Notas

O Grupo de Atendimento a Crianças com Gagueira (Gaiga Infantil) tem como objetivo prevenir e orientar as famílias quanto à disfluência infantil, a famosa gagueira. O grupo atende crianças de 6 a 8 anos de idade, no setor de Fonoaudiologia da Unidade de Psicologia Aplicada (UPA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

As famílias que possuem crianças que apresentem gagueira podem procurar o setor para viabilizar um tratamento específico. Outras informações pelo telefone (44) 3011-9070 ou 3011-9072.  

A peça "Louco Amor", uma adaptação de "O Belo Indiferente", de Jean Cocteau, estreia neste sábado e domingo, Às 21 horas, na Oficina de Teatro da UEM. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia). A peça tem direção de Marcos Trindade e traz no elenco Trindade e Paula Barbosa.

"Louco Amor" mostra um dia na vida de uma mulher que, desesperada pela necessidade do outro, beira a loucura. A peça foi escrita em 1940, originalmente para Edith Piaf. No dia 17, o espetáculo vai ser encenado no Teatro Reviver, também às 21h.

A PPG informa aos docentes e pesquisadores que, em virtude do recesso dos feriados de setembro, a diretoria da Fundação Araucária estendeu o prazo para inscrição de propostas da Chamada 06/2011, "Participação em Eventos". AS solicitações serão recebidas até segunda-feira (12), às 18h. O link para o edital é o:
http://www.fundacaoaraucaria.org.br/chamadas/chamadas2011/CP06-2011_PE.pdf.

O diretor de Desenvolvimento da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), José Juracy Macedo, esteve, nesta quinta-feira (8), no Hospital Universitário Regional de Maringá (HU). Na pauta, discussões sobre a informatização do HU.

Macedo se reuniu com o diretor Administrativo do Hospital, Valmir Durante; a diretora de Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar, Angelita Polato; a equipe de informática do HU, Gilmar Beal e João Carlos Torquette; e com o diretor do Núcleo de Processamento de Dados da UEM (NPD), professor Osvaldo Alves dos Santos.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa tem diversas  atividades, porém a que maior atinge aos servidores com o intuito de sensibilizar quanto a prevenção é a Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho – Sipat, que nos anos anteriores teve significativa participação dos servidores técnicos e docente, valorizando-os através da preocupação e cuidados com seu bem estar. Como conseqüência, observa-se a conscientização, uso dos equipamentos de segurança no trabalho e, consequentemente, a redução de acidentes graves de trabalho e doenças ocupacionais.
A Gestão da Cipa 2011/2012, cujo slogan “O risco é maior quando nos acostumamos a conviver com o perigo e passamos a ignorá-lo”, visa à sensibilização em prol da Saúde e Segurança do Trabalho. Tem como metas atingir um maior número de servidores. Assim pretende-se através de palestras e cursos, informar a comunidade universitária e consequentemente promover uma cultura de prevenção em toda a Universidade. Nas Extensões, as atividades serão realizadas de segunda (12) a 16 deste mês, com abertura em Cianorte, às 19 horas. No câmpus sede, a programação será realizada de 7 a 11 de novembro, com abertura no Anfiteatro do Dacese, às 8 horas.

O professor do Departamento de Letras (DLE) e do curso de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE/UEM), Adalberto de Oliveira Souza, acaba de lançar o livro Passagens da Jornada, pela editora Arte Ciência.

A obra resgata a memória da Jornada de Estudos Franceses, evento que acontece anualmente, desde 1993. Segundo o professor Márcio Roberto do Prado, que faz a abertura do livro, os textos traçam um painel de percurso e da história das Jornadas. “Vemos por meio do espelho da língua de Stendhal, Baudelaire, Rimbaud, Proust e tantos outros, um pouco de um dos mananciais mais importantes da própria cultura brasileira, de nossa própria identidade intelectual. E, podemos também dizer, essa mesma França, lida e escrita nos trópicos brasileiros, encontra ecos e possibilidades de diálogos e futuro”, destaca o professor.

O organizador do livro, Adalberto de Oliveira Souza, tem graduação em Letras Português-Francês – Universidade de São Paulo-SP; Diplôme d´Etudes Aprofondies, da Université da Paris X, Nanterre; mestrado em Teoria Literária, pela Universidade Estadual Paulista –Assis-SP; doutorado em Teoria Literária – Universidade Estadual Paulista – Assis-SP. Hoje, é professor efetivo UEM e coordenador do projeto “Da modernidade à pós-modernidade”, desenvolvido na Universidade.

Os interessados podem encontrar a obra na secretaria do Mestrado em Letras, no Bloco G-34, na Livraria do Chaim e na Livraria Espaço do Maringá Park.