Notas

Dia 1º de julho, começam as inscrições para o 4º Acorde Universitário - Festival Universitário de Música Popular Brasileira de Maringá. Este é evento único na vida cultural da comunidade acadêmica de Maringá, já que a iniciativa permite a professores, alunos e funcionários se encontrarem através da música e tornarem-se cúmplices culturais.
Para que os futuros participantes se preparem, a DCU avisa que já possui o regulamento e as fichas de inscrição. Os contatos deverão ser feitos pelo e-mail acordeuniversitario4@yahoo.com.br ou pelo telefone 3011- 3878, com Enéias.

O Programa de Pós-graduação em Odontologia Integrada da UEM recebeu a visita do professor German Gallucci, da Escola de Odontologia da Universidade de Harvard (Boston-EUA), no dia 8 de junho. O professor proferiu palestra sobre a reabilitação unitária com prótese sobre implantes, apresentando um excelente material clínico e de pesquisa, discutindo o condicionamento tecidual e os cuidados estéticos para melhores resultados.

A visita ocorreu a convite do professor Maurício Guimarães Araújo (professor permanente do PGO), que também é mundialmente reconhecido pelos seus trabalhos em Periodontia e Implantodontia. Na visita a Maringá, o professor Gallucci também participou de pesquisa no Biotério da UEM, juntamente com professores e alunos do DOD e PGO. Por fim, foi firmada parceria para novas pesquisas entre a UEM e a Universidade de Harvard.

Na foto, o professor e coordenador do PGO, Adilson Luiz Ramos, o professor Galucci, a professora e chefe do DOD, Mirian Marubayashi Hidalgo, e professor Maurício Guimarães Araújo.

Na última quinta-feira (9), a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Junior) divulgou o resultado do Sistema de Medição de Desempenho (SMD), que colocou duas organizações da Universidade Estadual de Maringá (UEM), entre as 20 melhores empresas juniores do Brasil: a Empresa Júnior de Consultoria dos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis (Adecon) e a Empresa Júnior de Engenharia Química (Conseq).

O SMD é uma ferramenta desenvolvida pela Brasil Junior para analisar as empresas juniores em sete aspectos, permitindo seu desenvolvimento contínuo. Os quesitos avaliados são: Financeiro, Projetos, Mercado, Pessoas, Sociedade, Movimento de Empresas Juniores (MEJ) e Estratégia. A Conseq liderou o aspecto pessoas e a Adecon nos quesitos financeiro e projetos.

A Universidade Estadual de Maringá, por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras, promove o Simpósio Internacional sobre Cultura e Meio Ambiente Estudos Literários e Culturais, Ecologia Humana e Urbanismo: aproximações possíveis na construção de um novo mundo, no dia 20 deste mês. As atividades serão desenvolvidas no Anfiteatro Ney Marques a partir das 19h30. Entre os convidados, os professores Juan Pedro Ruiz Sanz, da Universidade Autônoma de Madri, Espanha, e Marciano Lopes e Silva, da UEM, além de Fábio Henrique Soares Angeoletto, doutorando em Ecologia Humana na Universidade Autônoma de Madri.

Voltado para profissionais e estudantes de Letras, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo e de outras áreas, o evento aceita inscrições até o dia do evento ou até preencher o número de vagas. Elas devem ser feitas na secretaria do PLE, bloco G-34, sala 1, a uma taxa de R$ 15. Outras informações pelo fone 3011-4830 ou e-mail sec-ple@uem.br.

 

Foi criada, no dia 9, a União Metropolitana Paradesportiva de Maringá (UMPM), que congrega associações que já desenvolvem o esporte praticado por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na região. O principal objetivo será o de fomentar o paradesporto, criando as condições para que seus atletas se destaquem nas competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais.

