Notas

A Empea Consultoria, Empresa Júnior de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), implantou as consultorias sociais. O primeiro projeto na área é resultado do trabalho do grupo trainee, realizado pela empresa e tem como foco atividades de engenharia de alimentos desenvolvidas no Lar Escola da Criança de Maringá. O objetivo é promover mudanças no Lar e proporcionar melhorias para as crianças.

O projeto foi estruturado em três módulos. O primeiro, realizado em julho, foi o de Aplicação do treinamento de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para os funcionários da cozinha. O segundo, realizado na última quarta-feira (21), visa o aperfeiçoamento na utilização dos equipamentos de panificação, existentes no Lar, para propiciar aumento na produção de pães, o desenvolvimento de novos produtos e a precificação correta dos produtos já existentes. E, segundo o coordenador de projetos, Robson Camillo, a equipe, agora, está sendo planejado o Terceiro Módulo, que tem como objetivo utilizar as frutas, legumes e verduras produzidas na horta do lar, para elaborar novos produtos como doces e sucos e incrementar a alimentação das crianças.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3011-42 44 ou pelo e-mail: marketing.empea@gmail.com.

Duas alunas do primeiro ano de Espanhol, do curso de Secretariado Trilingue da UEM, vão participar do VI Congresso Internacional Roa Bastos – arquivos de fronteira, na Unila – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em Foz de Iguaçu, nos dias 28 a 30 deste mês. Na ocasião, vão apresentar um vídeo de dez minutos de duração, intitulado Archivística de un expatriado

O título se deve ao fato de que os alunos de Secretariado têm familiaridade com arquivos, dado o teor de sua profissão.  Além disso, cursam uma disciplina chamada Arquivística, que o dicionário espanhol traduz também por “arquivología” – em que se revelam os segredos de armazenar dados em arquivos, substratos da memória.  A apresentação visa unir o lado profissional de um empregado subserviente e organizado, com o lado poético de vasculhar as lembranças de um executivo que tem que deixar seu país natal.  Dessa maneira, a produção oferece um recorte textual do universo do estudante universitário que desempenha sua função num escritório, assim como incentiva a criação de diálogos que retratam o lado pessoal e íntimo do profissional.

O vídeo reúne textos em espanhol e Libras - língua brasileira de sinais, e é organizado e dirigido pelas professoras de espanhol da UEM, Luizete Guimarães Barros e Viviane Lugli, com montagem e câmera de Christian Abes.

Aberto, nesta quarta-feira (21), pela manhã, o II Simpósio de Biociências Aplicadas à Farmácia, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Biociências Aplicadas à Farmácia (PBF), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A solenidade de abertura contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Mauro Ravagnani, representando o reitor Julio Santiago Prates Filho, e do assessor de Planejamento do Ensino Superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e ex-reitor da UEM, Décio Sperandio (foto).

As atividades do Simpósio terminam nesta quinta-feira (22), no Auditório do Nupélia (Bloco G-90). O evento, destinado a profissionais de saúde e áreas afins, aborda temas relevantes à pesquisa em terapia celular, peles artificiais, modelos experimentais e bioética.

O Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove a IX Semana Criança Cidadã de segunda a quarta-feira, dias 26 e 28, no auditório do bloco B-33 (PDE). Serão abordados temas como Interlocução Adulto-Criança no Cinema Contemporâneo; Infância e Educação Social no Brasil; Memórias da Infância Xetá: três atos, três narrativas, três gerações; Gênero e Sexualidade na Formação de Futuros Educadores; e Erotização Infantil.

As inscrições podem ser feitas até segunda-feira, no PCA, das 14 às 17 horas, no bloco P-03 (BCE), sala 2, fone 3011-4260 ou e-mail sec.pca@gmail.com.

Termina, nesta sexta-feira (23), o V Congresso Internacional de História e a XVII Semana de História, organizados pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPH) e pelo Departamento de História (DHI), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A temática principal será Populações, idéias e movimentos sociais na História. Os eventos ocorrem na Tenda da História, no estacionamento da Biblioteca Central, no câmpus sede da Universidade.

A conferência de abertura tratou da “Circulação de idéias e configuração de identidades na América Latina”, com a professora Maria Lígia Prado (USP); e o professor Jacques Leenhardt (França). A cerimônia de abertura contou com a presença diretor de Graduação da UEM, Eduardo Radovanovic (foto), que representou a Reitoria,

O encerramento do evento abordará “O papel das representações  sociais na apropriação  dos espaços naturais, em especial as florestas urbanas, pelas populações  residentes.” Durante os eventos, palestras, mesas-redondas e trabalhos serão apresentados por profissionais nacionais e internacionais.

As atividades ocorrem das 8 horas às 22h30. Outras informações pelo site www.cih.uem.br ou pelo telefone (44) 3011-4895.

A UEM abriu, nesta quarta-feira, a X Jornada de Estudos Antigos e Medievais e a II Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, com o tema central Conhecimento, Educação e Imagem nas Épocas Antiga e Medieval. Estão previstos conferências, palestras e comunicações e pôster, tendo como eixos temáticos a Arte e a literatura na Antiguidade e na Idade Média; a Educação na Antiguidade e na Idade Média; a Filosofia na Antiguidade e na Idade Média; História na Antiguidade e na Idade Média; Imagem, o Ensino e a Idade Média; entre outros.

A solenidade oficial de abertura foi realizada na manhã desta quarta-feira (21) e contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Mauro Ravagnani, representando a reitoria. Em seguida, o conferencista Maurizio Migliori (foto), da Universidade de Macerata, na Itália falou Platão e o Conhecimento na Idade Média.

Os eventos, que vão até sexta-feira (23), são promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Fundamentos da Educação, Departamento de Teoria e Prática da Educação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Ensino e pelo Grupo Transformação Social e Educação nas Épocas Antiga e Medieval da UEM.

A Empresa Conset Júnior – Consultoria Júnior em Assessoramento Executivo, da UEM, promove o curso de oratória neste domingo, dia 25, a partir das 8 horas. O curso será ministrado no auditório da Incubadora Tecnológica de Maringá, bloco 14, por Henrique Lacerda Nieddermeyer. Inscrições e informações adicionais pelo telefone (44) 3011-4921, celular 9936-6350 ou site www.consetjunior.com.br.