Notas

O Departamento de Matemática (DMA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vai realizar a XXII Semana da Matemática, entre os dias 26 e 30 de setembro. O público-alvo são acadêmicos de graduação, professores do ensino básico e do ensino superior e estudantes do ensino médio. Serão oferecidos palestras, minicursos, oficinas e terá uma com exibição de peças matemáticas.

O período de inscrições será de 1 de agosto a 26 de setembro, na secretaria do DMA ou no local do evento. Mais detalhes no site www.dma.uem.br/semat.

A UEM FM 106,9 realiza nesta sexta-feira (29), às 11 horas, no  programa Ponto & Contraponto, o quinto e último debate da série sobre o tema central Universidade e Sociedade.
O programa é apresentado por Paulino Júnior e nesta sexta-feira o assunto será UEM no cenário internacional.
Os debatedores serão os professores da UEM Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnani, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Edneia Regina Rossi, Pró-Reitora de Ensino; e Evanilde Benedito, Assessora de Cooperação Internacional.

O professor do Departamento de História (DHI) da Universidade Estadual de Maringá, Angelo Priori, assumiu, na última semana, dois cargos diretivos em instituições de âmbito nacional da área de História. Ambos os mandatos são por dois anos.

O primeiro cargo assumido (domingo, 17) foi a coordenação nacional do Fórum de Pós-Graduação em História, órgão que congrega todos os programas de pós-graduação em História do Brasil (ao todo são 58 programas credenciados pela Capes). O Fórum tem a função de formular as políticas de pós-graduação em História, acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da área no País, avaliar a produção acadêmica, sobretudo os livros, os periódicos e os eventos.

O professor Angelo também tomou posse como secretário geral da Associação Nacional de História (ANPUH), instituição fundada em 1961 que congrega 4 mil profissionais. Além da representação e dos interesses profissionais, a ANPUH tem como objetivo articular políticas de fortalecimento de graduação e de pós-graduação em História, preservação do patrimônio histórico e cultural do País e fortalecimento do ensino de História na educação básica. A posse na ANPUH ocorreu durante o XXVI Simpósio Nacional de História, realizado na Universidade de São Paulo (USP), na última quinta-feira (21).

A Biblioteca Central (BCE) da Universidade Estadual de Maringá recebeu, nesta quarta-feira (27), mais de mil livros jurídicos doados à UEM pelo Sindicato do Comércio Varejista de Maringá (Sivamar) no último dia 12. Os livros serão catalogados pela BCE e, após esse processo, divididos com a biblioteca setorial do curso de Direito.

O repasse do material foi feito à diretora em exercício da BCE, Mariza Nogami, pelo chefe do Departamento de Direito Público (DDP), Luis Otávio de Oliveira Goulart, pelo professor do Departamento de Direito Privado e Processual (DPP), Alaércio Cardoso, e pelo professor do DDP, Luiz Alberto Araújo. Estiveram presentes professores do DDP e DPP para acompanhar a doação.

A Associação de Pós-Graduandos da UEM (APG) realiza assembleia para aprovar seu estatuto, no dia 18 de agosto, às 17 horas, no auditório do bloco C-67. A entidade foi criada em 17 de maio com o objetivo de garantir representatividade nos conselhos deliberativos. O público-alvo são os alunos de especialização, mestrado e doutorado. 

Durante a assembleia, a diretoria provisória será legitimada. A presidente é a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Jéssica Adriele Teixeira Santos; o secretário geral é Maycon Seleghim, também mestrando do PSE; e o diretor de Comunicação é Gustavo Piovezan, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. A sede da entidade fica no bloco 22, sala 15. Outras informações pelo fone 3011-5278, das 13 às 17 horas, ou com Santos, 8825-5003, ou Seleghim, 8801-9447.

A Universidade Estadual de Maringá oferece a sexta turma do Curso Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural, que será realizado pelo Departamento de Agronomia da UEM e pela Universidade de Alicante, Espanha. As aulas serão ministradas em módulos à noite na UEM, no bloco C-67. O primeiro será nos dias 9, 10 e 11 de agosto; e o segundo, dias 16, 17 e 18. Serão apresentados conhecimentos de diferentes áreas e escolas de pensamento sobre o cooperativismo e o desenvolvimento rural, contrastando experiências brasileiras e estrangeiras.

Na programação, estão os seguintes assuntos Gestão Social de Cooperativas Populares no Brasil, Cooperativa Integrada no Contexto do Cooperativismo Paranaense, Empreendimentos de Economia Solidária e Desenvolvimento Local, A Importância das Cooperativas Espanholas no Turismo Rural, Produtor Rural e Cooperativo Agropecuária e As Cooperativas Agrárias e o Desenvolvimento Local e Regional: experiências em Santander, Colômbia. Os professores são da UEM, da Universidade Federal de Lavras, da Integrada Cooperativa Agroindustrial, da Unioeste, da Universidade de Alicante e da Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá/Colômbia.

Inscrições pelo site www.uem.br, link Guia de Recolhimento, código 2820. Informações complementares pelo fone 3011-8921, site www.dag.uem.br/cooperativismo ou com o coordenador do curso, professor Osvaldo Hidalgo da Silva, pelos e-mails ohsilva@uem.br e ohsilva@gmail.com.

Quatro pianistas e professores da Universidade Estadual de Maringá estão participando do Ciclo Integral das Sonatas de Beethoven, que classificam como projeto inigualável em termos de importância tanto artística quanto acadêmica. É realizado toda última quinta-feira do mês, portanto, neste dia 28 também. A apresentação é aberta ao público e começa às 21 horas, com entrada franca, no Auditório Shizuko Miyamoto, da Fundação Luzamor.

Ao longo do ano, as 32 sonatas estão sendo interpretadas por Geraldo Ribas, Hideraldo Grosso, Ticiano Biancolino e Yuri Pingo. Para eles, a importância desse ciclo, para o mundo das artes, tem peso equivalente ao que se confere às teorias da psicanálise e da relatividade, no campo das ciências, por exemplo, quando a genialidade do compositor alemão tem a mesma proporção da de um Freud ou de um Einstein. Há ainda quem reconheça, nas 32 sonatas, a mesma importância dada ao conjunto de obras de Leonardo da Vinci.

As apresentações estão sendo gravadas. A atividade conta com apoio da Prefeitura Municipal de Maringá (Convite à Música).