Notas

O Programa de Pós Graduação em Matemática da UEM estará com as  inscrições abertas no período de 1º a 28 de outubro. Serão oferecidas 15 vagas para o mestrado e 9 para o doutorado. Os cursos concentram-se nas áreas de Álgebra, Análise, Geometria e Topologia e Matemática Aplicada.

As inscrições devem ser feitas na secretaria do Programa, no Bloco F-67, sala 201, com a entrega da documentação exigida. Para consultar a relação dos documentos e conferir outros detalhes do Programa acesse o website http://www.pma.uem.br/. O telefone é 44 3011-4504. ou e-mail: sec-pma@uem.br.

O diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva, visitou o reitor da UEM, nesta quinta-feira (22), acompanhado do professor Sidnei Munhoz, do Departamento de História (DHI) da Universidade.

Silva veio à Maringá a convite de Munhoz para ministrar a palestra Acesso à informação pública, no V Congresso Internacional de História e na XVII Semana de História, eventos paralelos organizados pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPH) e pelo DHI. Antes de apresentar sua comunicação, veio conhecer a Reitoria e colocar a Instituição que dirige à disposição da UEM.

A Universidade Estadual de Maringá, através do Departamento de História, está oferecendo mais uma turma do curso de especialização em História Econômica, na modalidade presencial. O curso tem 370 horas/aula em disciplinas, que serão ofertadas sexta-feira à noite e sábado de manhã.

Com área de concentração em História Economia Política, a especialização é voltada para os graduados em História, Ciências Sociais, Ciências Econômicas, Pedagogia e áreas fins. O custo é de 18 parcelas de R$ 130,00 (incluindo a taxa de matrícula) e não será cobrada taxa de inscrição.

Mais informações poderão ser obtidas pelo email itamarflavio@hotmail.com com o coordenador do curso ou pelo fone 44-9911-8227 e, ainda, diretamente na secretaria do DHI (3011-4328).

O Observatório das Metrópoles, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai fazer a entrega oficial dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social (PLHIS), de Campo Mourão e Marialva, e do Plano Municipal de Regularização Fundiária (PMRF), de Paranavaí. A solenidade está marcada para a próxima sexta-feira (30), às 10 horas, na Sala dos Conselhos Universitários, no prédio da Reitoria da UEM.

O PLHIS é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação (SNHIS), que objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna, a expressão dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social e a integração dos três níveis de governo. Já a Regularização Fundiária é o processo de intervenção pública, sob aspectos jurídicos, físico e social, que objetiva legalizar a permanência de populações moradoras de áreas ocupadas em desconformidade com a lei para fins de habitação, implicando melhorias no ambiente urbano do assentamento, no resgate da cidadania e da qualidade de vida da população beneficiária.

Planos – A elaboração dos planos na região é resultado de um trabalho desenvolvido de março a agosto deste ano, que envolveu a participação das equipes da UEM, das prefeituras municipais e da mobilização da população em audiências públicas.

O evento de entrega dos Planos contará com a presença do reitor da UEM, Julio Santiago Prates Filho, da coordenadora do Observatório das Metrópoles da UEM, professora Ana Lucia Rodrigues, dos prefeitos de Campo Mourão, Nelson José Tureck, de Marialva Edgar Silvestre (Deca), de Paranavaí, Rogério José Lorenzetti, e dos professores da UEM, César Miranda Mendes, Fabíola Cordovil e Beatriz Fleury e Silva, coordenadores da execução dos planos que serão entregues aos municípios.

O livro Direito Ambiental, de autoria de Anderson Furlan (juiz federal de Maringá) e William Fracalossi (procurador Federal de Maringá), ambos ex-alunos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), concorre ao 53º Prêmio Jabuti. A indicação foi feita pela Editora Forense, que publicou a obra.

O Prêmio Jabuti é o mais tradicional e importante prêmio literário do Brasil. Ao longo dos anos, foi se aprimorando e ganhando novas categorias. Hoje, contempla desde romances e livros didáticos a livros de ilustração e projetos gráficos.

Os finalistas da 53ª edição do Prêmio Jabuti, foram anunciados nesta quinta-feira (22), pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). São dez concorrentes em cada uma das 29 categorias. O valor total dos prêmios é de R$ 147 mil. A lista completa com os finalistas das 29 categorias pode ser conferida no site do Prêmio Jabuti.

O Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (DAG/UEM), através da área de Extensão Rural e Desenvolvimento, todos os anos realiza práticas da disciplina com os alunos do quarto ano de Agronomia. O objetivo é oportunizar aos acadêmicos desenvolverem atividades que os aproximem da futura realidade profissional.

Por outro lado, a cultura da laranja no Noroeste paranaense tem se tornado um grande negócio. Segundo alguns autores, este ramo é conhecido como um novo "ouro verde" na agricultura de nosso estado, mais especificamente no Noroeste, região até a pouco considerada inadequada para essa lavoura por causa do mito da baixa fertilidade do solo arenoso e da ameaça do fantasma do cancro cítrico. Tendo em vista este plano de fundo, este ano, o trabalho prático da disciplina de Extensão Rural será um Dia de Campo sobre a cultura da Laranja.

As atividades acontecem no Sítio Vera Cruz, em Nova Esperança, na próxima sexta-feira (30). O ônibus sai do ponto do RU às 7h e retorna às 14h. Inscrições no Centro Acadêmico de Agronomia (Cajol) ou pelo site www.dclaranja.com.br. Mais informações com Cleyton Domingos (44) 9944-168 ou Alessandra Baleroni (44) 9929-6839.

O Programa Ponto & Contraponto da Rádio UEM FM, 106,9, reprisa, nesta sexta-feira, dia 23, às 11 horas, o debate sobre Realidade Sindical nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. O tema foi abordado pelos professores da UEM Washington Luiz Félix Santos, presidente da Sesduem/Andes – Seção Sindical dos Docentes da UEM; Itamar Flávio da Silveira; e Evandir Codato. O programa é apresentado por Paulino Júnior.