Notas

A Revista Educational Research publicou um artigo produzido pelo professor Luciano Gonsalves Costa, do Departamento de Física, em associação com o professor Marcelo Alves Barros, da USP (Instituto de Física de São Carlos-IFSC), e o estudante de Física da UEM, Vagner de Souza Prestes. Intitulado Profile of Brazilian Academic Production in Science Education for Individuals with Special Educational Needs: 1979-2010, o trabalho integra a edição de junho. Nele é caracterizada a pesquisa educacional em ciências para portadores de necessidades especiais, do período de 1979 a 2010. Os resultados apontam temas recorrentes, tendências e temáticas insuficientemente exploradas, e integram a pesquisa de pós-doutoramento de Costa em desenvolvimento no IFSC/USP.

Foram prorrogadas, até o dia 30 deste mês, as inscrições para o curso de Especialização em Produção Industrial: processos têxteis e do vestuário. O curso é oferecido na modalidade Ensino a Distância pelo Departamento de Engenharia de Produção da UEM. O objetivo é fornecer aos profissionais uma especificidade de conhecimentos em relação às ferramentas utilizadas na engenharia de produção para a gestão de processos produtivos.

A taxa de matrícula é de R$ 50,00. E mais 18 parcelas de R$ 240,00. Para outras informações ou inscrições acesse o website www.dep.uem.br/textil. Ou entre em contato com o coordenador do curso, professor Manoel Francisco Carreira, pelo e-mail mfcarreira@uem.br.

O Coral da Universidade Estadual de Maringá seleciona novas vozes. Podem se inscrever pessoas com vozes de todos os naipes e idade mínima de 18 anos, a partir do dia 27, na Diretoria de Cultura, pelo fone 3011-3880, ou diretamente com a diretora do Coral, Ana Lúcia Colodeti, pelo celular 9145-4706. Os interessados devem ter disponibilidade de horário para ensaio às terças e quintas-feiras a partir das 18h15 e para as apresentações. O trabalho prioriza a Música Popular Brasileira.

Alunos da UEM foram premiados durante a 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, realizada em maio, em Florianópolis. Na área de Físico-Química, foi premiado o painel Estudo Espectrofotométrico e Termodinâmico de Complexos de Transferência de Carga Formados entre Compostos Piridínios e Iodeto.  Foram investigados os aspectos químicos de compostos de interesse biológico, analisando-se efeitos de carga associados às conformações moleculares a fim de entender mecanismos de reações e interações envolvendo enzimas e substratos biológicos. O trabalho foi elaborado por Andrezza Correia Bellotto (aluna da licenciatura em Química), Paulo Fernando do Amaral Costa (aluno da licenciatura em Química), Fernando Rodrigues de Carvalho (aluno do mestrado em Química), Vagner Roberto de Souza (professor do Departamento de Química da UEM), Mario José Politi (professor da USP) e Noboru Hioka (professor do DQI e orientador do trabalho).

Tiago Araújo Matias (aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química) e Kalil Cristhian Figueiredo Toledo (aluno de graduação da UEM) receberam o prêmio de melhor trabalho apresentado na forma de pôster da área de Química Inorgânica.  Os acadêmicos concorreram com mais de 330 trabalhos apresentados nesta área. Intitulado Efeito Trans: equilíbrio ácido-base de ligantes axiais da unidade [Ru(bpydip)], o trabalho descreve a obtenção de um modelo inorgânico mais simples do grupo heme, encontrado na hemoglobina, mioglobina e nos citocromos, bem como a sua utilização no planejamento de supermoléculas com base em princípios elementares da Química. Essa abordagem amplia consideravelmente o espectro de utilização e de interesse dos sistemas, visto que os íons metálicos constituem centros de reatividade substitucional, redox ou fotoquímica e, quando colocados em ambientes apropriados, proporcionam ampla atividade catalítica como nas enzimas. Toda a pesquisa que deu suporte ao trabalho foi realizada na UEM, no laboratório de Química de Compostos de Coordenação do Departamento de Química. O trabalho teve como co-autores os professores Helena Nakatani e Vagner Roberto de Souza (orientador).

O evento, que marcou o Ano Internacional da Química, reuniu aproximadamente 4,5 mil participantes de várias regiões do Brasil e do exterior.

A Universidade Estadual de Maringá contrata professores. Realizará teste seletivo para preencher 24 vagas nas áreas agrárias, humanas, sociais aplicadas, tecnológicas e da saúde. Os interessados podem se inscrever de 27 deste mês a 8 de julho. O edital que regulamenta o processo é o 125/2011-PRH. Outras informações no site www.uem.br/concurso e e-mail concurso@uem.br.

Na última sexta-feira (17), o professor do mestrado e do doutorado em Administração da PUC Paraná e professor visitante na Depaul University, nos Estados Unidos, Victor Meyer Jr. (foto), ministrou palestra para alunos e professores do Programa de Mestrado em Administração (PPA) e do Departamento de Administração (DAD), da UEM.

A palestra teve como tema central a formulação e prática da estratégia em universidades, foco de pesquisa de Meyer há pelo menos três décadas. Ele é doutor em Administração Universitária pela University of Houston, com pós-doutoramento na University of Michigan, ambas nos Estados Unidos.

O professor revisou conceitos e teorias clássicas a respeito da análise de organizações universitárias, contextualizou a problemática da gestão daquelas organizações e formulou problemas orientadores de pesquisas futuras sobre a temática. Para o palestrante, ainda hoje – e a despeito da relevância das Universidades para as atuais políticas de desenvolvimento do país – a gestão dessas organizações não é estudada com a necessária profundidade. “Como resultado, ainda temos pouco conhecimento local, isto é, nacional, a respeito dos fenômenos pertinentes às nossas Universidades e, igualmente, temos um quadro de relativo amadorismo na gestão daquelas organizações, com conseqüências sérias para a formação profissional, científica, tecnológica e filosófica das novas gerações”, destacou.

A palestra foi organizada pelo Grupo de Estudos em Ética e Organizações vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da UEM.

A Comissão de Elaboração do Programa de Residência Integrada Multiprofissional para Atenção às Urgências e Emergências da UEM convidou a professora Sônia Regina Pereira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), para repassar subsídios sobre o processo de elaboração e implantação da residência multiprofissional em saúde. Segundo a coordenadora geral da comissão, Jussara Simone Lenzi Pupulim, como esse programa envolve mais que três profissões, é necessário um pouco mais de compreensão de como se dá a articulação entre elas.

Pereira, que também é integrante da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação, além de explicar os pressupostos do MEC para esse tipo de programa, compartilhou a experiência da Unifesp no processo de elaboração e implantação da residência multiprofissional, que está em seu segundo ano de funcionamento.

Participaram da atividade na sexta-feira, dia 17, os integrantes da comissão e os professores dos departamentos envolvidos: Enfermagem, Farmácia, Análises Clínicas e Psicologia. Pupulim disse que isso impulsionará a elaboração do programa da UEM.