Notas

Museu da Bacia do Paraná da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove a exposição Mulheres, Museus e Memórias: a Poética do Cotidiano, de 1º a 30 de setembro. A ideia é proporcionar ao público uma mostra com a temática, em consonância com a programação nacional, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): a 5ª Primavera dos Museus. O Ibram quer construir uma rede de contatos para maior conhecimento da história da mulher  na sociedade e o Museu da Bacia do Paraná.

Em 2010, o Brasil elegeu sua primeira presidenta. No ano seguinte, a primeira mulher foi nomeada Ministra da Cultura, quase 80 anos depois da conquista do sufrágio feminino em 1932. A eleição da primeira mulher ao mais alto posto do Executivo Federal sintetiza os inúmeros avanços conquistados pelas mulheres no Brasil, como a ascensão no mercado de trabalho, os avanços na escolaridade e a gradativa (e ainda inicial) redistribuição das tarefas domésticas.

Na última década, especialmente, acontecimentos marcaram os avanços nas conquistas de direitos e desenvolvimentos das políticas públicas voltadas para as mulheres. Exemplo de relevo é a Lei Maria da Penha. Internacionalmente reconhecida, ela é marco do enfrentamento da violência contra a mulher. No campo dos museus e da memória, as questões de gênero vêm alcançando destaque e inspirando grandes exposições, novos museus, além de novas vontades de memória.

O desafio que se coloca na atualidade é o de introduzir as mulheres na memória histórica. Não para escrever a “história das mulheres”, mas para identificá-las nos momentos em que estiveram presentes, ouvi-las da mesma forma como os homens são e foram ouvidos, não só na esfera privada, mas também no espaço público, local historicamente reservado aos homens.

Os visitantes poderão ver as esculturas de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Outras informações pelo fone (44) 3011-4294.

Museu da Bacia do Paraná da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove a Exposição Esculturas, do artista plástico de Paranavaí Antonio Menezes.

São doze obras, que ficam expostas de 5 a 28 de setembro. As peças são feitas com materiais descartados, como galhos, ossos de boi e carneiro, pedras, bambu e outros. Segundo o artista, seu trabalho utiliza símbolos e metáforas de sonhos e da condição existencial do homem frente ao mundo e à natureza.

O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4294.

Da esquerda para a direita: gerente de Infraestrutura de Serviços Multimídia, Jose Lourenço de Goss Waltrick Jr;  Helcio do Prado; Osvaldo Alves dos Santos; José Juracy Macedo e Douglas José Peixoto Azevedo.

O diretor do Núcleo de Processamento de Dados da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Osvaldo Alves dos Santos, e o chefe da divisão de suporte da UEM, Helcio do Prado, visitaram a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), no dia 26. No encontro com o diretor de desenvolvimento da Celepar, José Juracy Macedo, e o analista Douglas José Peixoto Azevedo foram tratados, entre outros assuntos, o compartilhamento de dados e a expansão da rede sem fio (wireless) nos novos prédios da UEM. “A Celepar está aberta e disposta a trocar experiências, serviços e prover soluções tecnológicas no ambiente acadêmico”, disse Azevedo.

Para Santos, a visita foi muito importante, na medida em que promoveu a integração da UEM com a Celepar. “Empresa e universidade, juntas, podem unir esforços na melhoria da tecnologia da informação no ensino superior”, ressaltou. Este, segundo ele, foi só o primeiro contato. “O objetivo é manter reuniões periódicas”.

Após a conclusão da obras, será entregue, amanhã (30), às 9h30, a Unidade Básica de Saúde NIS II Pinheiros, com sua área física readequada para melhorar o atendimento da população.

Os recursos empregados somam cerca de R$ 165 mil e foram repassados pelo Ministério da Saúde, por meio do Pró-Saúde II, que é um projeto encaminhado pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

A Unidade é um campo de estágio de estudantes de Enfermagem da UEM, segundo informou a coordenadora do projeto, professora Sueli Mutsumi Tsukuda Ichysato. De acordo com ela, a verba foi empregada tanto para as obras, quanto para a compra de mobiliário, equipamentos de informática e médicos, como maca, mesa ginecológica, estetoscópio, entre outros.

A inauguração deve reunir integrantes do projeto e autoridades como o prefeito de Maringá, Silvio Barros, e o secretário municipal de Saúde, Antônio Nardi.

A programação do Cinuem desta semana traz o filme O Planeta dos Macacos, 1967, de 108 minutos, dirigido pelo cineasta Franklin J. Schaffner (1920-1989). Este é o filme que, há 44 anos, inaugurou a Saga dos Macacos, com Charlton Heston (1923-2008) na pele do astronauta George Taylor. Segundo a coordenadora do Cinuem, Fátima Neves, “a produção de outros filmes, das séries e programas de TV, do livro e da HQ não minimiza o impacto apocalíptico desta película que antecede The End. Em tempos de remakes e outras versões cinematográficas, esta é, a meu ver, imperdível!”. Os comentários estarão sob a responsabilidade do historiador e professor José Henrique Rollo (DHI). A atividade será nesta quinta-feira, dia 1º, no Anfiteatro Ney Marques, às 18h30.

Os professores da Universidade Estadual de Maringá Giuliano Pimentel (DEF) e Patrícia Lessa (DFE) participaram de evento internacional na cidade de Frankfurt (Alemanha), de 8 a 12 deste mês, organizado pela Sociedade Internacional de História da Educação Física e Esportes (ISHPES). Ambos apresentaram suas pesquisas referentes ao estágio de pós-doutorado.

A ISHPES é uma instituição de renome mundial, que reúne pesquisadores de todos os continentes e está voltada ao estudo da história do esporte e da educação física. Annete Hoffmann e Gigliola Gori, presidentes da ISHPES, e Gertrud Pfister, presidente do congresso, convidaram o Brasil para sediar o seminário do próximo ano. Os professores explicam que a escolha se deve, entre outras razões, “por nosso protagonismo na produção de conhecimento no quadro da Sociedade. Nossa proposta foi aceita e estamos encaminhando a primeira circular em português”. O evento será na Universidade Gama Filho, de 9 a 13 de julho de 2012.

O Grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Agronomia da UEM está selecionando novos integrantes. O público-alvo são alunos do primeiro ano do curso de Agronomia. Inscrições na secretaria do Departamento de Agronomia, no Bloco J-45, até o dia 30 deste mês.

O PET é um Programa do Ministério da Educação que incentiva grupos de estudantes do ensino superior a executarem atividades extracurriculares sob a orientação de um professor tutor. Todas as atividades são realizadas sob a ótica da educação tutorial e fundamentadas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

O que garante aos alunos vivenciar experiências não presentes nas estruturas curriculares convencionais. Além de favorecer constante melhoria na qualidade acadêmica dos cursos apoiados pelo Programa. O PET Agronomia é formado por 14 integrantes e, desde 1992, vem buscando a excelência de suas atividades. Outras informações pelo fone (44) 3011-4304 ou site www.dag.uem.br/pet.