidadania, Igualdade e Tolerância Religiosa, que se inicia no dia 13 deste mês, no câmpus da Universidade Estadual de Maringá. O evento visa promover a maior visibilidade das religiões afro-brasileiras da região metropolitana de Maringá (Maringá, Sarandi, Paiçandu, Marialva, Mandaguari, e outras) e dos respectivos envolvidos, que lutam pela conquista de direitos e da cidadania plena, pelo respeito à identidade cultural e contra a intolerância religiosa. Outro objetivo do evento é fornecer subsídios para a aplicabilidade da lei 10.639/2003, que dispõe sobre o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira.
Começa, nesta sexta-feira (7), o III Encontro Maringaense de Análise do Comportamento (Emac). As atividades serão realizadas até sábado (8), no Auditório do Nupélia, na UEM. A programação desse ano prevê a participação de grandes profissionais e pesquisadores brasileiros que discutirão aspectos teóricos e aplicados da Análise do Comportamento, e questões referentes à filosofia do Behaviorismo Radical.
UEM e Comunidade, também conhecido por UEM nos Bairros, no dia 23 de maio. O evento marca as comemorações do aniversário de 40 anos da Universidade, e terá como tema Comunidade na UEM. As atividades serão desenvolvidas das 10 às 17 horas, no câmpus sede (estacionamento paralelo a Rua Lauro Werneck).
Na programação, atividades culturais, recreativas e de orientações à população, como na área da saúde.