Predadora de livros

Texto e fotos: Natália Luvizeto

O calendário marcava a virada de milênio quando Marta Bellini, professora associada do Departamento de Fundamentos da Educação, decidiu começar um ambicioso e cativante projeto: a criação de uma biblioteca em sua própria casa.

O sonho nasceu de uma iniciativa chamada Café com Ciência, criado por ela para levar conhecimento e atividade científica para a comunidade. Daí para a criação da biblioteca não demorou muito.

A intenção inicial era abrir espaço para que as crianças da Vila Esperança, lugar onde mora até hoje, tivessem acesso à leitura. O projeto tomou uma proporção maior do que o esperado e durante três anos sua biblioteca particular foi um lugar de ensino, de experimentos e de convivência com as crianças do bairro e também com os acadêmicos da UEM, a maioria orientados por ela.

Das tantas histórias que coleciona, Marta relembra dos encontros que realizava com blogueiros e das sessões de cinema que fazia na biblioteca, que também eram frequentadas pelos discentes.

Ela destaca que a construção do espaço teve a participação de Valter Dubiela, então aluno de Arquitetura e Urbanismo na UEM. A biblioteca era apenas um sonho quando a professora compartilhou a ideia em uma conversa informal com Valter. Animado com o projeto, o então aluno de arquitetura incentivou Marta Bellini a tirá-lo do papel. Foi além, acabou presenteando-a com o projeto da obra, que não demoraria a começar. “Foram quatro meses até a biblioteca ser inaugurada”, diz a professora, relembrando a ebulição que foi aquele período de reforma.

[Marta, trouxe alguns livros]

Por falta de recursos, o ambiente é improvisado com estantes, guarda-roupa e móveis de cozinha que foram adaptados para para armazenar os inúmeros livros. Nem por isso, o espaço perdeu o charme. Quanto aos livros, Marta conta que alguns eram comprados, mas que em geral ganhava muitos exemplares. “Até hoje tem gente que aperta a campainha e fala: Marta, trouxe alguns livros”.

A professora conciliava a rotina entre a docência na UEM, os projetos da biblioteca e os textos do blog Cacarecos da Marta, no qual fazia resumos e fichamentos de livros. Atualmente a biblioteca e o blog estão em compasso de espera por falta de tempo e recursos. Mas a professora adianta que tem planos para retomá-los no ano que vem.

[Desde pequena fui iniciada nos livros]

A relação de Marta Bellini com a literatura começa muito antes da biblioteca. A inspiração veio por meio de uma tia avó que escrevia poesias e lhe dava para ler. Em pouco tempo aquela menina se encantaria com o mundo das letras e a paixão pelos livros crescesse a cada novo exemplar lido. “Eu entrava nos livros e vivia a história intensamente. Almoçava com a personagem, chorava, sorria...”, declara a professora.

Naqueles tempos, a literatura lhe impulsionava para “viajar” muito além dos limites da pequena Porto Ferreira, município do interior de São Paulo. Os livros, segundo ela, lhe ajudaram a ir longe e a ganhar um olhar diferente do mundo. Então ler já não era suficiente, Marta queria passar adiante sua paixão.

"Com 13 anos, decidi trabalhar na biblioteca da escola fazendo propaganda dos livros para os colegas, incentivando a prática da leitura. Um tempo depois, comecei a vender livros e a participar de um clube de leitura lá em Porto Ferreira".

“Sou uma predadora de livros”, é assim que Marta se autodenomina, referindo-se a quantidade de livros que lê por ano. Existe inclusive uma disputa entre ela e um colega da Universidade, para ver quem consegue ler mais livros. “Sempre perco”, confessa. Mas garante que compete em igualdade de condições.

Muito mais do que apenas uma história, para Marta Bellini, os livros têm a capacidade de humanizar, de trazer a poesia à vida, “A cada final de ano eu mergulho na literatura para resgatar aquilo que eu chamo de humanidade “.

[Foi aqui que me encontrei]

Marta cursou Ciências Biológicas e logo depois decidiu fazer mestrado em Educação. Quando terminou o mestrado começou a procurar emprego, prestou concurso para várias universidades até entrar na UEM em 1986. Marta chegou e logo conquistou amigos, conheceu muitas histórias e fez parte de outras tantas também. “Foi aqui que me encontrei”, sintetiza

A professora, que já era engajada em movimentos sociais, chegou e já abraçou a luta estudantil. Quem a conhece sabe que ela não é de meias palavras. “Se tiver que falar eu falo”, diz a professora que não tolera o desrespeito. Polêmica, suas posições firmes normalmente garantem repercussões para além dos muros da Universidade. Mas são exatamente elas que conquistam muitos seguidores, inclusive nas redes sociais.

Controvérsias à parte, a predadora de livros natural de Porto Ferreira finaliza a conversa reforçando que a leitura lhe trouxe muitos ganhos. Se é verdade que a vida imita a arte? Difícil dizer. O fato é que pode testemunhar, no cotidiano, a repetição de muitas histórias que acompanhou na ficção.