Notas

Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, de Sarandi, integrantes do Programa Jovem Agricultor Aprendiz, visitaram o Horto de Plantas Medicinais Professora Irenice Silva, da Universidade Estadual de Maringá, no dia 16 deste mês. O objetivo foi apresentar aos visitantes de forma dinâmica os conteúdos abordados no programa, como horticultura, caracterização do solo e diferenciação de plantas, além de promover maior comprometimento e motivação pessoal e trabalho em equipe.

O Programa Jovem Agricultor Aprendiz é voltado para adolescentes e jovens de 14 a 18 anos, inseridos no contexto de atividades agrossilvipastoris, visando promover conhecimento e qualificação de aprendizagem profissional rural.

Estão abertas, até 6 de outubro, as inscrições para participar dos XXI Jogos dos Servidores da UEM (Josuem 2011), que serão realizados de 10 a 31 do próximo mês. Serão disputadas as seguintes modalidades esportivas: atletismo, basquete, bocha, bolão, boliche, canastra, dama, dominó, futebol suíço, futsal, malha, natação, peteca, sinuca, tênis de campo, tênis de mesa, truco, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

Além das disputas internas, os Josuem servirão como seletiva para os Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná (Josuepar 2011), que serão realizados em Londrina de 17 a 20 de novembro. Participarão cinco universidades estaduais: UEL, UEM, UEPG, Unicentro e Unioeste.

Podem participar dos Jogos servidores da UEM (professores e funcionários técnicos), da ativa e aposentados, masculino e feminino. As inscrições são gratuitas e devem ser encaminhadas ao e-mail sec-cdr@uem.br ou feitas pessoalmente na secretaria da CDR, bloco M-6, sala 20, fone 3011-4314 e site www.def.uem.br.

A PRH informa que o grupo de trabalho instituído para estudar a revisão da lei 15.050/2006, que trata da carreira técnica universitária, concluiu, na semana passada, as discussões necessárias para a apresentação de propostas. Conforme instruções da Seti, estas propostas serão submetidas à análise pela comunidade, por meio de consulta pública, quando todos poderão se manifestar livremente, cujas opiniões serão analisadas oportunamente. O grupo de trabalho foi instituído por meio da resolução 135/2011 – Seti e é formado por representantes das pró-reitorias de Recursos Humanos das instituições de ensino superior (IES) do Paraná.    

A Universidade Estadual de Maringá realizou, entre os dias 19 e 21 deste mês, o I Simpósio de Plasticidade Neural Entérica. O simpósio reuniu pesquisadores do Brasil e de países da Europa, América do Norte e Oceania que trabalham em áreas estratégicas do Sistema Nervoso Entérico. Participaram aproximadamente 180 pessoas. Além das palestras, houve apresentação de 49 trabalhos em paineis e de 12 em forma oral.

Entre as palestras, o destaque foi para “Neuronal plasticity in enteric neuropathies and the possibilities of stem cell  based therapies”, proferida pelo professor John Furness, coordenador do laboratório  neurociência Autonômica da Universidade de Melborne na Austrália.

Os organizadores do evento destacaram que muitos contatos importantes foram feitos, além da grande qualificação do público visitante. Outro aspecto positivo foi a divulgação da atuação e os resultados obtidos pelo Grupo de Pesquisa em Neurônios Entéricos da UEM, e do espaço Segundo Cérebro, existente no Museu Dinâmico Multidisciplinar (Mudi), um espaço destinado à popularização da ciência.

A coordenadora do evento, professora Jacqueline Nelisis Zanoni, finalizou dizendo: “encerramos esse evento com a certeza do dever cumprido e ciente de que o grupo de pesquisa em Neurônios Entéricos teve o retorno almejado, dentro de suas linhas de atuação, tanto extensionistas, quanto de pesquisa”. O simpósio foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e pelo Mudi.


A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura em parceria com o câmpus de Goierê e o Núcleo Regional de Educação, promoveram entre os dias 22 e 23 deste mês, o UEM NA REGIÃO, no Pavilhão do Parque do Povo. Passaram pelo evento aproximadamente 700 alunos de 5ª a 8ª séries e Ensino Médio das escolas da rede estadual e particular da região.
O Departamento de Engenharia Têxtil de Goioerê participou com oficinas de Processo Têxtil e Engenharia de Produção, e o Departamento de Ciências montou oficinas sobre o Projeto Morcegos, Educação Ambiental, Jogos Matemáticos e Oficina de Origami. Além da divulgação dos cursos de educação a distância.

Durante o evento, 42 participantes, entre acadêmicos e professores, apresentaram seus projetos. Entre eles, a Exposição Interativa de Matemática (DMA), o Laboratório de Ensino e Pesquisa do Lúdico e do Tempo Livre – Ludoteca (DEF) e Leituras ao Vento (PCA).  

O prefeito do Câmpus-Sede da Universidade Estadual de Maringá, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Igor Valques, e uma equipe de professores, alunos e de integrantes do Diretório Central dos Estudantes vão desenvolver um projeto de pesquisa para levantamento arbório do campus da UEM. O objetivo é levantar informações que subsidiem um plano de manejo global. Serão detalhados os locais onde as árvores estão plantadas, a quantidade e a espécie de cada uma.

A primeira reunião será neste sábado, dia 1º, às 9 horas, na Prefeitura do Câmpus, bloco 102. As pessoas interessadas em participar devem deixar o nome nas listas disponíveis no DAU, DEC, e PCU.

  Será realizado, na próxima quinta-feira, em Paranavaí, com apoio da UEM e de outras várias instituições e empresas, o seminário “Paraná – emissão zero”, em que serão debatidas propostas ambientais que colocarão o Paraná na vanguarda em termos de discussão e implantação de normativas ambientais voltadas à redução de emissões de gás carbônico na atmosfera. Os protocolos emitidos no decorrer do seminário servirão de base para se reivindicar, a organismos internacionais, o reconhecimento do Paraná como Estado com industrialização e produção sustentáveis, o que lhe irá assegurar a conquista de novos mercados e de maior agregação de valor a seus produtos. Durante o evento, que ocorrerá no Teatro Municipal, a partir das 8h30, haverá palestras sobre “O Protocolo de Kyoto e seus desdobramentos no Paraná, com a ex-secretária executiva do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais, Manyu Chang; “A experiência do Projeto Paraná Biodiversidade”, com o engenheiro florestal Erich Schitza; “Programa Bioclima Paraná”, com a engenheira florestal Themis Marques; “Adequação ambiental das indústrias no Paraná”, com o presidente executivo da Apre (Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal), Roberto Gava; “Paraná Emissão Zero”, com o diretor do Sindicato Rural de Paranavaí, Demerval Silvestre; além de um painel a respeito de “Legislação sobre remuneração de serviços ambientais”, com a participação de Sérgio Ahrens, da Embrapa; Gilmar Cardoso, da ÁguasParaná; e Edson Denobi, da Sanepar. O seminário é uma realização da Sindicato Rural de Paranavaí e da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.paranaemissaozero.com.br ou pelo telefone (44) 3423-4848.