Notas

O Cursinho Pré-Vestibular da UEM reabriu as pré-inscrições para XV turma do Curso Semi-Extensivo Apoio à Escolaridade com Enfoque Pré-Vestibular, que foram suspensas temporariamente por problemas técnicos no site. Elas podem ser feitas até 10 deste mês pelo endereço www.cursinho.uem.br. As aulas serão de 22 deste mês a 10 de dezembro, das 19h10 às 23 horas.

Há cotas raciais para índios e afrodescendentes e cotas para pessoas com necessidades educativas especiais no campo visual. No primeiro caso, são destinados 20% das vagas e, no segundo, 5%. O Cursinho é um dos primeiros a oferecer apostilas em braile.

São 350 horas letivas de preparação pré-vestibular. Além das aulas, são oferecidos teste vocacional, aulas de língua estrangeira e disciplina específica de interpretação de textos. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4210.

Alexandre Israel Pinto, aluno do mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, publicou artigo na Revista Toxicodependências, volume 17, número 2, de Portugal. Intitulado Comunidades Terapêuticas para Toxicodependentes no Brasil, o trabalho aponta que as comunidades terapêuticas surgem antes mesmo de existir qualquer política pública de atenção à toxicodependência no País. Informa que a RDC 101/01 (Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamenta as comunidades terapêuticas e corrige algumas irregularidades no tratamento da doença.

De acordo com o artigo, “as comunidades terapêuticas brasileiras cresceram baseadas no serviço voluntário, na prática assistencialista e no ensino religioso, alcançando resultados enquanto a questão de toxicodependência não era considerada como caso de “política de saúde pública”. A dificuldade existente no tema da toxicodependência tem sido cada vez mais encarada como algo que envolve ações complexas que transitam entre as questões sociais e de saúde pública. Oferecer opções terapêuticas, portanto, é um passo esperado e de grande importância a ser dado”

“Para que obtenha sucesso significativo, a metodologia das comunidades terapêuticas deverá agregar ao seu ideário as conquistas do conhecimento científico para a área, apropriando-se de conhecimentos técnicos e incluindo no desenvolvimento do processo do tratamento, o acompanhamento dos familiares. Novas direções estão sendo dadas ao processo devido às proposituras legais que vêm regulamentando os trabalhos de tratamento da toxicodependência no Brasil”, explica o autor.

Alexandre Israel-Pinto é servidor técnico-administrativo do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e Adolescente da UEM. É graduado em Psicologia, com especialização em Saúde Mental e Intervenção Psicológica. O artigo completo pode ser visto no site http://www.idt.pt/PT/RevistaToxicodependencias/Artigos%20Ficheiros/2011/2/artigo9_Vol17_n2.pdf.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é uma das instituições que organiza o 7º Colóquio de Moda, que ocorrerá em Maringá. O evento reunirá estudantes e pesquisadores de vários cursos de graduação e pós-graduação e acontecerá de 11 a 14 de setembro, no câmpus do Centro Universitário de Maringá (Cesumar).

O Colóquio de Moda foi criado em 2005 com o intuito de se configurar como um espaço privilegiado para discussão e divulgação da produção acadêmica de moda e suas interfaces, motivando o debate na área e contribuindo para o conhecimento e divulgação de pesquisas e estudos realizados. Góya Lopes, Laura Novik e Alessandra Vaccari são alguns nomes que estão inseridos na programação do evento.

As inscrições vão até 30 de agosto no site www.coloquiomoda.com.br. A programação e outras informações podem ser vistas nesse endereço.

O 7º Colóquio é uma promoção da ABEPEM – Associação Brasileira de Estudos em Moda e uma realização da REDEModa: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cesumar, Unipar, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). São apoiadores estratégicos: Senai Centro Tecnológico de Maringá, Sebrae, Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest), Prefeitura de Maringá, Prefeitura de Cianorte, Convention & Visitors Bureau de Maringá e Região, Arranjo Produtivo Local de Cianorte, Universidade Estadual do Paraná - Câmpus Campo Mourão e o Sindicato das Indústrias de Confecções de Cianorte e Região (Sinveste).

O Programa de Pós-Graduação em Administração da UEM promove a palestra A Experiência de Comer Fora: reflexões sobre o consumo de bares, restaurantes e casas noturnas, nesta terça-feira, dia 2. O tema será abordado pela professora Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes, do Departamento do Curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná, a partir das 14 horas, no auditório do PPA, bloco C-23. Gimenes possui pós-doutorado em Gestão, Economia e Turismo, pela Universidade de Vigo, Espanha (2011); doutorado em História, pela UFPR (2008) e mestrado em Sociologia, pela UFPR (2003). Será emitido certificado de participação (2 horas). Outras informações pelo fone 3011-4976.

Preocupado com o aumento dos episódios de violência contra crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar de Maringá, organizou uma reunião no dia 27, na Acim, com representantes da sociedade civil visando congregar esforços e empreender ações de combate a esses fenômenos, em especial, contra o bullying e a alienação parental. Na reunião, a representante da UEM, professora Ivana Veraldo, propôs a criação do Fórum Permanente de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes. A proposta foi acatada e o grupo incorporou como primeira ação a Campanha de Combate ao Bullying e à Alienação Parental, sugestão do conselheiro Vandré Fernando.

Fazendo parte da campanha estão previstas várias ações: elaboração de folder instrutivo a ser distribuído para a comunidade; organização de uma passeata para sensibilização da população e a realização de vários seminários sobre os temas em destaque. Como a idéia é envolver toda a sociedade na campanha, serão realizados concursos de desenhos, redação, frases e jingles para serem usados na ação.

O grupo decidiu, também, que todo esforço de combate à violência contra crianças e adolescentes deve ser predominantemente de caráter preventivo, deve realizar-se em rede e as ações devem ser contínuas, envolvendo vários setores e profissionais, já que a violência é multifatorial.

O Museu da Bacia do Paraná (MBP), da Universidade Estadual de Maringá, promove a exposição Olhar Acima das Nuvens II, de 3 a 26 de agosto. São trabalhos de Afonso Francisco Suriano, servidor da UEM, que começou a se interessar por fotografias ao registrar o cotidiano de seu primeiro filho, em 1980. De lá para cá, seu interesse foi se ampliando. Em 2009, expôs na UEM, a primeira versão da mostra Um Olhar Acima das Nuvens. Nela, estavam registros de sua viagem a Curitiba. A atual exposição é uma sequência de fotos aéreas e curiosas e incluem nuvens, avião, paisagens, entre outras.  

O MBP fica na Avenida Colombo, 5790, ao lado do prédio da Reitoria. Visitas para escolas e/ou grupos de turistas podem ser agendadas pelo fone (44) 3011-4294. Os horários de visitação são das 8 às 11 e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

A Consultoria Júnior em Assessoramento Executivo (Conset Júnior) da Universidade Estadual de Maringá oferece o curso de Cerimonial e Protocolo, em agosto. O ministrante é Vilson Franciscon Jacob, especialista em Gestão de Eventos, Cerimonial e Protocolo e com aperfeiçoamento em Gestão de Cerimonial e Protocolo. As aulas serão ministradas nos dias 6 à tarde e 7 de manhã, no auditório da Fadec. O custo é de R$ 60,00. Inscrições e informações na Conset, bloco G-34, sala 104-C, fone 3011-4921 ou e-mail inscricao.conset@gmail.com.