Programa ajuda a lidar de forma saudável e planejada com o processo de transição da aposentadoria

Em 17 de junho é comemorado o Dia do Funcionário Público Aposentado, homenageando aqueles trabalhadores que dedicaram anos de vida exercendo as mais diferentes funções públicas e agora usufruem dos benefícios da aposentadoria.

A data é uma boa oportunidade para apresentar o Aposentação, um novo programa desenvolvido pelo Departamento de Psicologia da UEM que visa trabalhar aspectos técnicos e emocionais que essa mudança traz para quem se aposentou recentemente ou está prestes a se aposentar.

Sob orientação do professor Lucas Martins Soldera, seis acadêmicas do último ano de Psicologia estarão à frente das dinâmicas que irão trabalhar temáticas e técnicas previstas no Projeto, propondo um espaço de discussão, reflexão e troca de informações. A ideia é ajudar a lidar de forma saudável e planejada com aspirações e expectativas da aposentadoria.

A ideia é ajudar a lidar de forma saudável e planejada com aspirações e expectativas da aposentadoria

O Aposentação é voltado para servidores da UEM e abrange pessoas que já se aposentaram há um ano ou que estão prestes a atender ou já atendem todos os critérios legais para a solicitação do benefício.

Lucas Soldera explica que as atividades serão feitas de forma dinâmica, buscando a interação e a troca de experiências entre os participantes. Os temas abordarão várias questões que já estão pré-definidas, mas nada impede a introdução de outros conteúdos direcionados segundo o perfil do grupo.

Além disso, os encontros terão a contribuição de outros especialistas para tirar dúvidas e agregar o diálogo. “A ideia é trazer profissionais da área financeira e econômica, assistência social, direito e outros segmentos, contribuindo para promover uma transição tranquila”, destaca o orientador do projeto.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, até dia 25 de junho, presencialmente na Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT). Ou então através de um formulário on-line disponível neste link.

Com previsão de duração de três meses, com encontros semanais, sempre às terças-feiras, as atividades vão começar no dia 6 de agosto, na sala de treinamento da TDE, no subsolo da Biblioteca Central.

Os participantes se dividirão em dois grupos no período da manhã e mais dois no período vespertino, com cerca de 15 pessoas por turma. “Esses horários foram pensados para alcançar e encaixar o maior número de servidores possíveis”, informa Soldera.

Sobre o projeto

O projeto começou a ser estruturado no ano passado também com a participação de acadêmicos do último ano de graduação em Psicologia. O grupo preparou um relatório a partir da coleta de dados sobre os servidores da Universidade e idealizaram como o trabalho poderia ser feito.

Os atendimentos começam a ser feitos a partir deste ano, contando com a participação das acadêmicas Ana Roberta Pequino Tanus Amari, Isabella Almeida Carreteiro, Lígia Sayuri Murassaki, Luna Carulina Mendes Filgueiras, Joicy Vinci Schuenck e Nicoli Guerra de Souza.

O levantamento aponta que o público-alvo do projeto engloba 900 servidores, entre os que já se aposentaram recentemente e os que estão prestes a se aposentar , segundo informa a estudante Luna Mendes Filgueiras.
Isabella Carreteiro diz notar um bom interesse pela iniciativa conforme a divulgação do projeto atinge os diferentes setores e, por isso, espera grande número de inscrições.
Lucas Soldera salientou que pela importância do projeto espera que ele tenha continuidade e se torne uma política institucional da Universidade, valorizando o funcionário público e colaborando com o processo de preparação para a aposentadoria.
A iniciativa tem apoio da Unidade de Psicologia Aplicada (UPA), da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), do Serviço de Medicina e Segurança do Trabalho (SESMT), e da Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT).
Para outras informações entre em contato com o Departamento pelo ramal 4291 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Por: Isabela Valentim
Fotos: Guilherme Sartori