Notas

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (PPI/UEM) promove os Seminários Internacionais em Psicopatologia e Psicanálise Contemporânea II, com o tema central Clínica Psicanalítica das Psicoses: teoria, técnica e crítica, de 2 a 11 de agosto. Eles serão ministrados pelo professor Luiz Eduardo Prado de Oliveira, da Universidade Paris VII.

Serão abordados temas como O Tratamento das Psicoses Segundo Freud; A Noção de “Aparelho”, “Máquina” ou “Estrutura”; Intertextualidade, Psicanálise e Psicose; As Virtudes da Conversa e do Bate-Papo; Primeiro Passo de um Protocolo Metodológico, o Estabelecimento da História; e Ferenczi Precursor de Freud na Abordagem Psicanalítica do Tratamento da Psicose em Meio Hospitalar e em Consulta Particular.

As informações e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.ppi.uem.br ou pelo telefone (44) 3011-3871 e e-mail sec-ppi@uem.br.

Carlos Sica, professor do Departamento de Informática da UEM, é responsável pelo blog sobre tecnologia no O Diário, desde a semana passada. Sica, autor de cinco livros didáticos na área de desenvolvimento de sistemas de computação para Internet, explica que o blog traz novidades em ciência e tecnologia aplicadas a todas as áreas de conhecimento, mas também versará sobre educação focando sempre o contexto da internet. É um blog de inovações que também lembrará como eram os equipamentos de outras épocas. O endereço é www.odiario.com/blogs/carlossica.

O professor Clóves Cabreira Jobim, do Departamento de Zootecnia da UEM, recebeu uma homenagem da Sociedade Brasileira de Zootecnia, durante a 48ª Reunião Anual da entidade, realizada de 18 a 21 deste mês, em Belém. O presidente da SBZ, Ronaldo Lopes Oliveira, entregou uma placa em
agradecimento pelos relevantes serviços prestados a SBZ durante o período em Jobim foi presidente da entidade (de 2008 a 2009).

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (DAU) oferece o curso de extensão Outorga Onerosa: transferência de potencial e impactos urbanos, nesta semana, de segunda a quinta-feira, dia 25 a 28. As aulas serão ministradas pelo professor Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, das 18h30 às 21h30, no auditório do bloco 32.

Seus objetivos são a aplicação dos instrumentos da política urbana, planos diretores e Estatuto da Cidade, potencialidade construtiva e recuperação das mais-valias urbanas, impactos urbanos, entre outros, e a de proporcionar aos participantes uma abordagem prática na aplicação desses instrumentos. O curso visa dar subsídios para a discussão das leis de outorga e de transferência de potencial construtivo, em discussão pela prefeitura de Maringá e por técnicos, acadêmicos e comunidade em geral. Essas leis interferem diretamente na paisagem urbana e na renda do solo.

As inscrições podem ser feitas até hoje, dia 25. Outras informações na secretaria do DAU, bloco 32, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, fone 3011-4429 ou 3011-4418.

O Projeto de Tênis de Campo da UEM abriu novas turmas do esporte. Uma delas é para crianças de 7 a 9 anos, às terças e quintas-feiras, das 17 às 18 horas. A outra para crianças de 10 a 12 anos, às quartas e sextas-feiras, das 14 às 15 horas. Para a turma de adulto, está sendo feita uma lista de espera. Os pais devem levar fotocópia da certidão de nascimento ou da carteira de identidade da criança e uma foto 3x4 na Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), bloco M-6. As inscrições são gratuitas. As aulas começam em agosto na quadra que fica entre a pista de atletismo e a piscina. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4314 ou e-mail sec-cdr@uem.br.

A incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários da Universidade Estadual de Maringá no Câmpus de Umuarama postou na rede o seu vídeo institucional. Ele pode ser visto no You Tube, pelo link: www.youtube.com/watch?v=2juM0Uq9FXU. O vídeo mostra um pouco do trabalho desenvolvido pela Incubadora, criada em 2006, fruto de uma parceira entre o Ministério do Desenvolvimento, a Emater, a prefeitura de Umuarama e a UEM.