Notas

Foto: Agência UEL

Integrantes do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) das universidades estaduais de Londrina e de Maringá se reuniram pela primeira vez nesta segunda-feira, dia 27, na UEL, para uma confraternização. Houve apresentação de dança japonesa Hikari, exposição de trabalhos manuais confeccionados em patchwork (sacolas, toalhas e panos de prato) e ainda a palestra do médico geriatra, Marcos Cabreira, que falou sobre envelhecimento saudável.

A coordenadora da Unati UEL, professora Sandra Perdigão, comentou à Agência de Notícias da UEL que o objetivo do encontro foi o de promover a integração dos grupos, para estabelecer vínculos de amizade entre os participantes. “É um entrosamento importante para todos os alunos”, disse. Informou que o grupo da UEL fará uma visita à UEM ainda este ano. Com 40 integrantes, a Unati UEL foi criada em 1994. Já a Unati UEM existe há pouco mais de um ano.

O Programa de Pós-Graduação em Física (PFI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove o curso de extensão Eletromagnetismo no Cotidiano: Fundamentos e Aplicações, nos próximos dias 7 e 8 (quinta e sexta-feira), no câmpus sede da UEM.

O curso será ministrado pelo professor Luiz Antonio de Oliveira Nunes, da Universidade de São Paulo (USP), câmpus de São Carlos, e é voltado a professores de ensino médio da rede de ensino. O programa abordará temas como Eletrostática; Experimentos sobre aplicações da eletrostática no cotidiano; Eletrodinâmica e Magnetismo; e Experimentos sobre aplicações da Eletrodinâmica e Magnetismo no cotidiano.

Outras informações pelo telefone (44) 3011-5938.

O curso de especialização em Automação Industrial, oferecido pelo Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá, prorrogou o prazo de inscrição para 27 de julho. Com objetivo de capacitar profissionais em automação de processos, é destinado a graduados nas engenharias Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Química e Civil e áreas afins. A taxa é de R$ 50 e as mensalidades são 18 parcelas de R$ 350.

Os candidatos serão selecionados por meio da análise de currículo. As aulas serão ministradas às sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã a partir de 5 de agosto. Outras informações no DEQ, bloco D-90, sala 122, com Claudemir, fone (44) 3011-4778, site www.deq.uem.br ou e-mails ravag@deq.uem.br e kennedi@deq.uem.br.

A Biblioteca Central (BCE) terá horário especial durante o período de férias
de julho. Do dia 4 a 18, de segunda a sexta-feira, o atendimento será das 7h30 às 19 horas; aos sábados, dias 2, 9 e 16, será das 7h30 às 12h45; e no dia 15, a BCE estará fechada em razão do Encontro de Servidores.

O Museu da Bacia do Paraná, da Universidade Estadual de Maringá, expõe a mostra Expressão pela Arte – Maringá e o processo de desinstitucionalização, de 4 a 28 de julho. São trabalhos em argila, tecidos, PET e pintura em tela, produzidos em oficinas terapêuticas e grupos de apoio ao portador de transtorno, familiares e simpatizantes da luta antimanicomial.

As oficinas são realizadas nos Centros de Atenção Psicossocial de Maringá (CAPs Canção e CAPad) e na Emergência Psiquiátrica do Hospital Municipal. Os grupos de apoio são os projetos Girassol e Pescando Mentes, da Associação Maringaense de Saúde Mental, e o projeto Pintando e Bordando Saúde, da Unidade Básica de Saúde NIS II Alvorada I.

A reestruturação do Serviço de Saúde Mental de Maringá pautou-se pela desinstitucionalização, isto é, evitar internações desnecessárias e prolongadas; diminuir gradativamente as internações psiquiátricas e promover uma assistência mais humanizada, priorizando o atendimento extra-hospitalar. Entre as atividades, estão as oficinas de artes e os grupos de apoio.

A exposição é promovida pelo Museu da Bacia do Paraná/UEM e pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Saúde e da Rede de Saúde Mental. O Museu, ao lado do prédio da Reitoria, pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4294.

A XXVII Semana de Química da Universidade Estadual de Maringá abordará temas que vão da Química Forense na Perícia Criminal Federal até Feromônios de Insetos e Sua Importância no Controle de Pragas. O evento, que será realizado de 8 a 12 de agosto, também debaterá os Catalisadores Heterogêneos Aplicados à Produção de Biodiesel; A Licenciatura em Química no Seu Ano Internacional; Como se Portar em Entrevista de Emprego de Grandes Empresas; Contextualização do Ensino de Química em uma Escola Militar; DQI-UEM: 40 anos de história no Ano Internacional da Química; e Lipídios e Antioxidantes: estado da arte e desafios.

Embora as atividades comecem às 13h30, a solenidade de abertura será realizada a partir das 19h30 do dia 8. A programação conta também com 12 minicursos e o concurso de logotipo do Departamento de Química. Para o concurso, a inscrição termina nesta quarta-feira, dia 29, no site www.dqi.uem.br/concursologo.html. O prêmio ao melhor trabalho é um netbook. As inscrições para o evento devem ser feitas até 20 de julho, para os minicursos, de 18 a 29 de julho. Outras informações pelo site www.dqi.uem.br.