Notas

Prates entrega presente ao reitor da UTL, Fernando RibeiroA Missão Internacional da Abruem encerrou, na sexta-feira (17), o ciclo de visitas às instituições de ensino superior portuguesas conhecendo as instalações da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). Desde o dia 7, a comitiva passou pelas cidades de Vila Real, Braga, Bragança, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa.

Na UTL, instituição fundada em 1930, os integrantes da delegação participaram de reunião com o reitor Fernando Ramôa Ribeiro, com a vice-reitora Maria da Conceição Peleteiro e com a coordenadora de relações externas, Isabel França. Na ocasião, o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, entregou um presente a Ramôa Ribeiro.

Durante esse período em Portugal, vários acordos de cooperação internacional foram assinados com as IES lusitanas, proporcionando aos reitores da IES filiadas à Abruem, a possibilidade de fechar acordos que viabilizem a mobilidade acadêmica. Prates Filho retorna às atividades na UEM nesta terça-feira, dia 21.

Docentes e alunos do Departamento de Zootecnia participaram do World Aquacultura 2011 (WAS), realizado em Natal/RN, no período de 6 a 10 deste mês. O evento internacional foi uma oportunidade de divulgar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na UEM e que fazem parte de uma parceria com a Embrapa, o projeto Aquabrasil.

A produção foi apresentada no estande da Embrapa. Foram produtos em couros de tilápia e cachara, assim como jaquetas, chinelos, bolsas, pastas, bijuterias, estojos e bolachas, cookies, biscoito de polvilho e snacks estrusados, enriquecidos com farinha elaborada a partir de carcaças de tilápia. O estande da Embrapa/UEM foi um dos estandes mais procurados. Os participantes queriam se informar sobre  inovação tecnológica e a qualidade dos produtos elaborados com a inclusão da farinha de peixe. E o público aproveitou para provar os diversos produtos disponíveis para degustação”, lembrou a professora do Departamento de Zootecnia, Maria Luiza R. Souza Franco.

No dia 7, o estande contou com a visita da então ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti (na foto, à esquerda, com a professora Maria Luiza). Em seguida, foi lançado o livro Tecnologia do Pescado: ciência, tecnologia, inovação e legislação (editor: Alex Augusto Gonçalves), do qual a professora Maria Luiza Souza Franco participa em dois capítulos: Transformação da pele do peixe em couro e Produção de gelatina de pescado.

No dia 20 de junho, às 19h30, a Liga Sem Dor de Maringá oferece a todos os acadêmicos da área de saúde a palestra "Dor no Idoso", que será ministrada pelo professor de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Orlando Colhado.

O professor Colhado é o coordenador da Liga e pós-graduado em tratamento da dor. O evento é promovido pela Liga Sem Dor de Maringá, com atividades iniciadas em junho e formada por alunos de Medicina da UEM. A palestra ocorrerá no Anfiteatro da Santa Casa de Maringá.

As inscrições para o evento são gratuitas, limitadas e podem ser feitas com a aluna Maria Lígia pelo telefone (44)9948 4354.

Alunos da disciplina Extensão Rural e Cooperativismo do curso de Zootecnia daq Universidade Estadual de Maringá realizam, em 18 de julho, em Diamante do Norte, um Dia de Campo que envolverá vários aspectos da produção de mel. O objetivo do trabalho, que começa a partir das 8 horas, é apresentar e discutir técnicas e alternativas de produção e melhoria na qualidade do mel.

As palestras serão ministradas pelos professores Vagner de Alencar e Lucimar Perez, do Departamento de Zootecnia, que falarão sobre a importância desse setor assim como da produção orgânica do mel. A doutoranda Fabiana Martins Costa Maia (DZO) discorrerá sobre a substituição de rainhas nas colméias e os acadêmicos Vanessa Legnani, Camila Akemi, André Gerdulo, Douglas Alves e Gabriela Costa repassarão informações sobre essa cadeia produtiva.

A coordenação do evento está a cargo do professor Osvaldo Hidalgo da Silva e da Emater de Diamante do Norte, com apoio do Colégio Agropecuário e da Associação dos Produtores de Mel Diamante do Norte. As inscrições serão diretamente na Emater de Diamante do Norte, com vagas limitadas.

Nesta quinta-feira (16), alunos do curso de graduação de música, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), fizeram reunião com representantes da Reitoria e Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) para reivindicar mudanças na direção do Departamento de Música (DMU).

A chefe de gabinete da Reitoria, professora Magda Lúcia Félix de Oliveira, e a diretora-adjunta do CCH, Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso, receberam os alunos. Ficou decidido que as solicitações serão encaminhadas à reitora em exercício, Neusa Altoé, para dar andamento aos trâmites legais, e foi agendada uma reunião com o reitor, Júlio Santiago Prates Filho, para a próxima terça-feira (21).

 

As inscrições para o VI Curso Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural, que será oferecido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Departamento de Agronomia, e pela Universidade de Alicante, Espanha, já podem ser feitas pelo site www.uem.br, link Guia de Recolhimento, código 2820. As aulas serão ministradas em módulos à noite na UEM, no bloco C-67. O primeiro será nos dias 9, 10 e 11 de agosto; e o segundo, dias 16, 17 e 18. Serão apresentados conhecimentos de diferentes áreas e escolas de pensamento sobre o cooperativismo e o desenvolvimento rural, contrastando experiências brasileiras e estrangeiras.


Na programação, estão os seguintes assuntos Gestão Social de Cooperativas Populares no Brasil, Cooperativa Integrada no Contexto do Cooperativismo Paranaense, Empreendimentos de Economia Solidária e Desenvolvimento Local, A Importância das Cooperativas Espanholas no Turismo Rural, Produtor Rural e Cooperativo Agropecuária e As Cooperativas Agrárias e o Desenvolvimento Local e Regional: experiências em Santander, Colômbia.


Os professores são da UEM, da Universidade Federal de Lavras, da Integrada Cooperativa Agroindustrial, da Unioeste, da Universidade de Alicante e da Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá/Colômbia. Informações complementares pelo fone 3011-8921, site www.dag.uem.br/cooperativismo ou com o coordenador do curso professor Osvaldo Hidalgo da Silva pelos e-mails ohsilva@uem.br e ohsilva@gmail.com.

A Comissão de Segurança da UEM reuniu-se pela primeira vez nesta quarta-feira (15). O grupo foi criado por meio de uma Portaria do Gabinete da Reitoria e tem como foco fazer análises e propor medidas que assegurem a segurança nas dependências da UEM.

Segundo o prefeito do câmpus, Igor Valques, informou que essa é uma iniciativa de prevenção, já que não é não é significativo o volume de ocorrências registrado na UEM. “Um grupo já vinha se mobilizando nestas discussões, mas, com a Comissão, a nossa ação se tornou oficial”, explica.

Na primeira reunião, foi discutido que as questões principais que envolvem a segurança na Universidade: o fato da Instituição estar no centro da cidade; ela ser via de passagem; e a dificuldade de controle do tráfego no câmpus. Por causa disso, a primeira proposta é de se fazer um levantamento do locais e dos tipos de delito que acontecem na UEM. E mais: definiu-se o início do processo de implantação de câmeras nos portões.

No dia 28, o grupo se reúne mais uma vez para analisar os dados que a Universidade já dispõe sobre a segurança no câmpus.