Alguns procedimentos nesta política já são adotados em grandes universidades brasileiras e do exterior

Fotos da ASC/UEM

O reitor eleito da UEM, Julio Damasceno, diz que haverá mudanças na área de recursos humanos, a começar pela otimização de rotinas e humanização do ambiente de trabalho.

["Existem pessoas que gostariam de sair do setor onde estão para desenvolver uma outra atividade muita ligada as suas próprias potencialidades"]

Conforme ele, na campanha surgiu o anseio dos servidores de que seja flexibilizada a gestão de pessoas na Universidade. "Existem pessoas que gostariam de sair do setor onde estão para desenvolver uma outra atividade muita ligada as suas próprias potencialidades", afirma o reitor.

A Reitoria vai verificar como isso pode ser feito e, segundo Damasceno, em outras universidades, especialmente do exterior, esta rotatividade é muito comum.

Para o reitor eleito, é preciso melhorar a eficiência de rotina, pois tem muita repetição de procedimento, alguns estafantes. "Precisamos melhorar em termos de equipamentos, investimentos em tecnologia e informação, porque daí vamos conseguir fazer com que muitas operações braçais e físicas sejam minimizadas, otimizadas, e as pessoas menos sobrecarregadas", diz.

[“A não reposição do quadro de pessoal tem causado sobrecarga de trabalho para muitas pessoas. Muitas vezes existe um servidor trabalhando por três e isso é insustentável"]

Outra providência será desenvolver ações que garantam a reposição urgente do quadro de servidores. “A não reposição do quadro de pessoal tem causado sobrecarga de trabalho para muitas pessoas. Muitas vezes existe um servidor trabalhando por três e isso é insustentável", diz.

Para convencer o próximo governador ou governadora a autorizar os concursos visando a reposição de servidores e a expansão do quadro, ele diz que é preciso ter estratégia. E esta estratégia passa pela mobilização das forças políticas e da sociedade organizada de Maringá e das cidades onde a UEM tem seus câmpus.

Segundo o vice-reitor eleito, Ricardo Dias Silva, o objetivo para os próximos quatro anos é focar no planejamento e na reforma administrativa. No caso do planejamento, um exemplo é o encaminhamento, no COU, da transformação da Assessoria de Planejamento (ASP) em Pró-Reitoria de Planejamento e Controle. E no caso da reforma administrativa, uma das ações é a regulamentação dos câmpus regionais.

[No hospital universitário, será realizada a eleição para os cargos que, segundo o reitor, diminui a tensão na relação entre as pessoas]

No hospital universitário, será realizada a eleição para os cargos que, segundo o reitor, diminui a tensão na relação entre as pessoas.

"Assumindo, procederemos a escolha do superintende e dos diretores. Este grupo vai desenvolver um trabalho para que se faça a migração para o novo desenho do hospital, que não é igual ao desenho atual. Teremos que realizar uma transição, que, ouvindo os servidores do HUM, vai definir como será implementado o processo de eleição no órgão", descreve Damasceno.

Ele anuncia ações concretas de promoção à saúde para a comunidade universitária, baseadas em iniciativas envolvendo, por exemplo, os departamentos de Educação Física, Enfermagem, e Medicina, aproveitando as estruturas de atendimento da UEM. Há um projeto sendo configurado, na área de promoção à saúde, envolvendo não apenas atividades físicas e mentais, mas também focado na orientação nutricional.

Ainda dando das ações de valorização do servidor, a nova gestão vai trabalhar para que haja uma revisão do Plano de Cargos e Salários, a consolidação do centro de esportes, cultura e lazer e o projeto de ampliação do atendimento psiquiátrico e psicológico no Ambulatório Médico e de Enfermagem.

Quanto ao Centro de Convenções, outra obra parada, ele revela que há recursos em caixa para praticamente terminar a edificação. Da campanha eleitoral, Damasceno diz ter percebido que há uma fração majoritária dos servidores que avalisou a gestão atual, mas que existe uma parte significativa apontando por desejo de algumas mudanças. “Já incorporamos isso em nosso plano de ação e quero dizer para a comunidade acadêmica que iremos promover uma série de mudanças para contemplar aquilo que ouvimos", diz.