Notas

Acadêmicos do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizam a Visita Técnica do Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre (Siscal), no próximo dia 20 (sábado), no Colégio Agrícola de Diamante do Norte.  O transporte sai às 6 horas do ponto do Restaurante Universitário (RU) e o investimento é de R$ 5,00. As inscrições podem ser feitas na Associação Paranaense dos Estudantes de Zootecnia (Apez), localizada no bloco F-5.

O Projeto de Extensão Rural da UEM vem sendo desenvolvido junto às comunidades rurais e urbanas desde 1991. Desde então, já foram realizadas 433 atividades, atingindo 95 municípios, com público total participante no período de 28.110 pessoas.

Sendo a suinocultura uma atividade prioritariamente adotada em pequenas e médias propriedades familiares, a criação ao ar livre pode ser uma alternativa economicamente mais rentável, tecnicamente mais adequada e ambientalmente correta quando comparada ao sistema de confinamento convencional.

Outras informações pelo telefone (44) 9908-1987, com Fausto.

A assessora de Relações Institucionais e Políticas Públicas da UEM, professora Celene Tonella, agendou uma reunião para discutir a indicação da representação da UEM no Conselho Municipal de Meio Ambiente. O encontro será na próxima quinta-feira, dia 18, às 14 horas, na sala dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria. A participação é aberta aos interessados.  

O Diretório Central dos Estudantes da UEM promove feira livre com produtos artesanais e de origem natural, como sucos, vitaminas, pães, bolachas, bolos, além de frutas, legumes e verduras de origem orgânica ou agroecológica, nos dias 18 e 19 deste mês, das 8 às 22 horas, no estacionamento em frente ao Restaurante Universitário. Além disso, também serão disponibilizadas tecnologia verde (minhocários domésticos para compostagem de lixo) e terapias complementares (ioga e florais de Bach). A ideia é valorizar os produtores e artesões locais e oferecer produtos mais saudáveis e preços mais acessíveis. É resgatar o artesanato local, indígena e de origem afro. A feira será realizada mensalmente e contará também com apresentações culturais ao final de cada dia. No dia 18, a partir das 18 horas, está confirmada a presença do Grupo Maracatu Ingazeiro.

A iniciativa conta com apoio da Unitrabalho, do Gama (Grupo de Agroecologia de Maringá), Nads (Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável), Ceraup (Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana), Instituto Permayoga, Pomos (Produtos Orgânicos de Maringá), Hara Bamboo (artesões), Assindi (Associação Indigenista de Maringá), Escola Milton Santos/ Coopavi (Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória)/MST, Assessoria de Promoção da Igualdade Racial, Museu Dinâmico Interdisciplinar. As próximas datas já estão definidas: 15 e 16 de setembro, 13 e 14 de outubro e 17 e 18 de novembro. Os artesões e produtores interessados em participar devem ligar para o DCE 3011-4205 ou para 9884-7915 (Vítor) e 8843-6820 (Laura).

A Associação de Pós-Graduandos da UEM (APG) realiza assembleia para aprovar seu estatuto, no dia 18 de agosto, às 17 horas, no auditório do Bloco F-67.  A entidade foi criada em 17 de maio com o objetivo de garantir representatividade nos conselhos deliberativos. O público-alvo são os alunos de especialização, mestrado e doutorado. 

Durante a assembleia, a diretoria provisória será legitimada. A presidente é a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Jéssica Adriele Teixeira Santos; o secretário geral é Maycon Seleghim, também mestrando do PSE; e o diretor de Comunicação é Gustavo Piovezan, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. A sede da entidade fica no bloco 22, sala 15. Outras informações pelo fone 3011-5278, das 13 às 17 horas, ou com Santos, 8825-5003, ou Seleghim, 8801-9447.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UEM oferece 13 novas vagas em seu mestrado, que tem área de concentração em Sociedade e Políticas Públicas e duas linhas de pesquisa: Dinâmicas Urbanas e Políticas Públicas e Sociedade e Práticas Culturais. As inscrições serão aceitas de 19 a 23 de setembro, das 14 às 17 horas, na secretaria do PGC, bloco H-12, sala 1, com a entrega da documentação exigida e pagamento da taxa. Os candidatos serão selecionados por meio de prova escrita, pré-projeto, análise de currículo e entrevista. Outras informações pelo fone 3011-8905, site www.pgc.uem.br ou e-mail sec-pgc@uem.br.

A pós-graduação em Psicologia (PPI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) organiza encontro para discutir temas relacionados à atenção básica e psicossocial em saúde. O evento ocorre nos próximos dias 24 e 25 (quarta e quinta-feira), no auditório do Nupélia, na UEM, sempre às 19h30.

As inscrições custam R$ 7,00. Outras informações pelos telefones (44) 9929-3804, 8439-3865 e 9107-3634.

O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, recebeu a visita do deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) nesta quinta-feira (11). Durante o encontro, realizado no gabinete da Reitoria, o deputado solicitou ampliação e melhorias de infraestrutura nos câmpus regionais de Goioerê e Cidade Gaúcha. Prates Filho se comprometeu a levar as propostas ao secretário Alípio Leal Neto, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e ao governador Beto Richa. “O aporte financeiro é necessário para garantir essas solicitações”, pontuou o reitor.