Dentre as associações envolvidas estão a ASACEC – Sarandi, a Adevimar, a Assama, a AMDF, o CVI, o Proefa/UEM, o CAP/Amacap. Estas associações estão inseridas em esportes como o goalball, atletismo, futebol 5, vôlei sentado, bocha adaptada, basquete sobre rodas, handebol em cadeira de rodas.

Dentre as competições previstas para o ano de 2011, estão o Brasileiro de HCR4 em Itajaí, neste mês junho; o Regional Sul de Goalball, em julho; o Paranaense do HCR, em agosto, setembro e novembro; o Brasileiro de Bocha Adaptada, em setembro; a II Etapa do Paranaense de Voleibol Paraolímpico e Campeonato Brasileiro de Futebol para Amputados, em agosto. Estas ações estão sendo realizadas em conjunto com o Departamento de Educação Física da UEM, onde o professor Décio Roberto Calegari desenvolve o Programa de Educação Física Adaptado (Proefa).

A diretoria é formada por Paulo Reinaldo Rossi (presidente), Ricardo Alexandre Vieira (vice-presidente), Mariana Piculli (primeira secretária), Paulo Rogério Fernandes (segundo secretário), Silvio José Podadeiro Rodrigues (primeiro tesoureiro), Joaquim Teixeira Batista (segundo tesoureiro) e Décio Roberto Calegari (diretor esportivo).

O Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) irá oferecer no segundo semestre, em caráter excepcional, a disciplina de Engenharia e Tecnologia Solar. Na atualidade, as reservas limitadas de combustíveis fósseis e sua contribuição para o aquecimento global levam a sociedade a trabalhar para a gradual substituição por fontes renováveis de energia. E imagina-se que a energia solar pode desempenhar um papel de destaque por sua abundância e distribuição mais uniforme na natureza, quando comparada com outras energias renováveis tais como eólica, hidroenergia, biomassa, geotérmica e oceânica.

Todas essas questões serão apresentadas na disciplina, além dos princípios de funcionamento, a aplicação e projeto de equipamentos térmicos de aproveitamento da energia solar.
A clientela são alunos de graduação ou pós-graduação das áreas de engenharias e ciências exatas. Para a inscrição, será necessário o preenchimento de requerimento especial com autorização do coordenador do curso que o candidato está matriculado. Outras informações com o professor Alexandre Costa, pelo e-mail amscosta@uem.br.

A Universidade Estadual de Maringá, por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana e do Proresíduos, oferece a especialização em Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais, a partir de 12 de agosto, nos finais de semana. O curso é destinado a graduados em Engenharia ou áreas afins. As inscrições devem ser feitas até 30 de julho. O custo será de 24 parcelas de R$ 300.

O curso capacitará profissionais para o desenvolvimento de competências na gestão de resíduos com foco na questão ambiental em áreas urbanas e ambientes industriais. O objetivo é difundir conhecimentos e técnicas para a execução de planos de gestão de resíduos urbanos e industriais, visando ao aprimoramento contínuo de profissionais que atuam neste campo, qualificando-os nos trabalhos de preservação ambiental, segundo os princípios norteadores da legislação ambiental vigente.

O gerenciamento dos resíduos urbanos e industriais é de fundamental importância para toda a sociedade, objetivando a realização da limpeza urbana, a coleta, o tratamento e a disposição final dos resíduos de maneira adequada. Dessa forma, elevando a qualidade de vida da população e promovendo o asseio da cidade, levando em consideração as características das fontes de produção, o volume e os tipos de resíduos, a disposição final e as peculiaridades demográficas, climáticas e urbanísticas locais.

Este projeto conta com uma parceria com o Instituto de Tecnologia e Ciência Ambiental, envolvido com desenvolvimento de projetos ligados diretamente ao meio ambiente e gestão de resíduos.

O curso terá duração de 18 meses. O número de vagas será entre mínimo de 30 e máximo de 40. Inscrições e informações no Proresíduos da UEM, e-mail proresiduos@uem.br ou fone (44) 3011-4282.