Notas

O reitor da UEM participa da comitiva, junto com Décio Sperandio, reitor na gestão 2006-2010, atual assessor técnico da Seti

No terceiro dia de visitas às instalações de instituições de ensino superior (IES) portuguesas, realizado ontem (8), os representantes da Missão Internacional da Abruem conheceram a Universidade do Minho (UM), em Braga. A delegação segue no país lusitano até o próximo dia 18.

Fundada em 1983, a UM tem como missão gerar e difundir conhecimento, promovendo a educação superior e contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, nos quais o saber, a criatividade e a inovação são fatores de crescimento, desenvolvimento sustentável, bem-estar e solidariedade.

Após a visita a UM, a comitiva seguiu para Porto, cidade conhecida mundialmente pelo vinho e pelo patrimônio histórico. Lá, a delegação fica até este sábado, dia 11.

Durante as visitas realizadas, além de conhecer um modelo de educação superior diferente do nacional, os integrantes da comitiva, trabalham para que acordos entre as IES brasileiras e portuguesas sejam fechados. O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, integra a comitiva.

Para o presidente da Abruem, Antonio Joaquim Bastos da Silva, durante esta viagem, certamente convênios que favoreçam a mobilidade acadêmica e o intercambio cultural irão acontecer. “Em outras ocasiões, como na viagem a Espanha, acordos foram fechados, e tenho certeza, que em Portugal não será diferente”, destacou Bastos da Silva.

 

Em virtude de problemas de saúde da professora Ana Maria Barreira Peçanha, o Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) cancelou o encontro A arte e vida cotidiana nas obras de Gauguin e Manet, que seria ministrado nos próximos dias 13, 14 e 15 de junho (segunda a quarta-feira).

Aqueles que já pagaram a taxa de inscrição devem comparecer à secretaria do PPI, no Bloco 10, sala 10, munidos de comprovante para o reembolso. Outras informações pelo telefone (44) 3011-3871.

A assessora de Cooperação Internacional da UEM, Evanilde Benedito, participou, ontem (8), em Brasília, da reunião de discussão do programa de internacionalização do governo federal. A proposta do projeto é enviar ao exterior aproximadamente 75 mil estudantes de graduação e de pós-graduação nos próximos quatro anos, promovendo o intercâmbio científico e institucional.

A reunião contou com a presença do ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Aluísio Mercadante, além do secretário da Educação Superior, Luiz Cláudio Costa, do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, e do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães.

Denominado inicialmente de “Ciências sem Fronteiras”, o programa visa o maior diálogo entre Brasil e os principais centros estrangeiros, possibilitando avanço da ciência brasileira em tecnologia, inovação e competitividade através da expansão da mobilidade internacional. O alvo são as cem melhores universidades do mundo, para isso o governo federal tem efetivado convênios com instituições de todos os continentes, que poderão ser formalizados com apoios de 35 mil bolsas financiadas pelo CNPq e 40 mil pela Capes.

Mercandante destacou que é momento de motivar e internacionalizar a ciência brasileira. Segundo o ministro Fernando Haddad, o governo federal se propõe a multiplicar o número de bolsas até 2014, com um foco emergencial nas áreas tecnológica e exatas. Segundo ele a ideia é dar um caráter institucional ao programa mantendo-o a longo prazo.

O grupo PET-Agronomia realiza, nos dias 16 e 17 deste mês, o Simpósio Grandes Culturas (SGC). A cada edição, o Seminário aborda temas relacionados a uma cultura de grande importância para o setor agrícola, com o intuito de aproximar o público das inovações da agricultura. No ano de 2008, a cultura abordada foi à cana-de-açúcar, em 2009 foi o milho, em 2010 a soja e, neste ano,o tema será trigo.

A programação pode ser consultada no site www.dag.uem.br/pet. O SGC reúne apresentação de palestras, com momentos para questionamentos e discussão sobre o assunto abordado. Há também um painel temático, coordenado por um professor convidado.

Para a realização do evento, a Comissão Organizadora conta com o apoio da Fundação Araucária e também com apoio institucional, por meio da reitoria e das Pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão, do Centro de Ciências Agrárias e do Departamento de Agronomia, além de patrocínio de empresas privadas.

O evento será realizado no anfiteatro do PDE, localizado Bloco B-33. As inscrições devem ser feitas até dia 15. Outras informações pelo telefone (44)3011-4304 ou pelo e-mail: petagrouem@yahoogrupos.com.br.

A Trilha Ecocultural pelo câmpus da Universidade Estadual de Maringá, na manhã desta quarta-feira, dia 8, começou com exercícios de alongamento em frente à Reitoria. A atividade faz parte da programação da segunda edição da Semana Ambiental, promovida pela UEM. O objetivo foi o de permitir que as pessoas conheçam a Universidade e saibam se localizar nela. A proposta é percorrer diversos espaços dentro do câmpus, abrindo a UEM à comunidade maringaense para que a Instituição seja conhecida em seus diversos ambientes. O que se quer é provocar o senso de responsabilidade e respeito, sobretudo porque a UEM é um patrimônio que merece cuidado. No roteiro, museus, setores administrativos, laboratórios, capela ecumênica, Oficina de Teatro, Estação Climatológica, complexo de Educação Física, entre outros.

O Instituto de Estudos Japoneses da UEM oferece o curso de origami de flores e de animais. A aula será oferecida no dia 28 deste mês, das 18h30 às 20h10. Os interessados devem se inscrever a partir de segunda-feira (13) até o dia 17, no IEJ, bloco 25, a uma taxa de R$ 10,00 para acadêmico e R$ 20,00 para o público em geral. Outras informações pelo fone 3011-4268.

O Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá e o Grupo de Estudos Ética e Organizações promovem uma palestra com o professor Victor Meyer Junior, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Ele abordorá o tema Estratégias e suas Práticas nas Universidades: percepções e evidências, no dia 17 deste mês, a partir das 9 horas, no auditório do PPA, bloco C-23, sala 14. Outras informações pelo fone 3011-4976.