Notas

A programação do Cinuem de agosto exibe, nesta quinta-feira (11), o filme O Anjo Exterminador, de Luis Buñel (1962). A comentarista será a professora Fátima Neves, do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE).

Dia 18, a obra é Z, de Costa Gravas (1969). A fita será comentada pelo professor do Departamento de História (DHI), Reginaldo Dias.

A Malvada, Mankiewicz (1950) é a exibição marcada para o dia 25. Os comentários da noite ficam por conta do jornalista Thiago Ramari.

Os filmes do Cinuem são exibidos às quintas-feiras, a partir das 18h30, no Anfiteatro Ney Marques.

Neste sábado, dia 13, o Restaurante Universitário da UEM estará fechado, em cumprimento a uma Resolução do Conselho de Administração da instituição, a qual prevê que quando houver feriado na segunda-feira ou na sexta-feira, o RU não servirá almoço no sábado. No dia 15, dia da Padroeira de Maringá, é feriado na cidade.

O Departamento de Música (EMU) e a Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) abrem inscrições para seleção de pessoas com idade a partir de 16 anos que queiram ingressar no Coral da Escola de Música. As vagas são para todos os naipes de vozes. Não é necessário ter experiência musical ou em canto coral.

O Coro vem atuando desde 2005, levando seus coralistas a ingressar no universo do canto coral, da educação musical, técnica vocal, repertório de variados estilos, contato com diversos idiomas através das músicas e apresentações em diversos eventos. O grupo tem realizado várias apresentações dentro da UEM, bem como em eventos na cidade de Maringá e região.

Os ensaios acontecem as terças, das 18h30 às 21h. O grupo tem a direção musical e coordenação geral da professora Andréia Anhezini. Os interessados em ingressar no Coral devem gostar de cantar, ter vontade de aprender músicas de diversos estilos e idiomas, disponibilidade para participar dos ensaios e apresentações. As inscrições poderão ser feitas no período de 15 a 30 de agosto, na secretaria da Escola de Música da UEM, localizada no bloco 117, ou pelo telefone 3011-4383.

Durante a sessão ordinária da última quinta-feira (4), a Câmara Municipal de Maringá homenageou o curso de Economia da UEM, pelos seus cinquenta anos de criação. O chefe do departamento de Economia, Nilmen Salles, recebeu o brasão do Município, contendo mensagem legislativa. O reitor da UEM, professor Júlio Santiago Prates Filho, e o deputado estadual Ênio Verri também participaram da homenagem.

A homenagem foi proposta pelo vereador Mário Verri (PT), que destacou a importante contribuição do curso na formação de milhares de profissionais que atuam nos mais diversos setores e atividades. Verri ressaltou ainda o elevado conceito do curso de Economia junto à sociedade em função da qualificação do quadro docente e da estrutura oferecida aos estudantes.

O professor Nilmen Salles (na foto, com o vereador Mário Verri) falou sobre a história do departamento de Economia, que foi o embrião da UEM. Salles agradeceu aos vereadores pela homenagem e disse que ela é fruto do bom trabalho que o departamento vem realizando. Ele falou também sobre os cursos de mestrado e doutorado oferecidos pelo departamento e que auxiliam na qualificação dos profissionais da área.

O reitor também agradeceu a homenagem feita pela Câmara ao departamento de Economia e falou do orgulho de ser reitor de uma universidade que tem um curso como o de Economia e tantos outros que fazem com que a UEM seja conhecida nacional e internacionalmente por sua qualidade.Segundo Prates Filho, o curso de Economia contribui para que a UEM esteja bem posicionada nos rankings nacionais e estrangeiros e ainda colabora para melhorar o desenvolvimento regional.

O Departamento de Agronomia e o Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Maringá estão recebendo a visita de um ex-aluno do curso de Agronomia da UEM, Lincoln Zotarelli,  que atualmente é professor da Universidade da Flórida, em Gainesville, Flórida, EUA. Zotarelli, que atua na área de irrigação e adubação de plantas, ministra um seminário sobre Carreira Acadêmica no Exterior: da UEM para os EUA, nesta sexta-feira, dia 5, a partir das 14 horas, no bloco J-45. O evento é voltado para alunos do PGA e dos professores do DAG.

O Museu da Bacia do Paraná está preparando a exposição: “Mulheres, Museus e Memórias: a poética do cotidiano”, em consonância com a programação nacional promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a 5ª Primavera dos Museus. A coordenadora do MBP, professora Sandra C. A. Pelegrini, está convidando as professoras e demais funcionárias a participarem do evento que será realizado durante o mês de setembro/2011, encaminhando obras para a exposição.

A 5ª Primavera dos Museus, com seu tema Mulheres, Museus e Memórias, é um espaço de indagação sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na contemporaneidade. O desafio que se coloca na atualidade é o de introduzir as mulheres na memória histórica. Não para escrever a “história das mulheres”, mas para identificá-las nos momentos em que estiveram presentes, ouvi-las da mesma forma como os homens são e foram ouvidos, não só na esfera privada, mas também no espaço público, local historicamente reservado ao sexo masculino.

As mulheres da comunidade da UEM interessadas em participar podem entrar em contato com o MBP pelo ramal 4294 ou pelo e-mail:sec-mbp@hotmail.br.

A UEM FM 106,9 leva ao ar, nesta sexta-feira (5), às 11 horas da manhã, o programa Ponto & Contraponto que irá discutir o número de vereadores em Maringá.
O programa é apresentado por Paulino Júnior e os debatedores convidados são a professora Celene Tonella, representando o grupo de entidades e partidos políticos que defendem o aumento de 15 para 23 vereadores; o advogado Paulo Russo, representando o grupo de entidades que defendem a manutenção de 15 vagas na Câmara; e também o professor José Antonio Martins, do Departamento de Filosofia da UEM.