Notas

A Universidade Estadual de Maringá promove a XXI Semana da Física de 19 a 23 deste mês, no bloco F-67, com o tema central de Galileu à Física do Século XXI. Na programação, palestras, minicursos e paineis. Entre os temas, Atividades Experimentais no Ensino de Física uma Nova Visão na Teoria de Vigotski; a Física dos Nano Materiais; Modelos de Significação Pensamento Lógico-Matemático; Novos Óxidos Metálicos com Propriedades Eletrônicos Interessantes; Ensino de Eletrostática: a história da ciência contribuindo para a aquisição de subsunçores; Galileu Galilei: o renascer da ciência; e Teoria Quântica da Informação da Criptografia Quântica ao Teletransporte.

Inscrições e informações adicionais no site www.dfi.uem.br, fone 3011-4330, e-mail sec-dfi@dfi.uem.br.

A Universidade Estadual de Maringá realizou o 1º Encontro Científico do Ensino a Distância – Física, no dia 20 de agosto. Estiveram presentes os acadêmicos dos pólos de Assai, Bela Vista do Paraíso, Cidade Gaúcha, Goioerê, Jacarezinho e Umuarama. A abertura oficial contou com a presença do reitor Júlio Santiago Prates Filho, o diretor do CCE, Mauro Luciano Baesso, a diretora do Nead, Maria Luisa Furlan, e o chefe do Departamento de Física, Paulo Ricardo Garcia Fernandes.

Foram proferidas as palestras: Cristais Líquidos: dos displays ao estetoscópio, A Construção e a Destruição da Máquina do Mundo (do Mecanicismo à Segunda Lei da Termodinâmica), Métodos de Óptica Avançada para a Avaliação da Taxa de Difusão de Medicamentos Aplicados Topicamente. O encontro teve por objetivo promover a integração do corpo discente das modalidades a distância e presencial do curso de Física e docentes do DFI.

Os alunos aproveitaram para visitar o Museu Dinâmico Interdisciplinar, o Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa e a Estação Climatológica. Também passaram pelo Departamento de Física e pelos laboratórios de Pesquisa do DFI.

O 4º Acorde Universitário - Festival Universitário de Música Popular Brasileira de Maringá - recebeu, até o último sábado (27), a inscrição de 58 músicas que estão sendo avaliadas pela comissão de triagem.

Na próxima segunda-feira (5), a comissão divulgará a seleção das 30 músicas classificadas para a fase semifinal e final do festival. Cada autor pode inscrever até três canções inéditas e originais. A melodia e a letra são os principais critérios para a seleção.

O festival busca valorizar a música brasileira nas suas diversas vertentes, seus compositores e intérpretes, além da diversificação e do acesso à cultura para toda a comunidade universitária de Maringá.

O autor da canção classificada na triagem deverá confirmar sua participação no período de 6 a 13 deste mês. Serão realizadas duas eliminatórias, nos dias 23 e 24, sexta-feira e sábado, às 20h30. As quinze canções com maior pontuação, levando-se em consideração as duas eliminatórias, estarão automaticamente classificadas para a final que será realizada no dia 25 deste mês (domingo), às 20 horas. De acordo com a disponibilidade financeira, será realizada a gravação de um DVD e/ou CD ao vivo, com as músicas classificadas no 4º Acorde Universitário.

As três melhores canções receberão prêmios em dinheiro, troféu, aparelho de DVD e algumas unidades de DVD ou CD do Festival. Serão premiados também a melhor letra, o melhor intérprete, o melhor arranjo musical, a melhor música cidadã e a de aclamação popular.

Devem participar do Acorde Universitário, alunos, professores e funcionários de instituições de ensino superior de Maringá. O Acorde é realizado pela Universidade Estadual de Maringá, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Diretoria de Cultura.

Informações sobre o regulamento do concurso pode ser visto no site www.pec.uem.br/dcu ou pelo fone (44) 3011-3878, com Enéas Ramos.

A delegação da UEM participa dos Jogos Universitários do Paraná (JUPs),  que ocorrem de 3 a 10 deste mês, Curitiba. A equipe, composta por 88 atletas e 4 professores, segue para a capital paranaense nesta sexta-feira, dia 2. Este ano, a UEM participará apenas com as modalidades individuais.

O chefe da delegação, professor Alexandre Miyaki da Silveira, comenta que a UEM tem grandes chances de trazer o tri-campeonato, mesmo não participando com as modalidades coletivas. “Este ano, montamos equipes individuais muito fortes no judô, atletismo e natação. As chances são boas uma vez que essas modalidades marcam muitos pontos”. A UEM é uma das poucas IES públicas que incentivam a participação nos jogos e está criando uma cultura universitária desportiva. O apoio aos atletas com suporte para treinamentos, horários e locais e a viabilidade para participar em competições fazem com que a Instituição se destaque.

Em parceria com a ACE Schmersal, o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Maringá (DEM) promove um curso de extensão sobre a nova NR-12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos). Voltado para discentes e docentes da Instituição, além de profissionais da área será realizado nos dias 20, 21 e 22 de setembro.

O organizador do curso, Marcelo José Alba, diz que, além de integrar a iniciativa privada à acadêmica e ser uma oportunidade de apresentar aos acadêmicos as normas de projetos de máquinas seguras, esta é uma ótima oportunidade para que os envolvidos com projetos reciclem seus conhecimentos promovendo, acima de tudo, o respeito a vida e a integridade física dos trabalhadores.

"Para atender a nova NR-12, precisamos iniciar uma revolução no quesito segurança. Muitas máquinas são projetadas sem o mínimo respeito às normas regulamentadoras vigentes. Queremos formar profissionais responsáveis e conhecedores da legislação", diz Alba. As inscrições para o público externo já foram encerradas. Restam poucas vagas para os acadêmicos das Engenharias da UEM. Estas devem ser feitas até sexta-feira, dia 2, pelo site https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?hl=pt_BR&formkey=dEpPeDVFODJiTXRNRHA2NGxjdE1wT0E6MA#gid=0.

O Projeto de Atenção ao Dependente Químico (Padeq) da Universidade Estadual de Maringá convida para o lançamento do Jornal Olho Vivo. O informativo foi elaborado pelos alunos de ensino fundamental noturno do Colégio Estadual Papa João XXIII, como parte das atividades desenvolvidas no Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas, em parceria com o Colégio, TCCC e Jornal Hoje. A solenidade está marcada para esta quinta-feira, dia 1º, às 20 horas, no salão nobre do Colégio Papa João XXIII, Avenida Monteiro Lobato, 695, Vila Operária.