Notas

A segunda etapa do ano começa dia 25, na Universidade da Terceira Idade (Unati), ligada à Universidade Estadual de Maringá (UEM). As atividades vão ocorrer no anfiteatro do Bloco I-12, a partir das 8h30.

A programação começa com ações culturais: o professor Paulo Lopes, do Departamento de Música da UEM se apresenta no violão e os alunos do curso de espanhol vão cantar um bolero, com um solo do aluno Arnaldo Vilhena Coelho.

Em seguida, o reitor Júlio Santiago Prates Filho e a vice-reitora Neusa Altoé abrem oficialmente a solenidade, ao lado do coordenador geral da Unati, Claudio Stieltjes; a coordenadora pedagógica, Regina Taam; e o representante dos alunos da Universidade, José Marco Barbizan. Também serão convidados para compor a mesa os veteranos da Unati, Mamédio Rainha, Minor Nagabe, Dinomar Borges Torres e Irene Monferdini Loddi. 

Finalizando as atividades, o presidente da Sociedade Paranaense para o Estudo da Dor e coordenador da Liga Sem Dor de Maringá professor Orlando Colhado, ministra a palestra “As dores da velhice”.

A ex-aluna Daniele Tezin e o orientador Anibal Verri Júnior, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM) receberam menção honrosa pelo trabalho Biblioteca Pública – Hierarquização do Espaço: passagem e permanência, na 23ª Edição do Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Opera Prima 2011.

O Opera Prima 2011 foi aberto a todos os formandos em 2010. De um total de 397 projetos inscritos, cinco foram premiados e 20 receberam menções honrosas, caso do trabalho desenvolvido na UEM. 

O concurso é uma realização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Revista Projeto e Joy Eventos. Os 25 trabalhos serão publicados na edição de agosto da Revista Projeto Design.

Outras informações pelo site www.concursooperaprima.com.br.

O projeto Convite à Música realiza nesta quinta-feira (30), o Ciclo Sonatas de Beethoven, que terá a participação dos professores do Departamento de Música da UEM, Ticiano Biancolino e Yuri Pingo, e do professor da Escola de Música da Universidade, Hideraldo Grosso. A apresentação será às 21 horas, no Auditório Luzamor, com entrada franca.

Os alunos dos Institutos de Estudos Japoneses (IEJ) e de Línguas (ILG) da UEM com direito a descontos nas mensalidades, que não efetuaram o pedido no primeiro semestre deste ano, devem fazê-lo de 5 deste mês a 10 de agosto. O requerimento, munido dos documentos exigidos, deve ser encaminhado à Pró-Reitoria de Administração por meio do Protocolo Geral, bloco A-1. Os descontos que já foram solicitados no primeiro semestre deste ano serão mantidos no segundo semestre.

Os pedidos de isenção de mensalidades de servidores da UEM devem ser protocolados na mesma época. A PAD lembra que as isenções valem apenas por um semestre. É concedida uma isenção para cada unidade administrativa (REI, ASP, ASC, PJU, HUM, PAD, PEC, PEN, PPG, PRH, PCU, CCA, CCB, CCE, CCH, CCS, CSA e CTC).

A UEM FM 106,9 realiza nesta sexta-feira (1º), às 11 horas, no  programa Ponto & Contraponto, o primeiro de uma série de debates sobre o tema central Universidade e Sociedade.
O programa é apresentado por Paulino Júnior e neste primeiro debate da série, o assunto em questão é UEM com foco Regional ou Global, com os professores da UEM Henrique Manoel da Silva, do Departamento de Fundamentos da Educação e Neio Lucio Peres Gualda, do Departamento de Economia.

A assessora de Relações Institucionais e Políticas Públicas da Reitoria, professora Celene Tonella, está convocando os interessados para participarem da reunião que escolherá os novos conselheiros representantes da UEM, titulares e suplentes, nos Conselhos Municipais da Mulher e da Assistência Social. Os mandatos atuais estão se encerrando e há necessidade de novas indicações.

A reunião ocorrerá no dia 5 de julho, às 14 horas, na sala dos Conselhos Superiores da Reitoria. Na oportunidade serão discutidas as atribuições e relevância das representações.